Cadastre-se!

Login

Senha perdida

Perdeu a sua senha? Tudo bem, acontece! Informe o seu e-mail e clique em "Reset" que você receberá instruções para criar uma nova senha.

Login

Cadastre-se!

Junte-se a esta comunidade! Cadastre-se e comece a participar, perguntando, respondendo, ajudando e sendo ajudado!

Bobina Dupla e Simples – Para não ter dúvidas

Ajude, Compartilhe :)
  • 42
  •  
  •  
  •  
  •  

 

Gostaria de esclarecer neste artigo algumas dúvidas que vejo ser frequente entre os amantes de som automotivo:

Bobina Dupla e Simples (em Alto Falantes / Subwoofers)

Subwoofer Bobina Dupla

Primeiramente, apesar de ser muito lógico, gostaria de comentar rapidinho sobre o que é Bobina Dupla e Bobina Simples para facilitar a compreensão ao que se segue e a tudo que está relacionado de um modo geral (vindo a facilitar a compreensão sempre que você estiver lendo qualquer outro artigo sobre Alto Falantes, Impedâncias etc).

Primeiro a Bobina Simples: São Alto Falantes (reprodutores sonoros) que possui em seu “núcleo” (centro do ímã) apenas uma única bobina (filamento/fio enrolados em forma de bobina). Esta bobina é responsável por gerar um campo magnético ao passar por ela, a corrente/sinal do som, fazendo com que ela vibre (movimente para fora e para dentro do “núcleo”). Esta vibração é transmitida para o “cone”, que por sua vez faz soar/reproduzir o som.

Bobina Dupla: Muito comum em Subwoofers, como o próprio nome já diz, são Alto Falantes (reprodutores sonoros) que possuem 2 bobinas em seu “núcleo”.

E só pra constar (e não dizer que eu esqueci), existem também Alto Falantes com mais de 2 bobinas (4 por exemplo), mas normalmente estes alto falantes são projetados para usos específicos, com módulos próprios e por isso é muito raro a venda separadamente (comercialmente).

Agora talvez a grande dúvida:

Pra que servem as Bobinas Duplas? Para quê elas foram projetadas?

Muita gente pensa que podem ser ligados 2 módulos ou 2 canais (2 x L+R) de um módulo, um em cada bobina do Alto Falante/Sub! Muito cuidado com isso!!! Fazendo isso você pode danificar ou até mesmo queimar a bobina (o Alto Falante) porque elas não foram projetadas para isso (exceto as “especiais” como comentado acima, “com módulos próprios”).

Na verdade, as Bobinas Duplas foram projetadas para dar mais flexibilidade numa instalação ou num projeto. Vamos aos exemplos práticos:

Vamos supor que você tenha montado um projeto com um Módulo 500Wrms / impedância mínima de 4ohms e que você tenha optado por um Sub bobina Dupla de 4+4ohms / 500Wrms de potência. Nesse caso, você ligaria apenas uma bobina do Sub para “casar” com esse módulo (para ficar com os mesmos 4ohms).

Mas vamos supor que você não tenha gostado muito desse módulo, não deu aquele som que você desejava e então resolveu trocar por um outro módulo. Só que esse fornece os mesmos 500Wrms em 2ohms (não em 4ohms). Nesse caso, bastaria ligar as 2 bobinas do Sub em paralelo para equivaler os mesmos 2ohms do módulo. Como o Sub já suporta os mesmos 500Wrms, ele se “encaixaria” perfeitamente neste novo projeto, não havendo a necessidade de substituí-lo – o que significa economia pra você!

Agora vamos supor (nesse segundo exemplo) que você havia montado um projeto com um módulo mono (apenas para o Sub) de 300Wrms / 2ohms + um Sub bobina dupla de 2+2ohms / 300Wrms. Nesse projeto, você deveria ter ligado apenas uma bobina para combinar com esse módulo (2ohms).

Mas de repente você resolve fazer um “upgrade” de módulo para suprir os dois alto falantes traseiros também, então compra um de 4 canais / 600Wrms – para alimentar os dois falantes com 2 canais e o Sub com outros 2 em “bridged” (300Wrms). Normalmente as ligações em “bridged” só aceitam impedâncias de 4ohms ou mais. Nesse caso o problema seria resolvido facilmente ligando as duas bobinas do Sub em Série para resultar em 4ohms, ajustando se a esse novo módulo. Mais uma vez uma combinação perfeita sem necessidade de substituir o Subwoofer.

Lembre-se que esses são apenas alguns exemplos bem práticos e corriqueiros, de fácil compreensão, mas que existem várias outras situações que podem ser beneficiadas com Subwoofers (alto falantes) de Bobina dupla.

Para concluir, como vimos acima, Bobina dupla permite combinações para ajustar a Impedância de acordo com as suas necessidades. De forma mais prática, tendo 2 bobinas é possível combiná-las para obter 3 valores diferentes de Impedância:

1. Ligando apenas uma bobina.
2. Ligando 2 bobinas em Série.
3. Ligando 2 bobinas em Paralelo.

Ex. Um Subwoofer bobina dupla de 2ohms cada, você pode combinar para resultar em:

2ohms (ligando apenas 1 bobina) ou;
1ohms (ligando as 2 bobinas em Paralelo) ou;
4ohms (ligando as 2 bobinas em Série).

>Se você tem dúvidas sobre Impedância e a combinação de valores, leia aqui.

Bom, espero ter sido suficientemente claro e que este artigo te ajude de alguma forma. Mas se ficou alguma dúvida, não hesite em postar comentários aqui em baixo. Você pode ainda ir para “respondam.me” e postar a sua pergunta lá!

Gostou do artigo? Curta e Compartilhe no Face, Twitter, Google+ e nas demais redes sociais! Assim você pode Ajudar outras pessoas! Obrigado!

Abraços e boa sorte!

