Cadastre-se!

Login

Senha perdida

Perdeu a sua senha? Tudo bem, acontece! Informe o seu e-mail e clique em "Reset" que você receberá instruções para criar uma nova senha.

Login

Cadastre-se!

Junte-se a esta comunidade! Cadastre-se e comece a participar, perguntando, respondendo, ajudando e sendo ajudado!

Perguntas e Respostas sobre som para carros

Ajude, Compartilhe :)
  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  

ATENÇÃO: Para novas dúvidas, por favor poste sua pergunta lá: http://somparacarros.net/add_question

É muito mais organizado e você pode obter melhores respostas. E claro, tendo tempo, continuarei respondendo por lá também.

Deseja saber mais sobre assuntos que envolvem o som para carros? Esses artigos podem ser interessantes:

http://somparacarros.net/som-de-qualidade-como-montar
http://somparacarros.net/subwoofer-1
http://somparacarros.net/cd-player-automotivo-1
http://somparacarros.net/modulo-de-som-conheca-e-entenda
http://somparacarros.net/fios-e-cabos
http://somparacarros.net/corrente-de-fuga
http://somparacarros.net/alto-falante-para-grave-medio-e-agudo

Obrigado,

HelioMiyata / somparacarros.net

Achou útil? Curta, marque +1 :)

Comments ( 468 )

  1. Pergunta:
    O que será que aconteceu com o meu modulo… liguei na bateria e saiu fumaça!
    Logo que eu liguei saiu fumaça e fez um barulho, como algo gritando dentro dela… tirei o cabo da bateria e veifiquei os fusíveis e estão perfeitos…

    • Nossa, muito estranho, porque para sair fumaça algo queimou! Se ainda asssim está funcionando tudo perfeitamente você teve muita sorte! Geralmente isso só acontece ao ligar as polaridades de forma invertida ou numa fonte com tensão acima da especificada. Ou seja, numa ligação normal (correta) isto realmente não deveria acontecer, exceto no caso de um defeito grave de fabricação. Boa sorte! Abraço!

    • Pergunta:
      Tenho 1 Subwoofer Bravox Premium Plus 12 Polegadas 220w Bobina Dupla 4 Ohms + Par de Alto Falantes Triaxiais Bravox B3X50X 5 Polegadas 100W RMS 4 Ohms queria saber qual o modulo ideial pra isso ? um Módulo Taramps Ts400 400W RMS sera ideal ? quero apenas um som gostoso dentro do carro nada de absurdo.

      e outra duvida: eu tenho 1 Pioneer com 1 entrada RCA eu consigo ligar o sub e o par de alto falante ?
      Obrigado.

      • Olá Gabriel!

        Se vc deseja um som agradável em vez de muito potente, pelo custo-benefício eu recomendo um módulo 4 canais.
        2 canais (stereo) vc liga os falantes e 2 outros canais vc liga o sub, em “bridged”.
        Escolha um que tenha entre 80Wrms e 100Wrms (X4-canais), ou seja, um 4×80~100Wrms. Ah, as impedâncias também deve bater, seja qual for o tipo de ligação for fazer.

        Sobre o Pioneer, vc quer dizer que tem um CD Player com apenas 1 saída RCA? Nesse caso vc precisa escolher um módulo que permite alternar/escolher entre 1 e 2 entradas RCA ou algum que aceite entrada do tipo “High-Level” também (isto é, que aceite ligar os próprios fios do CD, saída para alto-falante).

        Enfim, possibilidade na vdd são muitos, mas dei uma simplificada para não confundir ainda mais.

        Se vc tem dúvidas sobre tudo isso, por favor aproveite e leia os artigos contidos aqui. Creio que são bastante esclarecedores.
        Se persistirem, por favor poste a sua pergunta lá: http://somparacarros.respondam.me

        Abraços e boa sorte!
        HelioMiyata – somparacarros.net

  2. Pergunta:
    Tenho 2 Subwoofer 15 Polegadas Bravox 1100w qual modulo devo usar?
    Um da Taramps 2000w aguenta? Ou tem que ser um maior?

    • Isto depende da potência em Wrms, da impedância (de uma ou duas bobinas) e de como você quer ligar esses 2 subs (paralelo/série). Por padrão, isto é, seguindo a recomendação que os melhores fabricantes de som automotivo fazem é que a potência do módulo seja cerca de 80% da potência do subwoofer ou do conjunto deles, sendo a faixa aceitável entre 30% e 100%. Por exemplo, se o seu sub é de 100Wrms, o modulo ideal seria um de 80Wrms, sendo a faixa aceitável entre 30Wrms e 100Wrms. Respeitando sempre, as impedâncias, pois para cada valor de impedância, a resposta de potência será diferente – e cada módulo aceita uma determinada faixa ou valor de impedância, que jamais deve ser ignorada.

    • pergunto meu modulo taranps e uma ts400 e eu tenho um falante mox bobina dupla de 300w rms posso ligaloem brid?

      • Olá Pedro!

        Primeiramente, desculpe mas estou sem tempo para responder e dar atenção necessária a este blog.
        Também, conforme já noticiado várias vezes, há algum tempo as dúvidas estão sendo discutidas (perguntadas e respondidas) na “plataforma” do “respondam.me“.

        Por favor acesse lá (http://somparacarros.respondam.me), crie uma conta e então re-poste sua pergunta lá. Dentro do possível, estarei respondendo por lá também.

        Obrigado e um grande abraço!
        HelioMiyata / somparacarros.net

  3. Pergunta:
    Estava vendo um video de um cara sobre elétrica de carro e ele estava falando que no fio positivo do farol passa uma corrente maior do que no negativo (do mesmo farol). Pelo que eu sei a corrente deveria ser a mesma e vai do negativo para o positivo. Quem está enganado aí?

    • Até onde eu sei, você está correto!
      Há um falso conceito de que no pólo positivo a corrente é maior e que deve se dar maior atenção (ênfase) nesta conexão, mas no meu entender isso é um equívoco, e o correto seria dar a mesma importância no pólo negativo também. Já ví muitas discussões sobre isso, inclusive problemas não resolvidos por “menosprezar” o contato negativo. O que acontece muitas vezes da fiação negativa ser mais fina (do que a positiva) é porque o “caminho” da corrente por lá é mais curta (oferecendo menos resistência), já que ela fica “aterrada” no chassi (lataria) do carro.
      E sobre o “caminho” ou direção da corrente, na prática (na real) é mesmo do negativo para o positivo. O contrário adotado em esquemas e estudos, é apenas uma convenção para facilitar o entendimento pois antigamente acreditava-se que era assim.

    • Eu tenho uma caixa selada e não cabe no meu carro tô querendo serrar Qual é a consequência se O Cerrado é a caixa

      • Olá Felipe!

        Você quer serrar no sentido de dar uma raspada apenas ou partir a caixa?
        Se for apenas raspar deve se ter o cuidado de não deixar a “parede” da caixa muito fina porque isso pode danificar a estrutura, enfraquecer e até alterar o som.

        Se deseja partir mesmo, faça-o com a caixa vazia e tome cuidado para depois vedá-lo muito bem porque qualquer vazamento de ar pode ser prejudicial ou fazer barulho (ruído paralelo). Se isso mudar muito na litragem total da caixa, lembre-se que poderá alterar o som também. Pouca coisa pode até não sentir, mas dependendo pode dar uma diferença significativa. Se for um projeto bem feito então pode estragar totalmente (após essa alteração).

        É uma prática não muito recomendada, apenas em último caso, se for extritamente necessário e estar ciente das consequências.

        Se ainda persistir dúvidas, peço para que acesse http://somparacarros.respondam.me crie uma conta lá e refaça a sua pergunta.

        Abraços e boa sorte!

        HelioMiyata – somparacarros.net

  4. Pergunta:
    Qual o melhor Falante automotivo para medio-grave de 8″?
    Qual falante é melhor para complementar o meu som, composto por 2 Subs Pionner D4 309 400Wrms, 2 D250x e 2 St200?
    Estou em dúvida entre:
    Woofer Jbl Selenium 8pw7
    Sub Jbl Selenium Bass 8sw17a
    Sub Tomahawk Platoon Mid Bass 150Wrms
    Woofer Tomahawk Soft 150Wrms
    Woofer Digital Designs Ddpw208
    Tem uma dica de qual seria o melhor?

    • Como você já tem 2 Subs de 400Wrms cada, para melhorar o som ou deixar mais equilibrado, eu adicionaria dois woofers ao invés de mais Subs. O Selenium 8pw7 e DD Ddpw208 parecem interessantes mas são de cone seco (ou suspensão seca), e para falar a verdade, já tive um 8pw7 mas não gostei muito do resultado. Woofers de diâmetros pequenos (abaixo de 10″) com cone seco parece que “puxam” o som mais ao agudo, então, se conseguir algum com suspensão (de preferência leve) e resposta na faixa de 55Hz~4000Hz talvez seria o ideal. Quanto à potência, creio que não precisa de muito porque o Woofer entraria mais para complementar o som que vc já tem. Mas tudo depende também dos modulos que tem ou pretende adicionar, do gosto musical (que não tem como discutir) e do SPL final que você pretende.

  5. Pergunta:
    Olá bom dia, eu tenho um modulo com as opção de frequência de 100hz e 120hz e tenho dois subwoofers da Bomber de 12” 150watts. Queria saber de você a diferença e qual opção é melhor a deixar pois toca também junto dois 6×9 da Eros de 250watts. Obrigado!

