Cadastre-se!

Login

Senha perdida

Perdeu a sua senha? Tudo bem, acontece! Informe o seu e-mail e clique em "Reset" que você receberá instruções para criar uma nova senha.

Login

Cadastre-se!

Junte-se a esta comunidade! Cadastre-se e comece a participar, perguntando, respondendo, ajudando e sendo ajudado!

CD Player Automotivo – Saiba Escolher o Seu – Parte 1/3

Ajude, Compartilhe :)
  • 18
  •  
  •  
  •  
  •  

Está pensando em montar aquele som “ajeitado”?! A boa notícia é que atualmente  você nem precisa gastar tanto para isso pois devido à uma variedade enorme de CDs (entende-se como CD Player Automotivo), DVDs, Modulos etc os preços já estão muito convidativos e sabendo escolher aquele que te atende bem você pode montar um som muito bacana que te ajudará muito em suas viagens, passeios ou mesmo enfrentar o trânsito pesado do dia-dia. Mas no meio de tantas opções, você sabe escolher qual é o melhor pra você ou aquele que possui o melhor custo-benefício?

Hoje vamos falar de CD Player. Se você tem dúvidas sobre Modulos, veja este artigo.

O primeiro passo para você montar “aquêle som” no seu carro começa com uma boa escolha do CD Player Automotivo

CD Player Automotivo

O CD Player, assim como o DVD Player (e o Toca-Fitas, antigamente) é também chamado de Head-Unit. Algo que na tradução literal seria “Unidade-Cabeça” podemos melhorar e dizer Unidade Controladora (ou Comandadora), pois é a unidade onde de fato “controlamos” o som, seja para aumentar o volume, ajustar o tom, passar as músicas etc. Inclusive existem aparelhos Head Units que possuem apenas a função de controlar, sem CD ou DVD Player embarcado – neste caso você teria de comprar os “players” separadamente.

Esta introdução foi para lembrar a importância do CD Player e a sua função. Portanto, ao comprar um lembre-se de estar comprando uma Unidade Controladora! E o que podemos “controlar” (ou regular) nele? Aí estão as maiores diferenças de um para o outro, além daquela que eu considero a principal, que é a qualidade, claro. Então vamos lá.

As principais Características a considerarem ao comprar o seu CD Player para carro

Como há muitas características e os recursos tecnológicos não páram, tentarei elencar as principais, e portanto isto não significa que não tenha mais opções.

Quanto à Fonte de Audio/Música, seu Armazenamento e o Visual do aparelho

Tipo de Mídia. Entre as Mídias em Disco, os mais comuns e mais usados são CD, CD-R e CD-RW. E embora a maioria dos Players de hoje aceitarem estes tipos de midia, é bom conferir para evitar qualquer aborrecimento após a compra.

Já com relação ao Armazenamento o recurso que é sem dúvida o mais interessante atualmente é de poder ler arquivos (entende se por músicas) em Pen-drives e MP3 players, especialmente o iPod. Este recurso quase sempre está disponível em aparelhos que possuem entrada USB, mas é bom prestar atenção se realmente eles estão capacitados a ler arquivos de músicas gravados nesses drives.

Tipo de Formato/Codificação e Compressão. Hoje creio que a grande maioria já aceitam pelo menos 2 formatos mais comuns, que é o próprio CD-DA (gravação normal de um CD) e o MP3, mas mesmo assim é bom prestar atenção porque ainda existem aqueles que só tocam o formato de CD normal e isto limitará muito o seu repertório musical. Além desses 2 formatos mais comuns, há aqueles que aceitam também o WMA (formato do Windows) e o AAC (formado da Apple) além de outros menos comuns.

Sintonia de Rádio. Se for comprar um nacional não há porque se preocupar com isso, mas se for um importado é bom para não ser surpreendido. No Brasil, a faixa usada em FM é de 87.7MHz a 108Hhz, enquanto a AM é de 520KHz a 1610KHz (fonte Wikipedia) e embora muitos Países adotem faixas próximas ou parecidas há outros que usam faixas muito diferentes, portando é bom tomar cuidado. Ainda sobre rádio, se você é daqueles que ouve muito, é bom lembrar do número de canais memorizáveis, que varia de um aparelho a outro.

Tipo do Display ou tela. Embora isso não influencie diretamente no som, portanto não considero o primeiro item a levar em conta ao escolher um modelo, aqueles que possuem displays maiores com capacidade para mostrar muitas informações, como acontece com o LCD, ajuda muito quando o aparelho possui muitos recursos e controles e também na visualização dos detalhes das faixas de músicas.