HelioMiyata / somparacarros.net

Achou útil? Curta, marque +1 :)

Sobre o Autor

Desejo fazer deste site/blog uma grande comunidade com informações ricas e muito úteis para os amantes de som, sobretudo de qualidade.

Comments ( 68 )

  1. Olá, eu tenho dois hiken furious, um bobina dupla e um simples e gostaria de saber se tem como eu ligar os dois juntos e se daria alguma diferença no som. Estou usando um módulo boss onyx 2500.4
    Obrigado.

    • Olá Luiz!
      O mais importante é que a impedância do conjunto (de subs) não fique inferior à mínima pedida pelo módulo.
      Por outro lado, se a impedância do conjunto ficar superior ao recomendado diminuirá a eficiência/performance do conjunto módulo/falante, embora a ligação seja segura.
      Assim, o ideal é que faça “trabalhar” com valores de impedâncias “casadas” para melhor rendimento e evitar problemas.
      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata – somparacarros.net

  2. Em um falante de bobina dupla, as bobinas trabalham separadamente? Se eu ligar apenas uma das bobinas ele funciona com metade da potência que poderia render?

    • Olá Everton!

      As bobinas trabalham juntas porém em circuitos separados/isolados. Por este motivo você só pode ligar as duas (se for o caso) bobinas a uma única fonte de sinal (a um canal apenas do módulo, nunca em dois canais distintos, como por ex. A e B ou R e L). Caso você ligue em canais distintos, haverá defasagens (literalmente diferença entre fases) entre elas, ainda que pequenas, ou diferença de potências, o que pode distorcer o som e na pior das hipóteses danificar o alto-falante e/ou o módulo (exceto se o projeto já for desenvolvido especialmente pare este tipo de uso, coisa bem rara que existe entre caixas amplificadas de fábrica, com projetos bem específicos).

      Quanto à segunda pergunta, vamos a um exemplo prático: se você liga um módulo de 100Wrms/2ohms em um falante com bobina dupla de 4ohms/100Wrms ele (o falante) na verdade renderá até:

      50Wrms se ligado apenas uma bobina (4ohms)
      100Wrms se ligado 2 bobinas em paralelo (2ohms)
      25wrms se ligado 2 bobinas em série (8ohms)

      Assim, nesse exemplo, para obter o melhor rendimento o correto seria ligar as duas bobinas em paralelo.

      Para entender um pouco melhor sobre potência e os cuidados que vc deve ter com relação a isso recomendo que leia: http://somparacarros.net/potencia-dos-alto-falantes/

      Para outras dúvidas, acesse: http://somparacarros.respondam.me

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

  3. Olá, boa tarde.
    Posso concluir com base nas tuas respostas que utilizando uma ou duas bobinas de um alto falante eu posso tirar o mesmo rendimento? (Desde que seja ligado respeitando os casamentos de impedância, é claro).
    Desde já agradeço.

    • Olá Odirlan!

      Com base no mesmo módulo não, porque isso altera o rendimento do módulo também. Mas levando em conta que vc tenha 2 módulos, um que renda 100Wrms em 2ohms e outro que renda os mesmos 100Wrms em 4ohms, logo um sub 100Wrms/2-4ohms terá o mesmo rendimento, ligando em um ou outro módulo (deste mesmo exemplo).

      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata – somparacarros.net

  4. Tenho um subwoofer de 4 ohm ligado em brighet, nas duas saidas do modulo (cada uma com 2 ohm). Quero trocar o sub por um mais potente. Posso comprar um sub de bobina dupla (2+2) e ligar uma bobina no CH3 e a outra no CH4 já que cada saida tem 2 ohms???

  5. ola , 3 sub de 12” todos 400rms e 4 ohms gostaria de saber como faço para ”casar” a impedância deles precisaria algum modulo especifico

    • Olá Ewerton!

      Conforme este e outro arigo (http://somparacarros.net/impedancia-saiba-tudo-sobre) a impedância é uma espécie de resistência aparente. Normalmente combinamos de 2 em 2, bobinas de mesmas impedâncias. Se o seu sub tem 4ohms de impedância cada, em paralelo vai resultar em 2ohms e em série, 8ohms (ligando dois subs). É incomum, mas se vc ligar 3 em paralelo o resultado será: 4/3 = 1,33ohms E se ligado em série será: 4*3 = 12ohms. É muito mais fácil encontrar um módulo que “trabalhe” em 2 ou 4ohms, e difícil encontrar um que trabalhe em 1,33 ou 12ohms, por isso, combinar 3 subs não é uma boa idéia mais uma vez.

      Adicionalmente, recomendo que leia: http://somparacarros.net/modulo-de-som-conheca-e-entenda e os artigos relacionados que terá uma idéia melhor sobre tudo isso.

      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata – somparacarros.net

  6. Voce poderia me reaponder no email porfavor !
    A minha duvida e a seguinte, tenho 2 sub bobina dupla 2+2 cada sub !
    Meu modulo mono de uma saida 1ohm, eu poderia ligar uma bobina de cada sub ? Teria algum problema ?
    Obrigado !

    • Olá Alan!

      Do ponto de vista de impedância o seu raciocínio está certo, porque ligando 2 bobinas de 2ohms, um de cada sub, em paralelo resultará em 1ohm (igual do módulo). Já com relação à potência não posso dizer nada porque não tenho o valor deles. Portanto, atente-se a isso.

      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata – somparacarros.net

      • Sao 2 uxp 500rms e um taramps hd 800 rms !vai mandar 400 rms para cada sub ?
        Essa ligacao em paralelo seria ligar os 2 subs direto no modulo neh ?

        • Olá Alan!

          É isso mesmo! Vai dar certinho porque o módulo mandará até 80% da potência suportada pelos subs, exatamente como recomendam os melhores fabricantes (entre 80% e 100%).

          A ligação também é isso mesmo. Significa ligar cada pólo positivo do sub na saída positiva do módulo, da mesma forma com os negativos. Ou seja, juntar os pólos positivos, juntar os pólos negativos, e então ligá-los cada pólo correspondente no módulo (+ com + e – com -). Sem segredos!