    • Olá! Gostaria que detalhasse melhor o Modulo (potência em Wrms, nr. de canais, impedância, filtros e se permite ligar em Bridged), os Subs da Bomber (se a potência está em Wrms, nr. de bobinas e impedância de cada bobina) assim como esses 6×9 da Eros (que aparentemente é 250Wmax). Só assim poderia te responder melhor.
      Achei os valores díspares (Falantes com potências superiores a Subwoofers) e está difícil de entender, mas para esses 2 Subs o ideal seria ligar um Modulo 2 Canais ou Mono, com filtro LP enquanto os 6×9 alimentar com um outro Modulo em Flat (sem uso de filtros) ou em High-Pass. Um Modulo 4 canais com recurso Low-Pass até poderia servir, mas teria de ver se a potência seria suficiente para tudo isso. Outra coisa seria ligar apenas os Subs no Modulo e os Falantes no CD mesmo, mas tudo depende das potências e impedâncias de cada um.
      E essa “opção de frequência” também não entendi direito, mais parece um corte High-Pass porque o LP é mais abaixo (em torno de 50-40Hz), mas geralmente esse tipo de corte é feito no CD/Head Unit. No Modulo, normalmente o corte é variável e linear, por ex. entre 30 e 300Hz.
      Por favor pergunte novamente para que eu possa te responder melhor! Abraços!

  6. É possivel instalar uma Caixa de modo que eu possa tirar e recolocar facilmente?
    Comprei uma, mas como eu uso bastante o porta-malas queria saber se tem algum modo de instalar ela de modo que possa retirá-la facilmente.

    • Se é só a caixa, a solução é bem simples!
      Bastaria acrescentar um conector. Você interrompe os cabos dele e solda um conjunto de conector, macho e fêmea, dessa forma, na hora que você quiser retirar a caixa, basta desconectá-lo.
      Outra forma seria você instalar um par de conectores na própria caixa, igual esses que tem na caixa de som doméstica. Isso é legal porque você dispensa aqueles fios pendurados na caixa (mas vai ficar no carro, a menos que você desconecte também do modulo) e porque a conexão ficará mais firme. Porém não é tão recomendado porque você coloca em risco um curto nos cabos (que estariam ainda conectados ao modulo), não podendo esquecer de isolar a ponta deles (pode usar aqueles do tipo rosqueado), a menos que, mais uma vez, você desconecte os cabos do modulo também.

      Já se é uma caixa amplificada (com modulo embutido), vai ser mais complicado pelo número de conectores, especialmente da energia (bateria), porém a idéia é a mesma. Mas cuidado porque os cabos de energia exige conectores muito mais “pesados/firmes” ou maiores e toda atenção é pouco para não ligar errado (inverter), oque pode levar à queima. Nesse caso, embora dê trabalho, talvez a melhor forma é você retirar o fuzível que deve estar no cabo Positivo próximo à bateria, então desconectar os cabos de energia diretamente no Modulo, e quando for conectar novamente, fazer o processo inverso, isto é, conectar primeiro os cabos no modulo e, certificando de que está tudo correto, repor o fuzivel.

  7. Olá to com uma dúvida terrível adquirir 2 alto falantes 12′ 800 wrms bobina dupla e tenho uma caixa selada um super twiter uma corneta 250x qual o amplificador que eu preciso comprar pra toca isso bem bacaninha e tirar o máximo dos alto falantes dendo o grave?

    • Olá Cleber!
      Se eu entendi a sua pergunta, você quer saber sobre qual Modulo e não qual Falante adiquirir, é isso?
      De qualquer forma, precisava saber as potências de cada Falante, Tweeter e Driver, bem como suas impedências.
      A impedância do conjunto todo não pode ser inferior à aceita pelo Modulo. O ideal é que seja igual.
      A potência do conjunto deve ser igual ou superior à potência do Modulo, tudo medido em Wrms. Seguindo o mesmo raciocício, a potência do Modulo deve ser igual ou ligeiramente inferior à potência do conjunto (Sub/Woofer/Tweeter/Driver).
      Para saber qual será a impedância e potência do conjunto ou cada canal, precisava saber o valor de cada um e como prentende combiná-los. Ligar em série? Em paralelo?
      E se você deseja extrair o máximo de Grave dos seus Subs (se são Subs), o melhor seria usar um Modulo ou alguns canais deles (no caso 2 canais de 4), com filtro Low Pass e ligar outros falantes/tweeters em canais sem Filtro ou filtro High Pass.
      Se quiser, pergunte novamente para te ajudar melhor!
      Abraços e boa sorte!

  8. existe Subwoofer Rockford Fosgate P1S415 de 400 rms ou nao? os falantes são de 15″

    são bons ?! por exemplo tem mais qualidade do que um nacional como os bixo papao da bomber, e os matadores da selenium ?

    • Olá Prince! Verificando o Modelo P1S4-15, ele é de 250Wrms (e 500Wmax), bobina simples de 4ohms e diâmetro 15″. Sobre a qualidade é difícil falar porque isso vai da opinião de cada um. Eu gosto sim da Rockford Fosgate, são de qualidade e boa performance. Nunca tive esse modelo em específico, mas outros e achei bons! Os da Bomber eu não conheço e não posso opinar, os da Selenium eu gosto muito dos Extreme. Bom, opiniões sobre gosto é relativo, mas se tiver outras dúvidas no assunto técnico volte a perguntar! Abraços e boa sorte!

    • Ola..
      Gostaria de saber aonde compro a capa de trás da d 405..
      Tenho 4 drivers d 405.100 RMS
      1 SD 400×4
      Aguenta bem elas..
      OBG!!!

  9. eu botei no meu carro um tornado de1100 rms e duas ti de 100 rms cada e o modulo modulo de 1600rms para o alto falante e outro de 200 rms para as ti os modulos sao da tarampis eu queria sabem se esse meu som ficou bom ou precisa de mais alguma coisa

    • Olá Paulo!

      Como eu sempre digo, qualidade é algo difícil de comentar, é muito opinião de cada um. Mas até por ser assunto meio técnico também, com relação à combinação ou conjunto de som, eu prefiro e recomendo que seja equilibrado e harmônico, assim, eu acrescentaria um médio-grave (woofer) para dividir o modulo com as Ti, deixando este modulo em HPF. Quanto ao grave, deixaria o Modulo em LPF, mas esta combinação de 1600 para 1100 não é recomendada pois coloca-se em risco danos ao Sub uma vez que o Modulo pode fornecer potências acima da aceita pelo Sub, especialmente em picos de alto volume. Ao montar um projeto pense sempre no conjunto observando as potências e impdedâncias de cada um para ter um som seguro e consequentemente de qualidade. Abraços e boa sorte!

  10. Olá!
    Gostaria de saber, 6 subs Digital Design de 12″ e 800Wrms vai dar grave forte na Saveiro?

    • Olá! Se realmente forem de 800Wrms cada, no total (a soma desses 6 Subs) vai dar 4800Wrms. Isso, na minha opinião é potência de sobra, mas esta opinião é muito relativa porque um som forte pra mim pode não ser para você. E para que você possa fazer esses Subs renderem no máximo, necessitaria de um modulo ou conjunto de modulos com potência total equivalente (casando as impedâncias também), ou no mínimo de 3840Wrms (80%).

      E embora as potências serem padronizadas (ou pelo menos deveria) é fácil perceber que há modulos (especialmente de boa qualidade) que “rendem” muito mais do que outros, portanto, a marca do Modulo representa uma grande variável.

      Outra coisa importante e que você deve prestar atenção também é que o volume sonoro (pressão) não depende exclusivamente da potência do Sub e do Modulo, mas sim da sensibilidade (SPL, Eficiência) do Sub. Então, se esses Subs tiverem SPL alto e os modulos forem de boa qualidade, com certeza dará um som pra ouvir a kilometros de distância!

  11. Olá! Montei um som com 2 Street Bass Selenium, mas gostaria de fazer um Upgrade nesses Subs, de 12 polegadas. Quais são os melhores e mais recomendados do mercado?

    • Olá! Recomendar um Subwoofer não é uma tarefa simples porque isso está muito relacionado a gosto e opinião (como eu sempre não canso de dizer), mas como muitos já me disseram e eu concordo, Subwoofers com ótimos custos-benefícios, são os da Pioneer. O único problema pode ser se o seu Modulo é de potência muito elevada porque ao que parece, na linha comercial, a Pioneer não tem subs de potência nessa faixa.

      O Street Bass parece ser um sub “leve” (um intermediário entre woofer e sub). Mas a própria Selenium também tem outros ótimos subs (gosto muito do Extreme), assim como a Bravox (Endurance por ex. já tive e sempre ouvi bons elogios). Se dispor de investimento, recomendo muito o JBL, JL Audio e Rockford Fosgate que tem Subs de potências bem elevadas e qualidade excelente mesmo. Mas voltando, os de melhor custo benefício são os da Pioneer mesmo porque reúne qualidade, preço e alto SPL (volume sonoro).

      Se você ainda não leu, recomendo que leia também matéria completa sobre sub: http://somparacarros.net/subwoofer-1/

  12. Gostaria de saber como faço para ligar um microfone de PC no som automotivo.

    • Olá! Primeiro de tudo, o som do seu carro, seja um CD ou DVD precisa ter conexão para microfone, ou bluetooth, se for o caso.

      Em segundo lugar, precisa ver qual é a Impedância do seu microfone, porque se for de uma impedância diferente do Som não vai funcionar. Não sei bem por qual razão, existem alguns padrões diferentes de impedâncias que acabam gerando muita dor de cabeça pela incompatibilidade – e muitas vezes nem sabemos porquê não funciona.

      Em terceiro, os plugues tem de ser os mesmos também, se não não vai dar encaixe.

  13. Olá amigo, preciso de vossa ajuda para estrutura meu som automotivo, tenho sistema montado pelo seguintes componentes:
    2 Tornados de 1100 W ligados num modulo de 3000 W.
    2 Super TWETER ST400 de 150W e 2 Drives D305 de 75W, esses ligados num modulo de 600W.
    Diante dessa estrutura, qual (is) médios (tamanho/potencia/marca/modelos) e quantos você me indica a usar nesse som, para que tenha uma boa combinação e ótima qualidade, e quantos médios precisaria usar ? Favor avalie e me ajude nessa situação. Meu carro é um Gol G5

    Aguardo.