Na Segunda parte, vamos falar sobre as Características quanto ao Controle e Ajustes.

Tem Dúvidas? Faça perguntas!

Gostou do artigo? Curta e Compartilhe nas redes sociais! Com essa Atitude simples você pode Ajudar alguém! Obrigado!

Achou útil? Curta, marque +1 :)

Sobre o Autor

Desejo fazer deste site/blog uma grande comunidade com informações ricas e muito úteis para os amantes de som, sobretudo de qualidade.

Comments ( 10 )

  1. […] você ainda não leu as partes anteriores, convido a ler aqui a Primeira e a Segunda […]

  2. […] Se você não leu a Primeira parte, te convido a ler aqui. […]

  3. […] não difere tanto de um CD Player (se você ainda não leu, recomendo que leia a matéria sobre CD Player Automotivo). Mas em outros aspectos existem sim grandes diferenças e tentarei passar os […]

  4. […] seguida você deve escolher a Potência (em Wrms) e a Impedância compatível com a Unidade Controladora (CD Player por ex.) ou Modulo que os alimentarão. Uma boa escolha é que seja entre 100% e 330% […]

  5. […] talvez não saiba mas as especifiações de potência que você encontra no manual do Modulo ou Unidade Controladora (CD/DVD Players) só são válidas (vista na prática, ou melhor, “ouvida” na prática) […]

  6. […] de suma importância, obviamente é saber escolher um bom conjunto de som, que inclui o Head Unit (CD ou DVD player por ex.) e os Modulos. Um som de qualidade é, além de outras características, […]

  7. ola galera; tenho uma taramps TS1200 4 canais 2ohms queria utlizar em dois sub woffer pionner de 400rms cada de 4ohms cada.
    vreioi que se for usar somente as dua saida para mono sera pouca potencia 600rms.
    pergunta:
    é possivel utilizar ela só em mono e usar toda pontencia dela e tocaria legal os dois pionne?

    caso compre dois bravox uxp ou E2K ela tambem toca de boa ?

    Desede ja agradeço !

  8. Tenho um sub 12 Pioneer 400 RMS, corneta e tweeter hinor, ligadas em um Hurricane 4.250 com as caixinhas da porta ligadas em um multilaser rock, no entanto, ao ligar/desligar o aparelho, assim como zerar o volume o grave fica batendo muito forte, o que pode ser isso ? Sem contar que quando LIGO os faróis do carro causam interferência … Desde já, agradeço.

    • Olá Rafael!

      Pelo seu relato, oque mais me parece é que o módulo não está ligando e desligando corretamente, ou mesmo, ele não está desligando. Se as ligações/conexões não estiverem corretas ou o módulo estiver com algum problema nesse sentido, e, ao ligar o som (CD/Head-unit) o módulo já estiver ligado, pode haver esse “tranco” no momento em que o som é ligado. A ordem deveria ser ligar o som depois ligar o módulo. Mas em alguns casos e alguns modelos de CD isso pode não acontecer precisamente (ou de forma suave) e por “defeito de projeto” pode acontecer do CD ter um “delay” ao ligar (ON) e mandar um sinal de “start” para o módulo (que já está ligado), ocorrendo esse “tranco”. É mais ou menos como você mexer nas conexões com o módulo ligado.

      Portanto, primeiro de tudo, verifique se as conexões entre o CD e Módulo estão corretas (feitas de forma recomendada pelo fabricante). Caso estiver tudo ok, o problema pode ser em algum defeito no CD ou Módulo, ou ainda, pode ser simplesmente um defeito de projeto mesmo, como eu falei acima.

      Sobre as interferências, o mais comum é de acontecer devido ao cabo RCA for de má qualidade (sem isolação suficiente). Já ouvi dizer que os emendos nesse cabo pode dar nisso também, mas se bem feito, acho que não, comigo não aconteceu.

      Mas existem outros motivos para isso, que pode ser inclusive dentro do próprio CD ou Módulo (que não possui um isolamento/proteção tão boa) ou então o próprio sistema do carro, principalmente o elétrico, como você citou. Nesse caso (se está no carro) é meio complicado de solucionar.

      Mas veja por etapas oque você pode fazer.

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

Leave a reply

Você pode usar as seguintes tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>