          Abraços e boa sorte!
          HelioMiyata – somparacarros.net

  7. Boa noite, tenho 2 falantes JBL GTO1514D 15 polegadas 350w rms…Ambos 2 bobinas de 4 hons cada 1.
    O modulo que utilizo eh um JBL GTO7001 ele tem 1 canal de 700w rms em 2 hons.
    A duvida eh a seguinte, qual configuracao eu poderia fazer para ter um rendimento bom com seguranca???
    Inclusive eu queimei um falante desses ligando em paralelo tendo o dobro de sua potencia..
    Agora tenho 2 novos, por isso a duvida !!!
    No aguardo…obrigado !!!

  8. Mais se eu ligar as 2 bobinas em paralelo 4+4 vai pra 2 OHMs. DAi ligando os 2 sub. 2+2 nao vai ficar 1 OHMs? Entao se o modulo for de apenas 1 canal tera q de 1 OHMs certo?

    • Olá Leandro!

      Se os seus subs são de bobina dupla (4+4 ohms cada) e vc ligar todos em paralelo a impedância do conjunto cairá para 1 ohm mesmo. Mas se vc ligar apenas uma bobina de cada sub em paralelo, a impedância do conjunto cairá para 2 ohms.

      Assim, vc pode optar por um módulo 1 ohm ou 2 ohms sem problemas!

      Abraços e boa sorte!

      *Se isso te ajudou ou acha útil para outras pessoas, compartilhe! Obrigado 🙂

  9. boa noite tenho uma duvida, tenho 4 subwoffer pioneer 309 de 400wrms , 2 são bobina dupla 4+4 e 2 bobina simples de 4ohm , queria saber se eu posso ligar os 4 em um modulo de 1600wrms de 1ohm, sendo que os 2 de bobina dupla ligaria apenas uma bobina de cada, se o rendimento seria o mesmo se ligasse dois modulos de 800wmrs um de 2ohm e um de 1ohm.?
    agradeço a atençao.

    • Olá Luis!

      Se vc ligar os 4 subs em paralelo (apenas 1 bobina, no caso dos subs bobina dupla) vc terá um conjunto de 1ohm, e portanto, poderá ligar um módulo que aceite 1ohm. O rendimento do sub não é influenciado se liga 1 ou 2 bobinas, conforme explico nesse artigo. Isto é relativo à combinação para adequar ao módulo.

      Como vc pode obter dois conjuntos, um de 2ohms (paralelo dos 4ohms/single) e outro de 1ohm (4 bobinas em paralelo, dos subs bobina dupla), se vc tiver um módulo 2ohm e outro 1ohm de 800Wrms cada, naturalmente o rendimento será igual à opção comentado lá em cima, para 1 único módulo de 1600Wrms.

      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata – somparacarros.net

      *Se isto te ajudou ou acha que ajudaria outras pessoas, por favor compartilhe! Obrigado 🙂

  10. Boa noite ,estou em duvida, tenho dois Subwoofer pioneer 309 bobina dupla de 4ohm e 400rms, ligando as 4 bobina em paralelo vai cair para 1ohm, ou então ligando apenas uma bobina de cada sub cai para 2ohm, estou pensando em aumentar o som e colocar mais dois sub, um amigo quer me passar os 2 sub dele é a mesma potencia 400rms do mesmo modelo 309 só que bobina simples de 4ohm, gostaria de saber se posso ligar apenas uma bobina de cada sub meu (bobina dupla 4ohm) em paralelo com os dois sub que vou acrescentar sendo (bobina simples 4ohm) se vai dar certinho 1ohm, gostaria de saber se vou perder potencia ou rendimento ligando apenas uma bobina de cada sub bobina dupla.? a intenção é colocar um modulo de 1ohm acima de 1600wrms para tocar os 4sub., gostaria de saber se essa ligação vai dar certo ou então qual a ligação mais correta a se fazer ?
    Agradeço a Atenção.

  11. Bom dia tenho uma dúvida. Estou terminando de fazer uma caixa pro carro onde estou utilizando dois sub de 700rms bobina dupla 2+2 2ohms e meu módulo é de 1200rms a 1 ou 2ohms então posso estar ligando cada sub em paralelo para cair pra 1ohms e depois ligar os dois em série para subir pra 2ohms e casar com o módulo? Obrigado.

    • Olá Renato!

      Se o seu módulo aceita até 1 ohm de impedância, ele seria melhor aproveitado ligado a falante ou conjunto de falantes que seja de 1 ohm.
      Como os seus subs são bobinas dupla de 2 ohms cada, basta ligar apenas 1 bobina de um sub em paralelo com 1 bobina do outro sub e resultará em 1 ohm.

      Normalmente, o rendimento de um módulo é diferente se ligado a impedâncias diferentes. É inversamente proporcional. Ou seja, um módulo que rende 500 Wrms em 1 ohms geralmente rende 250 Wrms em 2 ohms. Então verifique se o seu módulo rende os mesmos 1200 Wrms tanto em 1 ou 2 ohms como vc relatou.

      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata – somparacarros.net

      *Dedico boa parte do meu tempo para ajudar outras pessoas. Se isto te ajudou ou acha que ajudaria outras pessoas, por favor Recomende, Compartilhe! Obrigado 🙂

  12. Boa tarde, tenho um sub de 400 RMS bubina dupla 4+4ohms.
    Tenho um módulo de 400rms em 4 ohms. Nesse caso qual melhor ligação ? Apenas 1 bobina ? Vou perder qualidade/volume no som ?

    • Olá Jonathan!

      A melhor coisa a fazer no seu caso seria ligar apenas 1 bobina mesmo, estaria “casando” certinho com o módulo. Não estaria perdendo potência e muito menos qualidade, pelo contrário, seria a ligação mais segura e garantiria a qualidade.
      Qualquer coisa, dê uma lida nesse artigo novamente e um outro relacionado (http://somparacarros.net/potencia-dos-alto-falantes/) que vc poderá entender melhor.