    • Olá Marcio, desculpe na demora desta resposta!

      Médios que considero bons (com bom custo-benefício) são aqueles entre 10″ e 12″ cone seco ou entre 6″ e 8″ com suspensão leve.
      A potência pode ser entre 70Wrms e 150Wrms. Mas tudo vai depender da combinação entre outros falantes, na questão potência e impedância, além do modulo.
      Para entender melhor sobre este assunto, leia estes artigos: http://somparacarros.net/alto-falante-para-grave-medio-e-agudo/ e http://somparacarros.net/subwoofer-1/
      Quanto à quantidade, recomendo que use sempre em pares, isto é, 2/4/6 etc. mas 2 ou 4 dependendo do tamanho deve ser suficiente.

      Sobre as impressões, se todas as especificações estão em Wrms penso que os modulos estão sobre-dimensionados, em torno de 135%, quando o ideal é até 100% da potência do conjunto (de falantes), para não correr riscos de danos.

      Para um som que vise prioritariamente Qualidade, usaria subs e woofers/médios de boa qualidade e boa potência, e tweeters/drivers de qualidade ainda melhor e potência média/baixa, pois é onde o som mais distorce e usaria mais para complementação, conforme explicado nos artigos. Potência real (Wrms) do conjunto não precisa ser superior a 1000 a menos que queira ficar surdo!!!

      Espero que isto te ajude de alguma forma. Abraços e boa sorte!

    • como que vc conseguiu coloca 2 de 18

  14. Boa noite,

    Ganhei de um amigo um Pionner AVH-2480BT, o mesmo tem funçao de bluetooth e da para sincronizar o celular p/ atender chamadas, mas veio sem o microfone bluetooth. Gostaria de saber se existe alguma especificaçao para este microfone ou se posso adaptar algum.

    Como faço para saber se a impedancia do microfone é compativel com a do som?

    abraço e obrigado.

    • Olá Junior!

      Desculpe mesmo pela demora! Atualmente estou tendo muitas outras coisas para fazer que está me sobrecarregando bastante. Mas vou respondendo sempre na medida do possível e espero a sua compreensão.
      Pelo que eu entendi a sua dúvida maior é sobre qual microfone (ou melhor dizendo, headset, pois quase sempre é um conjunto de microfone com fone certo!) seria compatível com o seu DVD. Uma coisa é certa, como ele é bluetooth não há porque se preocupar com impedância, pois isso só se aplica em caso de microfone “in-line”, ou seja, aqueles que são plugados, com fio.

      Sobre a compatibilidade do bluetooth não posso ser tão preciso, sei que existem alguns padrões de conexão, especialmente e principalmente quando se quer ter todas as funcionalidades ao emparelhar com um computador ou aparelhos móveis, mas geralmente os padrões em dispositivos móveis como celular ou som automotivo são compatíveis visto que as funcionalidades (de controlar) são poucas. A interface bluetooth permite executar/controlar muita coisa e nesse caso pode haver alguma incompatibilidade mas no caso do headset por ser um aparelho simples creio que a possibilidade de problemas são mínimas.

      A dica é verificar se no manual do DVD fala de algum tipo de padrão bluetooth, e na hora de escolher um headset fazer a mesma observação. Outra dica muito interessante e válida é testar, pode ser com algum de seus amigos ou mesmo antes de comprar, na loja.

      Abraços e boa sorte!

  15. Eu tenho dois cara preta pioneer, uma D405, modulo B-buster SS3000 e modulo stetson de 400 RMS, o meu problema é que a corneta ta engolindo as batidas, o que fazer para sanar o problema?

    • Olá Jessimar!

      Desculpe a demora, ultimamente não tenho tido tempo suficiente para dar atenção merecida ao site e consequentemente aos leitores.
      Baseado sempre em som de qualidade, penso que é difícil conseguir um sem usar “reprodutores” sonoros adequados, ou seja, que respondam bem em cada frequência, conforme já comentado neste artigo http://somparacarros.net/alto-falante-para-grave-medio-e-agudo/

      Assim, a minha primeira recomendação é que considere no seu projeto, a instalação de um médio-grave (ou mid-range) para equilibrar melhor o som.

      Eu não sei como os módulos estão ligados em seus subs e drivers mas é importante também respeitar as impedâncias e as potências de cada um ou cada conjunto para que não sobrecarregue ou trabalhe em desarmonia. Só isso já vai ajudar a obter um melhor som, mas caso já esteja tudo certo e ainda assim você achar que os agudos estão predominando e atrapalhando o som, reveja as potências desses dispositivos, bem como seus SPLs. Eu particularmente penso que os agudos devem ser apenas um complemento do som (contrariando muitos que exageram demasiadamente nos agudos, tornando algo insuportável de ouvir, irritante) enquanto os médios e principalemente os graves devem ser os focos. Mas tudo na medida para não distorcer, seja no médio ou seja no grave.

      Reveja o seu projeto, procure deixar mais harmonioso possível. De acordo com o seu relato, reduzir a potência (a drenagem, a carga) dos agudos pode já melhorar bastante o seu som.

      Um grande abraço e boa sorte!

  16. Tem problema coloca uma potencia de2000w para toca dois falante de1100w

    • Olá Mateus!

      Levando em conta que os dados fornecidos por você estão em Wrms, e analisando apenas a potência, você estará fornecendo 2000W para alimentar um conjunto de 2200W (2×1100), o que em termos de relação, dá 91%. Quanto a isso está ótimo, perfeito! Mas como um bom conjunto de som não vive só da relação das potências mas sim das impedâncias também, é preciso que esse conjunto de falantes, em paralelo dê o mesmo valor de impedância do módulo, quando este gera 2000W. Ex. se o módulo gera 2000W a 2ohms os falantes devem ser, cada um, de 4ohms, pois quando ligados em paralelo, o conjunto será de 2ohms. A impedância é algo que deve ser respeitadíssimo para evitar cortes ou distorções no som e em casos mais graves a queima. A impedância do falante ou conjunto deles nunca deve ser inferior ao mínimo recomendado pelo fabricante do módulo.

      Mais detalhes você pode ver neste artigo:

      http://somparacarros.net/subwoofer-2/ ou procurar pela tag “impedância”.

      Obrigado pelo seu apreço e pela sua confiança ao site! Abraços e boa sorte!

  17. qual melhor 6×9 para forro de porta para uma potencia 2k5 stetsom

    • Olá Guilherme!

      É complicado eu recomendar um modelo visto que existem tantos! O que posso recomendar é que, na questão técnica, atente-se à potência e impedância deste módulo para que o “casamento” fique perfeito. Já na questão mais pessoal (de gosto) procure por um que tenha um spl e sonoridade boa, à sua preferência. Pioneer são os que tem melhores custo-benefícios e é muito bem falado, mas gosto muito de JBL (entre importadas, agora junto da Selenium) e Bravox (nacional). Mas isto é uma opinião minha, e se for ver existem várias outras marcas muito boas também, principalmente as importadas, porém os preços já não são tão atraentes! Tudo depende do seu gosto e de quantos pretende investir. Se ainda não viu, dá uma olhada aqui que pode te ajudar:

      http://somparacarros.net/alto-falante/ e
      http://somparacarros.net/som-de-qualidade-como-montar/

      Obrigado por visitar o somparacarros.net
      Abraços e boa sorte!

  18. como ligar esse som p/ otima qualidade.

    01 modulo rodstar digital power two 4800w
    amplif. mosfet classe D 04 canais.
    potencia em RMS:

    4 canais………..250 wrms 4 ohms
    4 canais………..400 wmrs 2 ohms esterio
    2 canais………..800 wmrs 4 ohms bridged

    1 crossover stetson stx 84

    auto falantes que tenho:

    02 subwoofer selenium street…………..250 rms……..4 ohms
    02 midbass bomber…………………………80 rms……..4 ohms
    02 midbass selenium……………………….70 rms……..4 ohms
    02 tweeter hinor…………………………….100 rms……. 8 ohms

    1 caixa selada calibrada conforme especificações do sub.

    obs
    não gosto de cornetas, gostaia de ligar em 4 canais do modulo
    dicas como ligar os falantes p/ bom som. grato

    • Olá Valdenir!

      Desculpe pela demora na resposta! Como falei aqui anteriormente, o tempo está curto para tantas coisas que tenho para fazer! E a resposta não é tão simples, precisa de tempo para pesquisar e elaborar, e são muitos detalhes.

      Vamos lá!

      Primeiramente, não sei se seria necessário o crossover pois pelo que eu vi ele seria mais útil em caso de você ligar vários módulos, que por sinal não tenham controles como de Fase e Filtros. Se pudesse separar os canais Mid e High no módulo também seria mais útil, mas se o seu módulo é de 4 canais e você pretende ligar 2 subs, isso, mesmo que disponível, não teria como utilizar. Mas se achar útil e que ajudaria a melhorar o som, o que eu acho que poderia ser feito é ligar 2 canais Rear (Entrada) para sair “filtrado” e nivelado na própria saída Rear e ligar os 2 canais Front (Entrada) para passar direto (Flat/saída FLAT) ou com filtro HighPass limitando em torno dos 80KHz ou 150KHz (opções disponíveis), para sair “filtrado” e nivelado na saída MID.

      E como eu disse, um recurso interessante que muitas vezes não há nos módulos e que poderia ser bem utlizado com esse crossover, caso necessário, é o inversor de Fase, dependendo do tipo de instalação, pode melhorar bastante o som (acústica).

      Quanto à ligação Módulo-Falantes.

      2 Subs nas 2 saídas filtradas LowPass (seja pelo módulo ou pelo crossover) do módulo parece que ficarão ótimas (ambos 250Wrms-4ohms).

