Cadastre-se!

Login

Senha perdida

Perdeu a sua senha? Tudo bem, acontece! Informe o seu e-mail e clique em "Reset" que você receberá instruções para criar uma nova senha.

Login

Cadastre-se!

Junte-se a esta comunidade! Cadastre-se e comece a participar, perguntando, respondendo, ajudando e sendo ajudado!

Modulo de Som – Funções ou Recursos Extras

Ajude, Compartilhe :)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

No artigo anterior, falamos sobre Os Principais Recursos de um Modulo de Som e agora gostaria de falar sobre os Recursos Extras ou Adicionais que alguns deles possuem.

Se você ainda não leu o artigo anterior, convido a ler aqui.

Modulo de Som – Detalhes Extras que podem fazer grande diferença no resultado final do seu Som Automotivo

Modulo de Som Automotivo

Alguns desses Recursos abaixo são até comuns, mas outros nem tanto assim!

Proteção contra Curto ou Sobrecarga. É um recurso simples mas que pode salvar o seu Modulo, evitando a perda de centenas ou milhares de Reais. Este recurso já vem sendo muito utilizado, principalmente os mais caros e de potências mais elevadas, e evita de danificá-lo numa eventual ligação errada ou acidental dos Alto Falantes ou Subwoofers, que podem causar Curtos ou Sobrecarga. Embora não recomendado, algumas vezes, você pode ligar Falantes ou Subwoofers de Impedâncias menores e o Som ficará absolutamente normal, porém ao aumentar o Volume pode causar uma sobrecarga com alta chance de danificar o conjunto, e principalmente o Modulo. Este recurso evita isto também (mas é prudente não abusar!) e por esta razão é muito importante observar se o seu Modulo possui esta segurança, ou quando for comprar atentar se a isso.

Chaveamento Stereo/Mono. É uma espécie de Entrada Compartilhada, ou seja, quando você dispõe de apenas 1 Saída RCA para “alimentar” 2 Canais do Modulo (Stereo) ou 2 Saídas para alimentar 4 Canais, você pode “compartilhar” a Entrada para que ambos os Canais de Entrada (L/R) recebam sinais de audio. Lembre-se que neste caso o Modulo perderá a característica “Stereo” especificamente nestes canais que você optou por deixar em Mono. E por isso mesmo é muito comum usar este recurso para amplificar sinal ao Subwoofer ou na hipótese de querer “transformar” um 4 Canais em 2 Canais com potência dobrada por canal. Isto torna um Modulo muito versátil, tal como o recurso que citarei abaixo.

Ligação em Bridged. Com este recurso, você pode fazer de um Modulo 2 canais em 1 Canal, de 4  em 2, ou ainda de 4 em 2.1. A vantagem de “compactar” ou “unir” os canais de Saída é que você consegue dobrar a potência por canal. Observe que é “por canal” porque a potência total do Modulo não é alterada com esta função. Por ex. se você quer ligar 1 Falante de 100Wrms ao invés de 2 falantes de 50Wrms (no caso, alimentar 1 Subwoofer com um Modulo 2 canais e potência total de 100Wrms). Ou se você quer ligar 2 Falantes de 100Wrms ao invés de 4 falantes de 50Wrms (no caso, amplificar apenas os canais traseiros – L/R – com um Modulo 4 canais e potência total de 200Wrms). Ou ainda se, com o mesmo modulo do ex. anterior, você deseja ligar 2 Falantes de 50Wrms + 1 Sub de 100Wrms – esta é uma das aplicações mais comuns, ou seja, alimentar 2 conjuntos de Falantes mais 1 Subwoofer. Importante: As ligações comuns e em Bridged aceitam Impedâncias de valores diferentes – quase sempre – por isso é muito importante observar estes valores para não danificar o Modulo ou conjunto de som.

Filtro Subsônico. Disponível em Modulos Monos, para Graves ou com filtro LP, a função é filtrar Frequências super Baixas, abaixo da faixa audível, pois esse tipo de som pode danificar os Subwoofers, consumir energia desnecessariamente e ter pouco ou nenhum incremento no som audível. De forma simples, ele filtra o som que não é aproveitada, poupando energia e minimizando riscos de danos aos falantes.

Equalizador. São raros os Modulos que possuem este recurso mas caso você deseje uma regulagem mais precisa, além dos Crossovers (cortadores de frequências) é interessante pensar em comprar um Modulo que possua um Equalizador embarcado. A grande vantagem é que você pode regular o nível sonoro faixa por faixa (de frequência) e conseguir ajustes muito finos do som. Vale lembrar que muitos Head Units (CD o DVD Players por ex.) oferecem este recurso também.

Você ainda tem dúvidas? Faça perguntas!

Gostou do artigo? Curta e Compartilhe nas redes sociais! Com essa Atitude simples você pode Ajudar alguém! Obrigado!

Achou útil? Curta, marque +1 :)

Sobre o Autor

Desejo fazer deste site/blog uma grande comunidade com informações ricas e muito úteis para os amantes de som, sobretudo de qualidade.