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

      *Dedico boa parte do meu tempo para ajudar outras pessoas. Se isto te ajudou ou acha que ajudaria outras pessoas, por favor Recomende, Compartilhe! Obrigado 🙂

  13. boa tarde, tenho um falante 12″ hiken hunter bobina dupla 4×4 ohms 200rms, e vi uma potencia para comprar da taramps q tem uma saida mono de exatos 200 rms em 4 ohms, o cara que perguntei que instala o som, falou que não da certo pq tem q ligar as duas bobinas,, se não perco 50 % do som se ligar só em uma , isso é verdade ? grato

  14. Olá , tenho um sub e2k 800 rms 4+4 e um power two mas ele toca os 800 rms só em 4 ohms, posso ligar só uma bobina do sub para tocar os 800 rms ou se eu fazer isso ele vai queimar ?

    • Olá Thiago!

      Nesse caso a ligação “perfeita” seria em apenas uma bobina, pois “casará” em 4 ohms e 800 Wrms.
      Caso ainda tenha uma pontinha de dúvida, por favor releia este artigo que acredito que entenderá melhor.

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

      *Dedico boa parte do meu tempo para ajudar outras pessoas. Se isto te ajudou ou acha que ajudaria outras pessoas, por favor Recomende, Compartilhe! Obrigado 🙂

  15. Amigo, tenho um sub bobina dupla 2+4, teria alguma ligação para eu obter 4omhs ? ou somente 2 e 8 mesmo ?

    • Olá André!

      Vc quiz dizer sub bobina dupla de 2x4ohms (ou 4+4 ohms) né?
      Neste caso a solução é bem simples: basta ligar apenas 1 única bobina que terá 4 ohms que deseja. Conforme falo neste artigo, o equívoco de muita gente é achar que sempre deve ligar as duas bobinas, pensar que se não ligar as duas estaria perdendo potência etc, mas as duas bobinas existem exatamente para dar flexibilidade a uma ligação, a um conjunto ou a um projeto. Potência é outra história (se quiser leia: http://somparacarros.net/potencia-dos-alto-falantes)

      Se ainda tiver meio receoso, recomendo que releia este artigo, talvez fique mais claro.

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

      *Dedico boa parte do meu tempo para ajudar outras pessoas. Se isto te ajudou ou acha que ajudaria outras pessoas, por favor Recomende, Compartilhe! Obrigado 🙂

  16. Amigo, tudo bem? Parabenizo pelo trabalho!Muito bom! Porém sou leigo, e tenho muitas dúvidas. Eu comprei 2 subwoofer champion da Pionner de 400 w bobina dupla (4 +4 Ohm) cada e comprei um modulo Taramps 800W mono 1 canal de 2ohm. Minha duvida é… Qual tipo de ligacao tem que fazer? Nesse modulo ele rendera o maximo de 400 w de cada sub totalizando 800 w? Tem ser um modulo de 2 ohm ou 4 ohm para funcionar legal? Estou perguntando pois o vendedor ainda não me enviou. Ele tem opção de 2 ohm o modulo ou 4 ohm. Obrigado.

    • Olá Leandro!

      Fico feliz que tenha gostado deste artigo!
      Bom, no seu caso eu recomendo que opte pelo módulo 800Wrms / 2ohms que vai “casar” certinho com os seus subwoofers.
      Para isso, vc precisa ligar 1 única bobina de cada subwoofer em paralelo, ou seja, 1 única bobina de um sub em paralelo com a bobina do outro sub (4+4) que (o conjunto) resultará em 2 ohms, ficando assim de acordo com o módulo. Não se preocupe em “ter que ligar as duas bobinas para render mais ou ter maior potência” conforme eu já explico neste artigo. O importate é “encontrar” a impedância que case com o seu módulo, no caso, 2 ohms.
      Ah, nesse caso, o conjunto renderá até 800 Wrms no total.

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

      *Dedico boa parte do meu tempo para ajudar outras pessoas. Se isto te ajudou ou acha que ajudaria outras pessoas, por favor Recomende, Compartilhe! Obrigado 🙂

  17. Tenho um amplificador de subwoofer 4 ohms, mas o suub que quero colocar pra tocar é bobina dupla de 2 ohms, mas sempre em sites vejo falar que se eu ligar em serie vou perder quase 50% da potencia, e também SPL. Alguem pode me tirar essa duvida?

    • Olá Gidael!

      Respeito a opinião dos outros mas, conforme este artigo, eu defendo a tese de que ligar em série ou paralelo, ou ligar apenas 1 bobina não vai mudar a potência do subwoofer, apenas a impedância. Oque sub-entende como “perder” ou “ganhar” tem a ver apenas com o aproveitamento ou eficiência, porque para cada valor de impedância altera-se a energia que percorrerá pelas bobinas. A bobina dupla serve para dar flexibilidade em uma ligação ou projeto. A gente não pode escolher aleatoriamente ligar em paralelo, em série, apenas 1 ou 2 bobinas, deve-se adequar ao esquema. Se o módulo pede que seja ligado em 4 ohms, vc deve ligar de forma que a sub fique com 4 ohms. Ainda no seu exemplo, se vc optar por ligar apenas 1 bobina (2 ohms) ou então ligar as duas bobinas em paralelo (1 ohm) para “ganhar potência” estará correndo sério risco de dano, tanto no sub como no módulo.

      Enfim, a minha recomendação é que vc (continue) ligando em série para “casar” com os 4 ohms do módulo. Sempre vou recomendar o que é mais seguro, claro, procurando ter o melhor aproveitamento, mas sem correr riscos.