      Já com os Mids e Tweeters a coisa não é tão simples e perfeita assim.

      Juntando os 2 Midbass e o Tweeter (para formar cada canal) dariam 250Wrms e aparentemente perfeitos para ligar nos outros 2 canais do módulo não fosse a impedância, que neste caso, cairia para menos de 2ohms (para fazer essa conta certa precisa ter mais embasamento em física!). Embora muitos façam este tipo de ligação, é algo que eu não recomendo pois isto leva a sério risco de danos, principalmente aos Falantes/Tweeters, já que o módulo suporta até 2ohms (mas fornece até 400Wrms neste caso, podendo gerar muita sobrecarga aos Falantes/Tweeters).

      Uma forma relativamente segura, apesar da potência final cair para algo em torno de 140Wrms é fazer 2 conjuntos de Mid-bomber + Mid-selenium ligando-os em série para gerar 8ohms em cada conjunto. E então, ligar esses conjuntos + Tweeters em Paralelo para gerar 4ohms (no conjunto geral, por canal).

      E como eu dizia no começo, muito dos filtros e nivelações você pode fazer no próprio módulo, mas atente-se para não filtrar “duas vezes” (uma vez pelo crossover e outra vez pelo módulo) porque daí o resultado ficará bastante estranho. De um modo geral, é mandar Frequências baixas para os Subs e média/alta para os Falantes/Tweeters.

      Lembre-se que pequenas alterações nos filtros podem gerar ou retirar distorções, portanto teste bastante também. Algumas coisas não há como falar como fazer, só o teste dirá qual seria o ajuste ideal. Cada caso é um caso!

      Outra recomendação que gosto de fazer sempre é que faça/detalhe o projeto antes para então ir à busca dos equipamentos (módulos/subs/falantes) porqua aí você pode “encaixar” tudo 100%. Algo importante para aqueles que realmente desejam um som de qualidade e segura (à prova de sobrecarga e/ou distorções).

      Como o texto ficou extenso, perdoe-me se tiver informações desencontradas!

      Mais informações você pode encontrar nestes artigos:

      http://somparacarros.net/som-de-qualidade-como-montar/
      http://somparacarros.net/modulo-de-som-conheca-e-entenda/
      http://somparacarros.net/alto-falante-para-grave-medio-e-agudo/

      Obrigado por pelo seu apreço e confiança ao site!
      Boa sorte!

      Abraços,
      somparacarros.net

  19. gostaria saber qual modulo poderia usar para toca um jbl 18SW18A 4000 sendo 4ohms? tenho um 2k5 2ohms mais ouvir fala q iria empurra so metade do alto falante. gostaria de saber sua opnião. obrigado deste já!

    • Olá Romulo!

      Primeiramente desculpe a demora na resposta da sua pergunta!
      Realmente ando com tempo muito corrido, não podendo dar atenção merecida a este blog.

      Se pudesse me informar os equipamentos mais detalhadamente facilitaria e ajudaria a responder com maior precisão, mas dando uma pesquisada rápida, ví que o SW em questão suporta até 2000Wrms, e possui bobina simples de 4ohms. Do outro lado, o módulo rende 1630Wrms em 12,6V e 2000Wrms em 13,8V quando ligado a um Sub de 4ohms, que seria o seu caso.

      Levando em conta que esses dados estão corretos, o módulo forneceria de 81,5% a 100% da potência do Sub, que seria um número ótimo. E assim não há nada de errado nesse conjunto.

      Apenas se pensarmos em termos de aproveitamento é que fica o detalhe. Como o módulo pode fornecer até 3200Wrms em 2ohms, se quiser aproveitar a potência total deste módulo, o ideal seria por exemplo, ligar um Sub de 2ohms que suporte até 4000Wrms.

      Mas lembre-se que a sonoridade (tanto em qualidade e quanto em SPL) não depende apenas de números, mas sim da tecnologia de contrução, materias entre tantas outras coisas. Na verdade os números servem mais para dar harmonia, melhor aproveitamento e segurança nas ligações. E um som só se “mede” ouvindo, definitivamente, e se você achar que está bom não será a contestação de outros que fará ser diferente.

      Abraços e boa sorte com o seu som!

      somparacarros.net

  20. Estou com uma dúvida referente a conexão de caixas, posso utilizar plug macho (igual de equipamentos elétricos residenciais) nos fios das caixas, e plug fêmea no módulo? Pro caso de tirar as caixas do porta malas. Dá algum problema no som? Chiados?

    • Olá Clóvis!

      Este tipo de conexão é comumente usado, não porque seja bom ou ideal (pelo menos eu penso assim) mas por falta de opção mesmo, embora existam muitas pessoas que precisem deste tipo de ligação. Eu por exemplo já precisei e procurei muito por soluções melhores mas infelizmente não encontrei, talvez somente em casas bem especializadas e que trabalham com produtos voltados para “clientes exigentes”.

      Mas na falta de opções, este tipo de conexão quebra um galho sim e a menos que você não esteja ligando um Sub muito potente creio que você não perceba uma perda de potência com ele. Já sobre chiados é mais relativo à qualidade desses conectores (que outra vez, lamentavelmente é algo pouco valorizado e quase sempre esquecido aqui no Brasil). Procure por um conector que dê um agarre/junção firme, sem folgas (banhados seriam melhores ainda) e assim creio que não terá problemas com chiados.

      Espero que tenha respondido a sua pergunta!
      Se você quiser saber um pouco mais sobre fios e cabos, leia este artigo aqui: http://somparacarros.net/fios-e-cabos/
      Talvez assim fique mais claro o que eu disse aqui.

      Abraços e boa sorte!
      somparacarros.net

  21. Boa tarde!

    Eu estou montando um som com os seguindes equipamentos, 2 eros sds 815 4 ohms cada, 2 magnun rez 10″ 350 wrms 8 ohms cada, 1 taramps ta 1600 wrms a 2 ohms para os eros, 1 banda 800 x 2 para os magnun no médio grave só que em bridge 2 ohms e 1 taramps ts 400 x 4 para o agudo.
    Minha duvida é a seguinte quantos wrms o banda está mandando para os magnum uma vez que a inpendancia de saida do módulo em bridge é de 2 ohms e os dois woofer em paralelo dão 4 ohms?
    E outra duvida é em relação as cornetas e twiters, tenho os seguintes equipamentos disponiveis 2 selenium d305, 2 selenium d250x, 2 selenium d210ti e 2 twuiters selenium st 300.
    Minha duvida é a seguinte, qual dessas combinações vão trazer melhores resultados?
    módulo taramps ts400 x 4 + 2 d305 em 1 bridge do módulo e 2 st 300 no outro bridge ou 2 d250x em um bridge e 2 d210ti no outro bridge?
    Gostaria que você me desse uma dica de como montar meu som com esses equipamentos para uma melhor qualidade.
    Outra coisa que eu esqueci de falar tenho tambem um crossover stetsom stx104, 1 radio pioner e 1 bateria extra de 150ah para alimentar tudo.

    Desde já muito obrigado!!!

    • Olá Wagner!

      Desculpe mas estou sem tempo mesmo, e para responder a sua pergunta há que se fazer muita pesquisa e análises… São muito equipamentos e na verdade eu não sou tão conhecedor de equipamentos (afinal são tantos não é?), pois não trabalho com isso, mas meus conhecimentos são mais técnicos baseados em experiências próprias, além de muita curiosidade (o que significa pesquisar e ler muito) e paixão pelo assunto (e claro, som de qualidade).

      Vou tentar responder a primeira parte pois é onde consegui fazer a pesquisa até agora para pegar algumas informações que faltavam. Vamos tentar organizar um pouco essa idéia.

      1 Banda 800 2 canais (400Wrms x 2 1ohm / 800Wrms x1 2ohms)
      2 Magnun rez 10″ S-8 ohms 350 Wrms

      Considerando que as informações técnicas acima estão corretas, o Banda fornece 800Wrms em 2ohms, logo em 4ohms (resultado do conjunto de woofers em paralelo) forneceria 400Wrms. E nessa ligação (woofers em paralelo) a potência/carga seria dividida entre os dois woofers, o que daria 200Wrms para cada um. Como cada woofer suporta até 350Wrms a ligação é bastante segura, apenas o aproveitamento é que fica um pouco comprometida. Mas sobre a sua pergunta, repetindo o que já mencionei acima, o módulo Banda vai fornecer até 400Wrms ao par de woofers Magnun em paralelo.

      Temos também:

      1 Taramps ta 1×1600 Wrms a 2 ohms
      2 Eros sds 815 S-4 ohms (800Wrms)

      Aqui a combinação é perfeita porque o Taramps mandaria 1600Wrms para o conjunto de subs em paralelo a 2ohms. Alimentaria cada sub com 800Wrms, a mesma potência suportada por eles.

      Com relação aos agudos, você pode fornecer os dados completos do módulo, dos tweeters e dos drivers? Potência por canal em Wrms, em bridged, e as relações com as impedâncias, do módulo. Potência e impedância dos reprodutores.

      O crossover serve para fazer ajustes finos, mas se os seus módulos já tiverem diversos filtros, nem há tanta necessidade, principalmente porque você já está dividindo em três principais frequências, o grave, médio e agudo.

      Para mais informações, recomendo esses 3 artigos:

      http://somparacarros.net/som-de-qualidade-como-montar/
      http://somparacarros.net/modulo-de-som-conheca-e-entenda/
      http://somparacarros.net/alto-falante-para-grave-medio-e-agudo/

      Tendo mais informações, responderei novamente. Desculpe se conter erros pois não pude revisar bem.