Comments ( 10 )

  1. […] Agora que você já conhece os principais recursos de um Modulo de som, que tal ver os recursos adicionais? […]

  2. […] – O número de Canais. Existem Modulos 1 Canal (ou Mono – geralmente usado para Frequências graves ou “Subs”), 2 Canais (ou Stereo – geralmente usados para conjuntos Frontais/portas ou conjuntos Traseiros/tampões ou então caixas stereos para som externo) e 4 Canais (geralmente usados para o conjunto completo Frontal e Traseiro). Além disso, embora raros, existem os 4.1 e 4.2 (além de outros ainda mais raros) destinados àqueles que desejam amplificar os 4 canais normalmente + 1 Canal ou + 2 Canais (no caso do 4.2) de grave para alimentar o Sub ou conjunto de Subs. E muitos Modulos oferecem ainda a opção de configurar em “Bridged” para adequar melhor às suas necessidades. Para saber mais sobre ligações em Bridged leia este post. […]

  3. As cornetas deven trabalha en qnts hz ? Devo coloca elas en 0db 6db ou 12 db ?

    • Olá Josemar!

      Desculpe mas acho que há uma confusão entre as unidades de medida: Hz e dB.
      Hz mede a frequência. Quanto mais alta for, mais agudo será o som. Se tem essa regulagem, teste até achar o ponto ideal.

      dB refere-se principalmente ao volume, e depende do seu gosto musical (se quer dar mais ênfase ao agudo ou não) e também como quer equilibrar o seu som com relação a outros falantes/subs.
      Falando de uma forma mais fácil, é como se fosse uma regulagem do volume dos drivers/cornetas. Escolha um nível que acha melhor.

      Se vc tem dúvidas com relação a tudo isso, por favor, aproveite e leia os artigos contidos aqui, que considero bastante esclarecedores.
      Se persistirem dúvidas relacionados a módulos, por favor refaça a sua pergunta. Ou poste a sua pergunta lá: http://somparacarros.respondam.me

      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata – somparacarros.net

  4. EU TENHO UM MODULO HD 3000 QUANDO LIGO O SOM ELA LIGA O PROTEGE. JA DESLIGUEI OS FIO DOS ALTO FALANTES E O RCA.MAI CONTINUA LIGANDO O PROTEGE.ISSO PODE SE SOBRECARGAS TENHO 3 BATERIA DE 150 AH.

    • Olá Adriano!

      Normalmente o módulo entra em proteção somente quando sobrecarrega a saída e por consequência passe a correr/drenar uma corrente excessiva, seja por curto, impedância baixa ou volume muito alto. Se mesmo desligando tudo continua entrando em proteção, acho que o problema está no módulo. Nesse caso, recomendo que leve a uma assistência especializada.

      Sobre a bateria, não vejo nenhuma relação com isso, desde que todas estejam em paralelo, pois nesse caso, a voltagem será a mesma (nominal de 12V). A única forma de dar problema seria ligando em série, porque aí subiria para 24V (no caso 2 baterias).

      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata – somparacarros.net

  5. meu modulo a 1200 d power sister esta esquentando muito sem eu força meu som.escultando em volume ambiente msm.pode me da uma explicaçao pra resoluçao.

    • Olá Felipe!

      Módulo esquenta mesmo, só isso é normal, mas se estiver a ponto de nem sequer poder tocar (não falo de manter o contato) pode ser que algo esteja errado. Se ele tem proteção (clip) e vc está ligando conforme recomendação do fabricante (especialmente em impedância dentro do aceitável) acho que não tem muito o que se preocupar, mas caso contrário é melhor verificar certinho, e se for o caso, corrigir. Se ainda assim o problema continuar, então recomendo que consulte um especialista.

      Se você tem dúvida a respeito, recomendo que leia: http://somparacarros.net/impedancia-saiba-tudo-sobre
      entre outros artigos do blog.

      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata – somparacarros.net

  6. Qual modulo me indicam para tocar dois woofers Magnum rex 800rms 12″ cada, três cornetas hinor1000 e dois super tweeters ?

    • Olá Breno!

      Desculpe mas, conforme sempre falo aqui, é difícil recomedar um módulo ou falante porque existem muitos modelos, precisaria verificar cada detalhe do conjunto antes (que são muitos) e até porque no fim tudo é um gosto muito pessoal. Não trabalho com isso (revenda de som automotivo) para ter em mente um modelo para indicar, seja de módulo ou falantes, sou aficionado por som, especialmente de qualidade e por isso gosto de ajudar com informações mais técnicas para que as pessoas possam extrair o máximo do seu som, com qualidade e segurança. Se vc detalhar todos os componentes do seu projeto (potência em Wrms e Impedância) talvez poderia te ajudar com informações técnicas. Se vc ainda não leu os artigos anteriores, recomendo que leia, pode ser que clareie um pouco. Abraços!

Leave a reply

Você pode usar as seguintes tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>