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

      *Dedico boa parte do meu tempo para ajudar outras pessoas. Se isto te ajudou ou acha que ajudaria outras pessoas, por favor Recomende, Compartilhe! Obrigado 🙂

  18. Tenho 3 sub’s bobina dupla de 4+4 ohms. Meu modulo tem uma saída de 1 ohms. Precisaria de uma ligação da seguinte forma: sub1 = 4 ohms —- sub2 = 4 ohms —- sub3 = 2 ohms . Isso resultaria em 1 ohms no final. Só que para isso eu teria que ligar apenas 1 bobina de 2 sub’s e ligar 1 em paralelo. Os sub’s são de 1200w rms. Não quero perder a potencia dos sub’s. É possível essa ligação?

    • Olá Tiago!

      Em termos de número seu raciocínio está correto, mas penso que haverá um desequilíbrio nesse esquema pois um único sub estará “respondendo” com 2ohms, enquanto os outros dois, com 4ohms. Ligar 3 subs pode melhorar um pouco devido a área do cone ser maior, mas em termos de potência total seria o mesmo que ligar apenas 2 subs, ambos em paralelo, e paralelo de novo. Eu prefiro montar esquemas em pares sempre (2, 4, 8 etc) para melhor aproveitamento e equilíbrio. A sugestão é que repense nisso.

      O problema não é perder potência, mas diminuir o aproveitamento de cada sub. Para saber melhor o que eu estou dizendo, dá uma olhada aqui: http://somparacarros.net/potencia-dos-alto-falantes/

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

  19. Boa noite,
    Amigão tenho um matador selenium bobina dupla 4+4600Rms,porem estou usando um taramos 1200 em bridge em 2 canais que fica em 4ohms,porem usando em série ele vai pra 8ohms,e o módulo está entrando em proteção,vc acha q eu usando apenas 1 bobina q ficaria 4ohms do falante e 4ohm do módulo renderia melhor? O módulo poderia parar de entrar em proteção? Muito obrigado

    • Olá Everton!

      Desculpe mas não entendi a sua pergunta.
      Se o seu módulo pede 4 ohms em bridged e vc está ligando apenas 1 bobina do sub, em termos de impedância estaria correto e não deveria entrar em proteção. Já se vc estiver ligando as 2 bobinas em paralelo a impedância cairia para 2 ohms, abaixo dos 4 ohms aceito pelo módulo, e aí sim, entraria em proteção.

      Sobre a potência, se o seu módulo tem 1200 Wrms e o sub tem 4600 Wrms, o módulo teria 26% da potência do falante, abaixo do recomendado de 30%. Isso também poderia forçar o módulo.

      Informações adicionais sobre impedância, vc pode ver aqui:
      http://somparacarros.net/impedancia-saiba-tudo-sobre

      Se vc ainda tiver dúvidas, por favor refaça a sua pergunta.

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

  20. Parceiro, tenho um Bravox uxp power 12″ de 1000Wats e 500 rms bobina dupla 2ohms de cada lado que acho que é 2+2 que dá 4 ohms pelo que entendi, para mim ligar ele e conseguir usar TODO os 500 rms qual ligação eu teria que fazer? Qual módulo tu me indica pra usar toda força do auto falante amigo? E quantos ohms ele tem que ser? Valeu parceiro!

    • Olá Christofer!

      Como eu sempre digo aqui, recomendar um módulo, como marca ou modelo é muito complicado porque existem muitos e isso é uma questão muito pessoal, ou seja, vai da preferência de cada um. O que eu posso recomendar é com base técnica. Se o seu sub aguenta até 500 Wrms e tem 2 bobinas de 2 ohms, recomendo um módulo que renda entre 400 e 500 Wrms, seja em 1, 2 ou 4 ohms. Se vc não entendeu porque desses valores de impedância, eu explico abaixo.

      Um sub bobina dupla de 2+2 ohms ligado em paralelo resulta em 1 ohm. Ligando apenas 1 bobina (e deixando a outra livre), obviamente 2 ohms. E ligando em série, resulta em 4 ohms.

      Encontrando um módulo do seu gosto nessas especificações pode ligar tranquilo, não se prenda a “ter que ligar as 2 bobinas para render mais”. As 2 bobinas existem para dar essa flexibilidade para escolher um módulo. Isso quer dizer que tanto faz um módulo que renda 500 Wrms em 4 ohms ou outro que renda os mesmos 500 Wrms em 1 ohm. O importante é “casar” a potência e a impedância. Assim vc terá o melhor aproveitamento do conjunto módulo/sub.

      A outra recomendação é que opte por um módulo mono, específico para sub (grave), embora se tiver um flexível (com filtro LP, Bass- boost etc) que case certinho também não há nenhum problema. Lembrando ainda que um módulo classe D é mais eficiente e consome menos energia, funcionando bem em sons graves (para subs).

      Se esses assuntos parece muito complicado, recomendo que leia estes artigos que podem esclarecer um pouco mais:

      http://somparacarros.net/potencia-dos-alto-falantes
      http://somparacarros.net/impedancia-saiba-tudo-sobre
      http://somparacarros.net/modulo-de-som-conheca-e-entenda

      E tendo ainda dúvidas não hesite em perguntar novamente.

      Para outras dúvidas vc pode postar lá também: http://somparacarros.net/add_question/

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

      *Dedico boa parte do meu tempo para ajudar outras pessoas. Se isto te ajudou ou acha que ajudaria outras pessoas, por favor Recomende, Compartilhe! Obrigado 🙂

      • Amigo voltei, estou pensando em comprar esse modulo aqui (SounDigital SD400 1 Canal, 400 Watts RMS 2 Ohms) será que vale a pena pra tocar esse auto falante de 500 rms, eu iria usar bem a força do auto falante mesmo que eu estivesse usando 100RMS a menos? A ligação que eu iria ter que fazer seria usar uma bobina só do auto falante para usar apenas 2 ohms? Eu teria que ligar o positivo de uma bobina no positivo do modulo e o negativo da bobina no negativo do modulo e a outra bobina do auto falante eu deixo sem nada? Se estiver errado o que eu falei me ajuda ai amigo! Desculpe o incomodo.