      Abraços e boa sorte!

      somparacarros.net

  22. ola estou com a seguinte duvida:
    quero montar um som no porta malas de um corsa sedam e imaginei a seguinte combinaçao
    01 Alto Falante 12 Sub Platoon 5000 500w Rms Tomahawk o mesmo e bobina dupla e vem em duas versoes 2×2 ou 4x4ohms
    02 Alto Falante 6 Soft 1500 150w Rms Woofer Tomahawk tem em duas versoes 4 ou 8 ohms
    02 Super Tweeter Selenium St400 Trio 150wrms – Profissional 08 ohms
    lembrando que nao tenho estes equipamentos pois quero que case tudo com o devido modullo
    imaginei ligar o sub em um modulo mono (aceito indicaçao)
    agora a duvida nao encontrei um modulo que casasse com os dois falantes de 6 e os dois tweeters um em cada saida oque vc me sugere?
    desde ja agradeço a atençao e conto com sua opiniao

  23. Edésio Aloisio Pauli
    03/junho/2014 at 11:01 pm

    Boa noite, minha intenção e comprar um kit com esta descrição: Kit Caixa Trio Completa 7000w 2 12 + 4d+ 2t + Modulo 4000w, disponível no link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-551965025-kit-caixa-trio-completa-7000w-2-12-4d-2t-modulo-4000w-_JM, meu palio tem uma bateria heliar 60A nova, pergunto: preciso de bateria auxiliar e de quantos Amperes e que custos adicionais eu terei.
    Abraço e fico no seu aguardo!

  24. ATENÇÃO: O canal para tirar suas dúvidas agora está na plataforma “respondam.me”.

    Para novas perguntas, por favor acesse: http://somparacarros.respondam.me
    Espero que lá as suas dúvidas sejam solucionadas mais rapidamente e com maior qualidade.

    As perguntas respondidas aqui iremos manter por tempo ainda indeterminado.

    Obrigado,
    somparacarros.net

  25. qual bateria devo usar para ligar um tornado de 1100 rms, 2 driver de 100 rms, tweeter de 100rms e um modulo de 1900 rms ??

  26. Qual módulo tenho que usar em 2 falantes de 3000rms bobina dupla, 2 st450 300rms jbl e 2 drivers d450 300rms jbl? posso usar um módulo de um canal e fazer o casamento correto? Pode me ajudar? Obrigado.

  27. Boa tarde, tenho 2 tornado bobina dupla de 4000 , qual modulo deve usar?

  28. ATENÇÃO:

    O canal para tirar suas dúvidas agora está na plataforma “respondam.me”.

    Para novas perguntas, por favor acesse: http://somparacarros.respondam.me
    Espero que lá as suas dúvidas sejam solucionadas com maior rapidez e melhor qualidade.

    Também, sempre que puder continuarei respondendo por lá.

    Deseja saber mais sobre assuntos que envolvem o som para carros? Veja os artigos abaixo:

    http://somparacarros.net/som-de-qualidade-como-montar
    http://somparacarros.net/subwoofer-1
    http://somparacarros.net/cd-player-automotivo-1
    http://somparacarros.net/modulo-de-som-conheca-e-entenda
    http://somparacarros.net/fios-e-cabos
    http://somparacarros.net/corrente-de-fuga
    http://somparacarros.net/alto-falante-para-grave-medio-e-agudo

    Obrigado,
    HelioMiyata / somparacarros.net

  29. tenho uma tornado 2000rms 4 ohms ele ligado num stetson 3k3 2 ohms ou ligando 2 tornado de 2000rms seria melhor

    • Olá Thomaz!

      Desculpe a demora nesta resposta!
      Talvez você já tenha solucionado, mas como essa pergunta pode interessar outras pessoas, vou deixar minha resposta aqui.

      Como o módulo rende melhor em 2ohms, o melhor seria ligar esses 2 subs de 4ohms em paralelo, resultando em 2ohms.
      Porém, tome cuidado com a potência do módulo em 2ohms, que não deve ser superior à potência suportada pelo conjunto, nesse caso, de 4000Wrms.

      No mais, lembre-se que novas perguntas você pode postar lá: http://somparacarros.respondam.me

      Grande abraço!

      HelioMiyata / somparacarros.net

  30. Tenho um módulo mono banda de 1200 ligado em 2 bravox uxp, porém o módulo vive queimando as vezes dura 3 dias já levei em 4 especialistas e ninguém resolve o ultimo falou que o falante está fechando curto, o rádio é um pionner

  31. olá amigo bom dia tenho um modulo taramps 1600w rms e um woofer de 1500w rms quero saber se posso colocar mais 2 medios graves selenium de 150w rms cada na mesma saida obrigado

  32. ENtao tenho um tarapms de 8.9 rms, estava tocando normal mas cortou e subiu fumaça demais, esperei uns minutos e liguei denovo e tocou denovo normalmente mas fiquei com medo de tocar forte, e ta um cheiro de queimado o que sera que aconteceu ???

  33. 2 alto falantes de 18 em 8 homs ligado em um modulo power system A -1000 DIGITAL
    da grave sim ou nao

  34. to com uma duvida,tenho um modulo de 3000 da buster e uma caixa trio simples,,meu mudulo liga normal,mas quando eu coloco a ciaxa para tocar ela toca bem baixinho por alguns minutos e depois para de tocar,mas o modulo continua ligado .. oque deve ser ?????

    • Olá Douglas!

      Conforme já anunciado em diversas ocasiões, o “espaço” para perguntas e respostas, tirar suas dúvidas sobre som agora é feita no “somparacarros.respondam.me”. A nova plataforma veio para otimizar o sistema de perguntas e respostas. Assim, eu re-postei a sua pergunta lá, além disso uma conta para você poder perguntar, responder e comentar também foi criada. Confira detalhes enviados para o seu e-mail.

      Para ver e acompanhar sua pergunta, acesse: http://somparacarros.respondam.me/question/o-que-pode-estar-acontecendo-com-módulo-h-buster

      Quando tiver tempo tentarei responder por lá também.

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata / somparacarros.net

  35. Olá,
    Estou montando um som para uma caminhonete Ranger e estou com algumas dúvidas:
    Primeiramente digo o que pretendo montar
    8 sub 12″ Pioneer;
    2 drivers d405;
    4 tweeters st400;
    Agora vem a dúvida. Inicialmente eu queria botar 6 pares de 69 pioneer, contudo, o técnico me recomendou botar 6 woofer de 10″, o som assim ficaria mais equilibrado, pois com as 69 ia faltar médios’. O técnico que vai instalar meu som me recomendou botar 6 eros 10″ de 300 rms, só que isso vai encarecer demais o meu projeto. Gostaria de saber se tenho alguma opção mais barata, andei olhando os woofers da JBL 10pw7 de 150 watts rms, vi comentários bom sobre esse modelo e custa a metade dos eros, será que ficaria bom substituir por esses? Será que ao invés de botar 6 eros eu colocasse 8 desses JBL ficaria legal? Desde já agradeço!

  36. Boa noite, tenho 2 subs de 8 desse modelo ( Woofer 8″ Magnum Mid Bass – 500 Watts ) no meu carro tinha um som com um sub de 15 hbuster, o modulo é taramps 4400, sera que se eu ligar os subs de 8 nesse modulo queima ?

  37. Tenho um modulo ts400 4 canais 2 ohms , qual o procedimento correto pra instalar 2 cornetas dx250 e 1 twitter ?

    • Olá Wemerson!

      Agora que a sua conta no “respondam.me” já está ativo, por favor refaça a sua pergunta lá. Aproveite e descreva (detalhe) as potências e as impedâncias de cada equipamento (módulo, driver e tweeter) para que possamos dar uma resposta correta.

      Abraços!
      HelioMiyata / somparacarros.net

  38. ola amigo minha duvida e tenho alguns equipamento de som mas n tenho modulos

    tenho 2 tornado selenium jbl 4000 de 18 pol que modulo taramps devo utilizar…
    tenho 4 driver d405 selenium
    2 super twiter st 400
    que modulo sterio taramps devo usar
    obrigado por me resolver meu pequeno problema …

    • Olá Rafael!
      Desculpe mas, conforme já falei várias vezes aqui, estou sem tempo mesmo para responder e dar atenção necessária a este blog.
      Também, conforme já anunciado várias vezes, há algum tempo as dúvidas estão sendo discutidas (perguntadas e respondidas) na “plataforma” do “respondam.me“.

      Assim, já criei uma conta pra você acessar, postar suas dúvidas e ajudar outras pessoas com suas respostas, quando possível. Por favor cheque o seu e-mail informado nesta sua pergunta (todas as caixas possíveis, inclusive do spam, se não receber nada na caixa/diretório principal) e siga as instruções.

      Na medida do possível, tentarei responder por lá também.

      Obrigado e um grande abraço!
      HelioMiyata / somparacarros.net

  39. Amigo muito bom o seu suporte técnico em som, parabens pela iniciativa.
    e vai ai minha duvida:

    o som do meu carro é original (Marea Turbo) e ja esta na hora de um UP grade, mas eu não quero nada escandaloso, quero qualidade de som, e estava pensando em usar falantes 5″ ou 6″ tipo mid bass, com 1 ou no máximo 2 sub de 8″ slim, para não ter que cortar lataria e manter o mais escondido possivel…..
    então a ideia seria:
    1 ou 2 subs de 8″ slim;
    2 de 5″ ou 6″ para as portas ( o que sugeri?);
    2 6×9″ na tampa traseira ( o que sugeri?);
    2 mid bass na tampa traseira

    qual modulo eu precisaria pra tocar esse conjunto com qualidade?
    o que acha desse projeto? Alias o CD player é original daqueles de fita K7 com disqueteira no porta malas, estou pensando em colocar um mais atual também….
    se puder dar sua dica ficarei muito grato.

    grande abraço.

    • Olá Estevão!
      Desculpe mas, conforme já falei várias vezes aqui, estou sem tempo mesmo para responder e dar atenção necessária a este blog.
      Também, conforme já anunciado várias vezes, há algum tempo as dúvidas estão sendo discutidas (perguntadas e respondidas) na “plataforma” do “respondam.me“.

      Assim, já criei uma conta pra você acessar, postar suas dúvidas e ajudar outras pessoas com suas respostas, quando possível. Por favor cheque o seu e-mail informado nesta sua pergunta (todas as caixas possíveis, inclusive do spam, se não receber nada na caixa/diretório principal) e siga as instruções.

      Na medida do possível, tentarei responder por lá também.

      Obrigado e um grande abraço!
      HelioMiyata / somparacarros.net

  40. boa noite. tenho um caixa trio com 1 SUBWOOFERS 12″ SELENIUM JBL BASS
    2 DRIVERS C/ CORNETAS SELENIUM
    1 SUPER TWEETERS SELENIUM
    3 DIVISORES (UM PARA CADA DRIVER E TWEETER)
    1 DUTOS
    1 MODULO TARAMPS TL1800

    FUNCIONOU 3 MESES E QUEIMOU A BOBINA DO SUBWOOFER..
    A PRINCIPIO A INSTALAÇÃO TA PADRÃO… minha duvida é se foi na regulagem do BASS BOOST que eu mexi e coloquei na frequência máxima de 10db e andava com o volume 30 do radio sony?

    • Olá Willian!
      Desculpe mas, conforme já falei várias vezes aqui, estou sem tempo mesmo para responder e dar atenção necessária a este blog.
      Também, conforme já anunciado várias vezes, há algum tempo as dúvidas estão sendo discutidas (perguntadas e respondidas) na “plataforma” do “respondam.me“.

      Assim, já criei uma conta pra você acessar, postar suas dúvidas e ajudar outras pessoas com suas respostas, quando possível. Por favor cheque o seu e-mail informado nesta sua pergunta (todas as caixas possíveis, inclusive do spam, se não receber nada na caixa/diretório principal) e siga as instruções.

      Na medida do possível, tentarei responder por lá também.

      Obrigado e um grande abraço!
      HelioMiyata / somparacarros.net

  41. Bom dia tenho um som na minha strada dois tornado 18 1.000 rms cada e 4 cornetas. ESTOU QUERENDO COMPRAR DOIS MEDIOS GRAVES DE 8 POLEGADAS VI NO MERCADO LIVRE DOIS QUE ME CHAMARAM A ATENCAO O JBL DE 140 RMS E UM MAGNUM REX DE 250 RMS MAIS NAO SEI SE O MAGNUM REX DE 250 E MESMO MELHOR QUE O JBL E EM QUESTAO DE QUALIDADE SER MELHOR.

    SE PODER ME AJUDAR VLW.

    • Olá Diego!
      Desculpe mas, conforme já falei várias vezes aqui, estou sem tempo mesmo para responder e dar atenção necessária a este blog.
      Também, conforme já anunciado várias vezes, há algum tempo as dúvidas estão sendo discutidas (perguntadas e respondidas) na “plataforma” do “respondam.me“.

      Assim, já criei uma conta pra você acessar, postar suas dúvidas e ajudar outras pessoas com suas respostas, quando possível. Por favor cheque o seu e-mail informado nesta sua pergunta (todas as caixas possíveis, inclusive do spam, se não receber nada na caixa/diretório principal) e siga as instruções.

      Na medida do possível, tentarei responder por lá também.

      Obrigado e um grande abraço!
      HelioMiyata / somparacarros.net

  42. fabiano dos santos
    27/abril/2015 at 5:42 pm

    Olá bos tarde eu tenho um modulo de 4 canal 3000 watts rms 2 sub de 15 pol 700 watts cada um e quero colocar dois woofer de 12,qual a melhor que vc me recomenda em relação a watts?

    Outra meu módulo esquenta muito quando aumenta o volume o que vc me recomemdaria para melhorar isto

    • Olá Fabiano!
      Desculpe mas, conforme já falei várias vezes aqui, estou sem tempo mesmo para responder e dar atenção necessária a este blog.
      Também, conforme já anunciado várias vezes, há algum tempo as dúvidas estão sendo discutidas (perguntadas e respondidas) na “plataforma” do “respondam.me“.

      Assim, já criei uma conta pra você acessar, postar suas dúvidas e ajudar outras pessoas com suas respostas, quando possível. Por favor cheque o seu e-mail informado nesta sua pergunta (todas as caixas possíveis, inclusive do spam, se não receber nada na caixa/diretório principal) e siga as instruções.

      Na medida do possível, tentarei responder por lá também.

      Obrigado e um grande abraço!
      HelioMiyata / somparacarros.net

  43. para um woofer de 250 w Rms que potencia deve ser o modulo ?

    • Olá Alan!
      Desculpe mas, conforme já falei várias vezes aqui, estou sem tempo mesmo para responder e dar atenção necessária a este blog.
      Também, conforme já anunciado várias vezes, há algum tempo as dúvidas estão sendo discutidas (perguntadas e respondidas) na “plataforma” do “respondam.me“.

      Assim, já criei uma conta pra você acessar, postar suas dúvidas e ajudar outras pessoas com suas respostas, quando possível. Por favor cheque o seu e-mail informado nesta sua pergunta (todas as caixas possíveis, inclusive do spam, se não receber nada na caixa/diretório principal) e siga as instruções.

      Na medida do possível, tentarei responder por lá também.

      Obrigado e um grande abraço!
      HelioMiyata / somparacarros.net

  44. bom dia aqui eu acho que eu liguei a bateri enverdida no meu som ai o meu módulo sai fumaça ele é um trampis 2.0 ele tem conserto

    • Olá Leandro!

      Primeiramente, desculpe mas estou sem tempo para responder e dar atenção necessária a este blog.
      Também, conforme já noticiado várias vezes, há algum tempo as dúvidas estão sendo discutidas (perguntadas e respondidas) na “plataforma” do “respondam.me“.

      Por favor acesse lá (http://somparacarros.respondam.me), crie uma conta e então re-poste sua pergunta lá. Dentro do possível, estarei respondendo por lá também.

      Obrigado e um grande abraço!
      HelioMiyata / somparacarros.net

  45. Boa tarde eu queria saber se o taramps ts 400×4 aguenta tocar dois Woofer 10″ JBL Selenium 10PW7 – 150 Watts RMS dois Super Tweeter JBL Selenium ST200 – 100 Watts RMS e dois Driver JBL Selenium D305 Trio – 75 Watts RMS

    • Olá Guilherme!

      Conforme já noticiado várias vezes, há certo tempo as dúvidas estão sendo discutidas (perguntadas e respondidas) na “plataforma” do “respondam.me“ por ser mais fácil/intuitivo e organizado.

      Por favor acesse lá (http://somparacarros.respondam.me), crie uma conta e então poste novamente a sua pergunta/dúvida lá.

      Dentro do possível, estarei respondendo/ajudando por lá também.

      Obrigado e um grande abraço!
      HelioMiyata / somparacarros.net

  46. qual medios de 8 eu compro? um magnum rex de 8 250 rms ou jbl de 8 omg600 de 300 rms? na faixa de preço de 120 reias!

    • Olá Alcides!

      Primeiramente, desculpe mas estou sem tempo para responder e dar atenção necessária a este blog.
      E, conforme já noticiado várias vezes, há certo tempo as dúvidas estão sendo discutidas (perguntadas e respondidas) na “plataforma” do “respondam.me“ por ser mais fácil/intuitivo e organizado.

      Por favor acesse lá (http://somparacarros.respondam.me), crie uma conta e então poste novamente a sua pergunta/dúvida lá.

      Dentro do possível, estarei respondendo/ajudando por lá também.

      Obrigado e um grande abraço!
      HelioMiyata / somparacarros.net

  47. Ola, instalei no meu carro um set de som:
    1 sub 10″ JL Audio 10w0v3 300rms 4ohms
    1 kit duas vias FOCAL integration IS 165
    1 par coaxial FOCAL integration IC 165
    1 Modulo amp AUDIOPHONIC club 800.4
    Gostaria de saber como configurar o modulo, sendo que coloquei 2 canais em bridge pro sub, e os outros dois canais coloquei pro kit duas vias..

    • Olá Renato!

      Primeiramente, desculpe mas estou sem tempo para responder e dar atenção necessária a este blog.
      E, conforme já noticiado várias vezes, há certo tempo as dúvidas estão sendo discutidas (perguntadas e respondidas) na “plataforma” do “respondam.me“ por ser mais fácil/intuitivo e organizado.

      Por favor acesse lá (http://somparacarros.respondam.me), crie uma conta e então poste novamente a sua pergunta/dúvida lá.

      Dentro do possível, estarei respondendo/ajudando por lá também.

      Obrigado e um grande abraço!
      HelioMiyata / somparacarros.net

  48. qual modulo devo usar para 2 woofers de 18 3000 rms cada um deles?

    • Olá Luiz!

      Primeiramente, desculpe mas estou sem tempo para responder e dar atenção necessária a este blog.
      E, conforme já noticiado várias vezes, há certo tempo as dúvidas estão sendo discutidas (perguntadas e respondidas) na “plataforma” do “respondam.me“ por ser mais fácil/intuitivo e organizado.

      Por favor acesse lá (http://somparacarros.respondam.me), crie uma conta e então poste novamente a sua pergunta/dúvida lá.

      Dentro do possível, estarei respondendo/ajudando por lá também.

      Obrigado e um grande abraço!
      HelioMiyata / somparacarros.net

  49. Eu tenho 2 alto falantes de 12 polegadas de 1100 Rms cada um, sendo que cada um tens 4Ohms
    e tenho 2 Corneta e 2 twite de 305, Qual potencia do modulo devo usar ??
    Obrigado atençao!

    • Olá Frank!

      Primeiramente, desculpe mas estou sem tempo para responder e dar atenção necessária a este blog.
      E, conforme já noticiado várias vezes, há certo tempo as dúvidas estão sendo discutidas (perguntadas e respondidas) na “plataforma” do “respondam.me“ por ser mais fácil/intuitivo e organizado.