        • Olá Christofer!

          Conforme eu explico aqui (http://somparacarros.net/potencia-dos-alto-falantes) o ideal é mesmo que a potência do módulo seja igual ou inferior (até cerca de 80%) à potência do sub, pois só assim vc garantirá que o conjunto funcionará bem, sem riscos de superaquecimento ou até mesmo a queima. Claro que se for 100% vc terá um melhor aproveitamento mas não vejo nenhum problema ser levemente inferior, deve tocar muito bem, a menos que vc queira potência a todo custo, mas pensando em qualidade acho que está ótimo.

          Se o seu sub é um bobina dupla de 2+2 ohms o seu raciocínio está correto, ou seja, ligar apenas 1 bobina (claro, + com + e – com -). Não se preocupe que vc não estará “perdendo potência” como muitos imaginam ao ligar apenas uma bobina.

          Qualquer dúvida não hesite em perguntar novamente!

          Abraços e boa sorte!

          HelioMiyata – somparacarros.net

  21. tenho um sub de 12 bobiba dupla,posso colocar 2 amplificadores para tocar esse alto falante?colocando uma bobina em cada amplificador?

    • Olá Juliano!

      Essa é uma idéia enganosa que inclusive eu também já tive, quando entendia muito pouco de som automotivo! Mas cuidado, as duas bobinas não estão lá para serem ligados dessa forma conforme já falo no artigo acima. E por isso nunca recomendo uma ligação assim. A função das 2 bobinas, ou falantes de bobina dupla, é dar flexibilidade em uma ligação, para ajustar o valor da impedância conforme a necessidade, ou seja, de acordo com o módulo, a impedância que o módulo “pede”.

      Bom, se ainda restou dúvidas não hesite em perguntar novamente.

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

      *Dedico boa parte do meu tempo para ajudar outras pessoas. Se isto te ajudou ou acha que ajudaria outras pessoas, por favor Recomende, Compartilhe! Obrigado 🙂

  22. Tenho um sub explosound 600rms bobina dupla de 2x 2.8 ohms diz o fabricante ,e um módulo mono 600rms em bridge com duas saídas de 1ohms cada ou em Bridge 2ohms … Minha dúvida é o seguinte se eu ligar o sub em paralelo ,posso ligar no módulo em bridge ? Em paralelo ele cai para 1.4 ohms cada bobina né,ae se eu liga +.de uma e – de outra no bridge do módulo taria mandando 2.8ohms na saída do bridge(que é 2ohms) … Se meu raciocínio estiver certo , teria perigo de queimar o sub ligando assim ? Ou tem um jeito melhor .?

    • Olá Marcelo!

      Pra falar verdade, eu nunca vi módulo mono com opção de ligar em bridged, o máximo foi com 2 saídas paralelas só para facilitar a ligação. Mas pelo que vc relatou, vejo que a melhor opção pra vc seria ligar em bridged para melhor rendimento do módulo (porque se ligar apenas um canal creio que renda a metade da potência total) enquanto no sub, ligar apenas uma bobina (2.8 ohms – valor diferente, incomum né?). Vc não terá 100% de aproveitamento mas é a ligação segura. Se vc ligar o sub em paralelo a impedância cairá para 1.4 ohms, abaixo do aceito pelo módulo (em bridged), o que representa um perigo, principalmente ao módulo, mas não somente pois o excesso de carga seria para os dois.

      Se o seu módulo tiver proteção contra sobrecarga (quase todos os módulos bons possuem) pode ser que ele corte (desligue) em caso de sobrecarga, mas para que isso não aconteça, ou seja, para que vc possa ouvir música tranquilamente e não se preocupar em queimar, essa é a minha recomendação.

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

      *Dedico boa parte do meu tempo para ajudar outras pessoas. Se isto te ajudou ou acha que ajudaria outras pessoas, por favor Recomende, Compartilhe! Obrigado 🙂

  23. Boa noite,
    Minha duvida seria essa:
    Bom tenho 1 sub shocker 850rms bubina dubla 2+2 e um modulo taramps TA1000D (1000rms há 2ohms) aqui na minha cidade que e pequena não tem muita loja especializada, levei em uma dessas loja para fazer a instalação e me AFIRMARAM que não poderia ligar apenas uma bubina que eu queimaria o sub e tbm perderia pelo menos a metade da potencia do mesmo.
    Na minha mente a ligação seria assim: ligar apenas uma bubina do sub que casaria perfeitamente 2ohns do sub para 2ohms do modulo! correto?
    Se eu ligar o sub em 4ohms acho q não terei o mesmo rendimento, pois no manual do modulo afirma que em 4ohms a potencia dele seria apenas de 630rms.
    Você me indicaria como devo fazer a instalação?

    obrigado!.

    • Olá Carlos!

      Desculpe mesmo pela demora da resposta!
      A afirmação de que “não pode ligar apenas 1 bobina sob risco de queimá-lo” não faz sentido algum pra mim (exceto porque, no seu caso, a potência do módulo seria maior do que a potência do sub, em 2 ohms). E a de que “perderia a metade da potência!” também é um conceito equivocado, na vdd apenas diminui o seu rendimento, comparativamente com o mesmo módulo (entende-se mesma “fonte de potência”) caso vc ligue em série (e o contrário se ligar em paralelo). A ligação, se 1 bobina, ou se 2 em paralelo, ou se 2 em série é para adequar ao seu projeto e essencialmente não tem nada a ver com ganhar ou perder potência, que já é pré-definida pelo fabricante. Na vdd, a potência em Wrms é a máxima contínua que um falante suporta. A potência “sonora” é dada em SPL.

      Bom, se o seu sub tem potência nominal de 850 Wrms, a ligação mais segura e recomendada é em série para resultar em 4 ohms. Nesse caso, conforme vc relatou, o módulo renderá 630 Wrms, abaixo da máxima do sub. Concluindo que é uma ligação segura. Se vc quiser ligar apenas 1 bobina, a potência do módulo irá superar em até 18% a potência máxima do sub, o que é de certa forma arriscada. Com cuidado pode ser que não dê problema mas… eu particularmente não recomendo.