      Percebi que você já tem uma conta aprovada no “respondam.me“, então por favor poste novamente a sua pergunta/dúvida lá.

      Dentro do possível, estarei respondendo/ajudando por lá também.

      Obrigado e um grande abraço!
      HelioMiyata / somparacarros.net

  50. Eu tenho 2 alto falantes de 12 polegadas de 1100 Rms cada um, sendo que cada um tens 4Ohms
    e tenho 2 Corneta e 2 twite de 305, Qual potencia do modulo devo usar ??

    • Olá Frank!

      Conforme respondido em uma outra pergunta sua, percebi que você já tem uma conta aprovada no “respondam.me“, então por favor poste novamente a sua pergunta/dúvida lá.

      Dentro do possível, estarei respondendo/ajudando por lá também.

      Obrigado e um grande abraço!
      HelioMiyata / somparacarros.net

  51. ola quero saber se posso ligar 2 d405 em Bridged no amplificar ts800

    • Olá Rafael!

      Primeiramente, desculpe mas estou sem tempo para responder e dar atenção necessária a este blog.
      E, conforme já noticiado várias vezes, há certo tempo as dúvidas estão sendo discutidas (perguntadas e respondidas) na “plataforma” do “respondam.me“ por ser mais fácil/intuitivo e organizado.

      Por favor acesse lá (http://somparacarros.respondam.me), crie uma conta e então poste novamente a sua pergunta/dúvida lá.

      Dentro do possível, estarei respondendo/ajudando por lá também.

      Obrigado e um grande abraço!
      HelioMiyata / somparacarros.net

  52. Boa Noite , comprei um som pioneer mvh-078ub ,tentei instalar ele no meu palio 2001 fire, ele nem deu sinal verifiquei os fusíveis , estão normal .

    O problema pode estar na fiacão? ou pode ser o aparelho?

    • Olá Ricardo!

      Sem verificar a instalação infelizmente é muito difícil dar uma respostas para o seu caso.
      Creio que o caminho é checar primeiro se a energia está chegando certinho até o som, se estiver tudo ok então é hora de checar o que está ocorrendo com o som. Na melhor das hipóteses pode estar havendo um mau contato em alguma fiação (chicote) ou na pior, algum problema dentro do som mesmo. Aí só um especialista para resolver.

      Tendo ainda dúvidas, por favor poste a sua pergunta lá: http://somparacarros.respondam.me Lá é mais organizado, poderá obter um maior número de respostas e a mesma dúvida pode ajudar outras pessoas.

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata / somparacarros.net

  53. Boa noite.
    Meu rádio pionner mvh-078ub esquenta muito e em pouco tempo, isso e normal neste aparelho?

    Obrigado.

    • Olá Antonio!

      A principal causa do alto aquecimento de um CD é a alta drenagem de corrente. Isso pode acontecer principalmente por dois motivos. Primeiro, naturalmente pelo volume alto do som, segundo, por ligar falantes de impedâncias incompatíveis.

      Esquentar é basicamente uma coisa normal, principalmente no calor do Brasil, porém o “tanto” normal é difícil de falar porque não podemos medir com um termômetro (até podemos mas é complicado né!). Comigo já aconteceu de quase eu nem conseguir manter o toque nele, porém sempre aguentou bem, sem problemas (porque as ligações estavam/estão sempre corretas).

      Se as ligações estão corretas, de acordo com o recomendado pelo fabricante, acho que não deve ficar muito preocupado. Mas bom senso sempre é fundamental em tudo, seja no nível de aquecimento, seja no volume do som etc.

      Se tiver dúvidas com relação à impedância (fator importantíssimo), leia isto: http://somparacarros.net/impedancia-saiba-tudo-sobre/

      Se ainda for preocupante, recomendo que procure um especialista (qualificado!).

      Para outras dúvidas, peço para que poste lá: http://somparacarros.respondam.me

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

  54. olá adquiri 2 woofer eros de 400wrms cada qual módulo deveria utilizar ?

  55. qual amplificador recomendar para tocar um Subwoofer nitro 700 rms e duas selenium d250x 100rms e um Super Tweeter Selenium St400 Trio 150w Rms.

    • Olá Felipe!

      Pensando em qualidade, eu particularmente não gosto muito desse tipo de combinação pois normalmente acaba deixando uma “lacuna” de frequência.
      Mas se for montar, recomendo que, pelo menos, use 2 módulos distintos (combinará melhor com a potência de cada conjunto e terá autonomia para regulá-los de acordo com cada tipo de destinação, volume, frequência etc). 1 para o sub e outro para os drivers/tweeters.

      Quanto à potência, a recomendação é sempre a mesma: que seja entre 80% e 100% da potência do falante/sub/driver/tweeter ou qualquer que seja o reprodutor sonoro, ou o conjunto deles, e, respeitando sempre os valores das impedâncias.

      Se você tem dúvidas sobre impedância, por favor veja: http://somparacarros.net/impedancia-saiba-tudo-sobre/

      Se tem outras dúvidas, recomendo que leia outros artigos contidos neste blog, que considero bastante esclarecedores.
      Persistindo dúvidas, por favor poste a sua pergunta lá: http://somparacarros.respondam.me

      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata – somparacarros.net

  56. ola ! boa tarde
    tenho um som com 3 pares de 6*9 pioner e 2 twiter
    queria saber qual modulo seria ideal para essa montagem ??

    • Olá Maycon!

      Para escolher um módulo, leve sempre em conta que o mesmo deve ter entre 80% e 100% da potência Wrms suportada pelo falante/sub/driver/tweeter ou qualquer que seja o conjunto/combinação deles. Ah, e leve sempre em conta também os valores das impedâncias, ou o resultado da combinação deles.

      Montar um som parece muito simples, mas se quiser montar um que te atenda perfeitamente e que não dê problemas, é preciso ter um certo embasamento técnico, como qualquer outra coisa.

      Se tem dúvidas sobre o assunto, um bom começo é lendo isto: http://somparacarros.net/som-de-qualidade-como-montar
      Há ainda vários outros artigos que considero bastante esclarecedores. Não deixe de não ler!
      Se persistirem dúvidas “off-topic” por favor poste a sua pergunta lá: http://somparacarros.respondam.me

      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata – somparacarros.net

  57. maycon
    28/setembro/2015 às 2:54 pm
    ola ! boa tarde
    tenho um som com 3 pares de 6*9 pioner e 2 twiter
    queria saber qual modulo seria ideal para essa montagem ??

  58. oi eu tenho uma caixa de som com dois alto falante OZ de 450 rms e tenho um modulo que nao e muito forte eu posso liga os dois alto falante juntos nele em brid oque pode acontecer com o modulo ?

  59. meu jovem bom dia, tenho som busther de tela e o mesmo ativa após abrir a porta, ontem a noite quando ativei o alarme pra sair, ele saiu fumaça no lado do botão ligar, ai num entendi nada, esta comigo a uns 9 meses, e nunca tive problema, tentei o colocar hoje cedo, a tela não me dar imagem, fica cinza, como se estivesse ligada e mais nada. o que fazer?

    • Olá Thiago!

      Se saiu até uma fumacinha é provável que algo deve ter queimado. Mas como não sou nenhum técnico é muito complicado de falar alguma causa, ainda mais porque teoricamente o alarme não deveria ter nada a ver com isso.

      Não tenho outra coisa a não ser recomendar que procure uma assistência especializada, seja em som automotivo ou da marca desse seu som.

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

  60. Me ajudem , tenho dois fones de 15 600 RMS , 2 tuites 100 RMS cada , duas cornetas de 100 RMS e um modulo de 1600 falcon , bateria moura de 60 ,esse som seria o bastante para tremer a mala por q náo vejo muita pancada agradesso desde ja

    • Olá Andre!

      Esse lance de “tremer o porta-mala” é muito relativo portanto é difícil de responder mas, só pra “início de conversa” já tive um sub-amplificado de 100Wrms que “tremia”, então, tremer por tremer até 100Wrms é suficiente, a amplitude disso é que vai definir se está bom pra vc ou não.

      Um conjunto de 600Wrms de boa qualidade e bem “calibrado” sei que é capaz de fazer um estrondo gigante então imagino que se 2 deles ainda não está te agradando, algo precisa ser revisto e/ou reparado. Veja se a intalação está tudo ok, com potência e impedância bem casados. Adicionalmente, um capacitor ajuda muito em pancadas fortes, e se o porta mala é de um sedã, saiba que com ele fechado segura muito o som (o porta-mala treme sim, mas o som fica abafado e xoxo).

      Se vc tem dúvidas sobre som e instalação, leia os artigos contidos aqui que creio ser bastante esclarecedores.
      Tendo outras dúvidas, poste lá: http://somparacarros.respondam.me

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

  61. boa noite ! tenho um cara preta 400W 4Ohms,uma d250x e um super tweeter de 100W,e estou querendo pegar um módulo b.buster 3000gl…gostaria de saber se preciso de uma bateria extra ou se posso ligar tudo diretamente na do meu carro,sem problemas ???

    • Olá Victor!

      Se esse módulo tem potência compatível para “alimentar” esse conjunto Sub/Driver/Tweeter que imagino ser entre 600~650Wrms acho que a bateria normal do carro manda tranquilo. Mas é claro que não dá pra abusar do tempo se o carro estiver desligado. Uma bateria nova sempre é muito bom (aguenta mais)!

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

  62. Olá.

    Tenho uma dúvida. Comprei um falante de 12’ da Spyder Nitro de 700rms usado, com bobina dupla 2+2 ohms, como estava ruim mandei recondicionar e a loja/fabricante de auto falantes, que o recondicionou me informou que ele não larga os 700rms descritos, que toca no máximo 400rms, será que esta informação procede?