      Enfim, não há como obter 100% de aproveitamento de forma segura, então vc terá que escolher entre poupar o sub ou extrair o máximo se arriscando.

      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata – somparacarros.net

  24. Bom dia, como ligar pioneer bobina dupla 400w 309 em um módulo explosound 1600, liguei em bridged uma bobina em cada saída e uma queimou.

    • Olá Jacson!

      Desculpe mesmo pela demora na resposta!
      Se o seu módulo rende 1600 Wrms de acordo com a impedância do seu sub é difícil de pensar em uma ligação segura no seu caso. Se o seu sub tem potência nominal de 400 Wrms, uma ligação segura seria um módulo de até 400 Wrms cuja impedância case com o seu sub. Com base nas informações que vc passou, essa seria a única recomendação/sugestão que posso passar.
      Caso deseje, passe mais informações detalhadas do seu conjunto, assim talvez eu possa te ajudar melhor!

      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata – somparacarros.net

  25. Olá Helio, tudo bem?
    Muito bom seu artigo! Tenho uma dúvida quanto a potência RMS, com um subwoofer bobina dupla 4+4 de 500 rms, ligando as bobinas em paralelo para diminuir a impedância para 2 ohm, eu precisaria de um amplificador de 1000 rms?

    Fiquei com essa dúvida pois com dois subwoofer de 4 ohm 500 rms cada ligados em paralelo foi necessário utilizar um amplificador de 1000 rms a 2 ohm.

    Abraço, Romário

    • Olá Romário!

      Se o seu sub tem potência de 500 Wrms, independente da combinação de impedância com o módulo, o máximo de potência que vc deve “jogar” nele seria de 500 Wrms. Se vc jogar uma potência superior, no seu exemplo, o dobro, de 1000 Wrms, vc sobrecarregará o sub e o risco de queima fica iminente.

      O sub possui essas duas bobinas pra você adequar ao seu módulo. Por ex. tem módulo que rende 500 Wrms em 4 ohms e outro que rende os mesmos 500 Wrms em 2 ohms. Veja que a potência não muda, só a impedância. Por ter 2 bobinas, vc pode adequar a ligação tanto para um quanto para outro, entende?

      Já no segundo exemplo seu, por ligar 2 subs a potência total sobe para 1000 Wrms. Assim, o módulo adequado é mesmo um que renda os mesmos 1000 Wrms.

      Se vc ainda não viu, dá uma olhada nesse artigo tmb, talvez consiga entender um pouco melhor.
      http://somparacarros.net/potencia-dos-alto-falantes
      E tendo dúvidas ainda, volte a perguntar!

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

      *Dedico boa parte do meu tempo para ajudar outras pessoas. Se isto te ajudou ou acha que ajudaria outras pessoas, por favor Recomende, Compartilhe! Obrigado 🙂

  26. oba td bem ? tenho um uxp de 12 500wrms bobina dupla 2+2 ohms, e um módulo boog mono 500wrms 2ohms, a melhor ligação seria apenas de uma bobina certo? ira ter perda de rendimento ou alguma coisa do tipo, tocaria 100%? mt obrigado.

    • Olá Jose Luiz!

      Conforme costumo falar sempre, o papel fundamental das 2 bobinas em um sub é adequar ao projeto específico. No seu caso, como o módulo pede 2 ohms não há melhor opção do que ligar em apenas 1 bobina, pois irá casar perfeitamente, em potência e impedância. E fique tranquilo que isso não irá fazer perder potência do sub, e sim ter o melhor desempenho, ou seja, o máximo dentro da margem de segurança.

      Talvez, esse artigo te esclareça um pouco mais sobre potência: http://somparacarros.net/potencia-dos-alto-falantes/

      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata – somparacarros.net

  27. Bom dia Helio, ótimo artigo, muito prático e de boa compreensão. Tenho uma dúvida, tenho um sub 2+2 450wrms, e ganhei outro 4+4 400wrms, com isso tenho 850wrms. Pensei em comprar um módulo de 2ohm e 1200wrms, para não passar dos 50% a mais da potência dos dois falantes, e fazer a ligação da seguinte forma, o sub 2+2 ligar em série gerando 4ohms, e conectar no outro sub 4+4 em uma bobina só em paralelo, gerando assim os 2ohms, está correto o raciocínio? Desde já muito obrigado.

    • Olá Gabriel!

      O seu raciocínio está correto sim!
      Só tome cuidado porque o módulo vai fornecer cerca de 40% mais energia do que o conjunto de sub suporta. E como sempre falo aqui, isso incorre em risco de superaquecimento e até mesmo a queima, nesse caso, principalmente dos subs.

      Se quiser, experimente fazer o seguinte:
      1. Ligue o sub 4+4 em paralelo para dar 2 ohms.
      2. Ligue esse sub e outro de 2+2 (apenas 1 bobina) em série para dar 4 ohms.

      Se vc achar que ficou muito “frouxo” então faça da forma que vc falou. Mas se vc achar que está no nível desejado, mantenha assim que não correrá risco de danos.

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata

  28. Bom dia Helio, eu postei uma resposta e acredito q tenha dado um erro e não tenha ido, vou postar de novo. Me desculpe se no caso aparecer a outra msg q já mandei e aparecer repetido no site.
    Oi Helio, muito obrigado pelo retorno, se possível poderia me responder mais 4 perguntas?
    -Sobre a potência sobrando, vi em um vídeo no youtube q o rms do sub é testado com base na potencia máxima o tempo inteiro, acho q chamaram de faixa rosa, diferente das músicas q não são frequências constantes, com isso aconselhavam utilizar uma potência igual ou até 50% a mais de rms do que os falantes, mas isso seria arriscado então?
    – utilizar um módulo q gera menos potência do que o falante pode danificar o módulo? No meu caso, atualmente tenho um power one q libera 360wrms em bridge em um sub de 450wrms, as impedâncias estão casadas.
    – a potência liberada do módulo tem a ver com o nível do gain na regulagem? No mesmo caso de cima, quando elevar o gain do módulo até o máximo é aí que gerará os 360wrms, e não irã comprometer o sub? Ou não tem nada ver?
    – última pergunta, estou nuna dúvida cruel com relação ao modulo q irei comprar, estou entre taramps, stetsom, banda e corzus, vc poderia me aconselhar em qual dos 4 eu poderia ir? Sei q tem muitas variáveis, q uma marca pode não dar problema pra um e pode pra outro, mas com sua experiência, em qual das marcas poderia confiar mais?
    Novamente, muito obrigado Helio, grande abraço.

    • Olá Gabriel!

      Desculpe mas, como falo sempre aqui, meu tempo é muito limitado então é sempre muito difícil responder prontamente. Mas vamos lá, lembrando que não sou nenhum especialista, então, a minha resposta sempre será baseado em experiência própria e com base no que costumo ler bastante em fontes que julgo “confiável”.

      1. Esse conceito de que a gente deve “jogar” uma carga superior ao sub, com um módulo “sobrando” potência já ouvi bastante, mas nunca fez sentido pra mim. Primeiro porque pela lógica, se jogar uma carga superior a tendência é super-aquecer e queimar a bobina, fato que já ouvi de monte também. Segundo, porque nenhum fabricante renomado de som automotivo faz esse tipo de recomendação, pelo contrário, eles falam que a potência do módulo deve ser igual ou 80% da potência do falante (no caso, do sub). Exemplificando, se a potência do sub é de 100 Wrms, o módulo deve ser entre 100Wrms e 80Wrms. Melhor dizendo, 100% seria o máximo (para ter o máximo de aproveitamento) mas o recomendável mesmo de verdade é entre 30% e 80% para ter uma margem boa de segurança. Sempre segui isso e nunca tive problemas. Claro que não abuso do volume tmb, mas não distorcendo está dentro do limite.

      2. Conforme já bem comentado acima, se o seu sub tem 450 Wrms e o móculo 360 Wrms está “perfeito”, pois está na proporção de 80%. Não sei quem escolheu esse conjunto, mas no meu entender está “perfeito” em termos de combinação. E claro, não vejo motivos para danificar o módulo uma vez que a impedância está “casado”.

      3. Até onde eu entendo, o nível “gain” ou de “sensibilidade” ou ainda de “entrada” do módulo existe para vc adequar ao seu Head-unit (CD/DVD-player) pois cada fabricante/modelo trabalha com um nível de saída diferente. E claro, embora essa seja a primeira e principal função desse controle de nível, vc pode ajustar conforme a sua vontade, mas penso que isso não influencia na potência total do módulo, apenas “regula” de que forma vc controla o volume final do som (no caso, do sub),e como vc “harmoniza” o volume entre os falantes/sub. Se vc deixa no máximo, obviamente vc não vai poder aumentar muito no Head-unit, e ao contrário, se vc deixar no nivel baixo, vc terá que elevar muito no Head-unit para então elevar o som. É como se fosse um controle de volume em dois níveis, apenas isso.

      4. Outra coisa que sempre falo por aqui é que é muito difícil recomendar algum produto/modelo/marca até porque não trabalho efetivamente com isso, há infinitas marcas e modelos que não conheço, e até porque isso está muito relacionado com gosto pessoal. Mas vou tentar dar a minha opinião. Stetson e Corzus eu realmente não conheço. Taramps já ouvi falar de algumas pessoas que é bom, mas tenho impressão que prioriza potência. A Banda é o que eu conheço mais de perto, e achava um módulo muito bom, mas ter mesmo eu nunca tive. Se tiver que recomendar um, acho que seria um Pioneer linha “D-class” que tem um ótimo custo-benefício e entre 10 pessoas 8 elogiavam muito. Mas se for falar de gosto pessoal, talvez a ordem seria, Alpine, JBL, JL-Audio, Rockford-fosgate, por aí. É que eu priorizo a qualidade, claro!

      Bom, espero ter esclarecido um pouco!
      Se vc ainda não leu, recomendo que leia também: http://somparacarros.net/potencia-dos-alto-falantes/ e outros artigos relacionados, como sobre módulos, que pode te esclarecer um pouco mais.

      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata

  29. Olá, tenho um sub 12”, 400wrms, 4ohms e bobina simples. O ideal seria comprar um módulo de 4ohms de 400wrms com quantos canais? Estou olhando o Bass400 e o TS400x2. Sabe qual é o mais indicado? Obrigado!

    • Olá Pedro!

      O ideal seria mesmo um módulo mono que renda entre 320 a 400 Wrms em 4ohms. Não que um módulo 2 canais também não sirva, mas se for falar em ideal seria mesmo um mono, que geralmente é mais “preparado” para esse tipo de ligação, ou seja, possui melhores recursos e controles para graves (embora alguns 2 ou 4 canais tenha ótimos recursos para isso também, mas não é o padrão).

      Uma recomendação também seria os módulos classe D (que é confundido como “digital”) por ser muito mais eficiente energeticamente, ou seja, consumir menos energia (da bateria!). Mas se for muito exigente na qualidade, melhor um “normal” classe A/B, apesar que um classe D trabalha bem em frequências baixas, normalmente imperceptível qualquer distorção.

      Quanto a indicação de um módulo fica difícil pra mim, pois não trabalho com isso. Mas há um tempo testei vários módulos e um que tinha custo-benefíco muito bom era um da Pioneer mono classe D. Qualquer coisa dá uma pesquisada ok!

      Se isto te ajudou, recomende, compartilhe este artigo!

      Abraços e boa sorte!

Leave a reply

Você pode usar as seguintes tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>