    Pensando nisto comprei um modulo Taramps de 800 rms com 04 canais, liguei o falante em série para fechar os 4 ohms e liguei no módulo em Bridget que também fecharia os 4 ohms, casando assim as frequências, porém o som não está lá estas coisas, tá bem estranho. Será que pode ser a caixa que é mau feita/inferior a estas potencias ou o módulo não está com potencia o suficiente para este falante?

    Nas outras duas saídas do módulo liguei um drive e um tweeter de 100 rms cada e 8 ohms em paralelo para fechar também os 4 ohms e ligados Bridget.

    Obrigado.

    • Olá Jorge!

      O recondicionamento da bobina pode sim alterar totalmente a potência máxima suportada e a impedância também. É uma coisa bem técnica, como trocar uma lâmpada, mesmo sendo de tamanho igual podem variar muito a sua potência. Mas como a estrutura (carcaça) é projetada (otimizada, com todas especificações técnicas) para funcionar com a bobina original, o resultado da troca pode não ser boa assim, como quero falar a seguir.

      O seu descontentamento com esse som podem ser em virtude de várias causas. Como não conheço a caixa, é difícil falar se ela está bem projetada, principalmente na litragem. O módulo normalmente possui várias regulagens então precisava ver também se está tudo correto, algo errado pode comprometer totalmente o som também. E por fim, conforme ia dizendo, normalmente o recondicionamento meio que “acaba” com o desempenho original do falante. Honestamente dizendo, simplesmente acaba com o falante. A menos que seja um recondicionar muito bom, use material 100% original ou que funcione exatamente igual às especificações originais, vai mudar totalmente a característica sonora original. Como eu nunca tive sorte de pegar alguém assim, sempre me arrependi de mandar recondicionar, é entregar um falante e pegar outro, totalmente diferente, e pior, muito pior. A única vez que ficou relativamente bom foi quando eu comprei uma suspensão importada que prometia ser idêntica à original. Eu mesmo troquei, como não tenho habilidade pra isso aparentemente ficou muito feio, mas pra minha surpresa o resultado sonoro ficou ótimo. Também, é que troquei apenas a suspensão, mantendo o resto. Portanto, eu normalmente não recomendo o recondicionamento, exceto se o cara é realmente um ótimo profissinal, usa peças de reposição original e principalmente se não há outro modelo (novo) no mercado para substituí-lo (Como aconteceu comigo com uma caixa amplificada que era importada).

      Enfim, estas são as minhas impressões. Espero que clareie um pouco. Tendo outras dúvidas, poste lá: http://somparacarros.respondam.me

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

  63. Bom dia
    Instalei o som no meu carro, porem ele esta com um probleminha, as vezes eu estou escutando e do nada ele para, porem todas as funcoes do radio pega normal, somente nao sai som.Dai somente se eu desconecta os plugs do radio ele volta a pegar nornal, dai depois acontece de novo, pelo que taha acontecendo creio que não de seja mau contato.

    • Olá Leandro!

      Desculpe mas não vou poder te ajudar nessa porque não sou técnico e nunca tive algum problema parecido. Será que ele não está ativando algum circuito de proteção? Dá uma olhada em todos os cabos e conexões, e no manual do Rádio/CD se fala alguma coisa do tipo.

      Não resolvendo, recomendo que procure um especialista mesmo. Tente também refazer a pergunta lá: http://somparacarros.respondam.me

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

  64. Boa tarde
    Tenho dois jarrao da eros 400 e uma st400 e uma ts 400 pra toca eles, e ai fica destorcendo quando aumenta, o que eu faço?!

  65. Bom dia galera. comprei recentimente, uma caixa de Som dutada queria liguei tudo,
    so que o som so sai baixo e so consigo ligar um componente pra sair som,quando ligo todos no modulo nao sai som nenhum.minha bateria e de 45 amp. pode ser isso ou meu som que nao aguenta empurrar o modulo?

    -Modulo Detoner dt4000x4
    -2 sub street 700 12″
    – 4 cornetas
    – 2 drives super twiter

    o som é relento Marca “Onn” kkkkkk
    e som tem duas saídas RCA e o mudulo tem 4.como posso ligar????
    alguem pode ajudar????

  66. Então bom dia eu tenho duas tornado 1100 em caixa normal porem meu grave e bem gostoso meio puxado pro sub e em altas estrupa tudo sé eu por na caixa ts meu grave vai fica seco ?

  67. Boa tarde, eu tenho no carro um trio com um alto falante de 15″ da Selenium de 300 Watts/RMS, duas corneta e um driver Sturdy, Gostaria de saber se um Modulo SD400 tocaria esse conjunto, ou pelo menos só o Sub…. Muito obrigado!!

  68. Boa tarde galera!

    tenho um 2 woofer de 75rms cada, eu estava querendo tirar 1 woofer e por um sub de 300rms, posso fazer isso? irei perder qualidade de som? não entendo muito sobre, Porem sinto que meu som falta um pouco de “batida”, porem estou em duvida se o som irá ficar mais baixo porem com uma batida mais forte.

    Obrigado!!

  69. Fala amigo,
    tenho um modulo taramps 400×4 e tenho 2 cornetas d250x e 2 twitter st200, ele empurra mais alguma corneta ?
    obrigado

  70. Olá, estou pensando em montar um som com dois fones Woofer Eros E12 Hammer 5.2K Black 12 Polegadas 2600W RMS 4 Ohms, qual o módulo, Tweeter e cornetas, daria para ficar um som alto e de boa qualidade?
    Será necessária uma bateria de caminhão? jah que a minha eh da FIAT apenas 45 A.

  71. Gostaria de uma opinião se o crossover da JFA 3 vias é bom para tocar 2 de 12, 3 par de 6×9 e 2 tuiter ???

  72. eu tenho um módulo banda voxpert 980 rms 2 ou 1 canal, como faço para ligar só um canal para ficar com 2Ohms? devo colocar o cabo apenas no L (mono) e nenhum no R que automaticamente ficará os 980 rms nesse canal?

  73. Olá, tenho uma potência H-buster 1200w faz um tempo que ela está parada e chegou a molhar, gostaria de saber como faço um teste pra saber se ela ainda está funcionando ou não?

  74. Boa noite!
    Quais módulos devo compra pra aguenta 2 woofer magnum rex de 15 pol 1000w rms + 4 drivers d 250 e 2 super teewters jbl 300w ?

  75. Ola amigo, Tenho 2 sub upgrade de 12 bobina dupla, 4 cornetas selenium d200 e 2 super twitter . qual modulo devo usar para esse som?

  76. eaai eu tenho dois tornados de 15 e estava tocando só um o outro tava parado dae o que tava tocando parou e o que tava parado começou a tocar aguem pode me ajudar ?

    • Olá Abner!

      Só consigo imaginar que havia uma chave para inverter os falantes e então vc os inverteu ou houve algum problema de mau contato que coincidentemente acabou desligando um e ligando o outro.

      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata – somparacarros.net

  77. tenho 2 tornado de 18 polegadas de 2200, qual auto falante ideal para fazer o médio?
    por favor me da uma sujestao
    polegadas, rms , impedancia

    • Olá Wallace!

      Mesmo para médios, tecnicamente falando na verdade quanto maior melhor, mas levando o bom senso em conta, creio que um de 6″ a 10″ “responderia” bem nos médios. Mas se vc deseja um longo alcance sem distorção, realmente quanto maior é melhor.

      A potência também depende muito da sua aplicação. Mas em geral, entre 50 e 150 Wrms dá muito certo.
      Qto à impedância, vc deve adequar ao seu módulo.

      Se vc tem dúvidas sobre o assunto, recomendo que leia esses e outros artigos relacionados:
      http://somparacarros.net/alto-falante-para-grave-medio-e-agudo
      http://somparacarros.net/impedancia-saiba-tudo-sobre

      Se outras pessoas puderem contribuir com uma resposta, opinião, creio que seja bom pra todos nós!

      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata – somparacarros.net

  78. um mídia player pioneer mvh x – 178ui roda um kit de alto falante de 240 rms sem módulo?

    • Olá Jefferson!

      Desculpe mas como eu não conheço esse som da Pioneer, recomendo que leia/veja as informações técnicas desse aparelho. É de longe a melhor forma de saber a respeito disso. Mas penso que para ter um melhor aproveitamento desses falantes, o melhor seria com um módulo mesmo.

      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata – somparacarros.net

  79. Olá, Comprei um DVD pionner AVH-X5780TV e nele vem dizendo que possui crossover, com isso então não precisarei de comprar um crossover separado ? Se eu comprar um outro, o som fica melhor ?

    • Olá Thalys!

      É uma resposta meio complicada, pode ser sim ou não. Na verdade, depende!
      Depende de quanta opção de controle vc tem nesse DVD. Se for o suficiente para vc, talvez dispense um crossover “dedicado”. Mas se vc deseja uma regulagem além do que o DVD oferece, então é bom ter um crossover à parte. Lembre-se que alguns controles principais normalmente existem nos módulos também. Então, tudo depende do que vc quer fazer, controlar. Tendo um som (CD/DVD) e um módulo bom muitas vezes já é o suficiente, pelo menos eu acho.

      Vc pode experimentar sem, e se sentir falta, comprar depois. É uma sugestão.

      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata – somparacarros.net

  80. Boa tarde. Tenho uma bateria de 60amperes gostaria de saber se ela aguenta um trio de 12 com subwoofer de 500 rms um driver e mais um twiter, tambem tenho um modulo de 800 rms. Obrigado

    • Olá Ricardo!

      Para um uso normal, comum aguenta tranquilamente, mas se vc pretende ouvir muito tempo com o carro desligado recomendo que instale um segundo, isolado, por questão de segurança (não ficar na mão). E para melhorar no grave, um capacitor pode ser útil.

      Ah, lembre-se também que se a bateria já tem um bom tempo de uso, a sua capacidade pode ter diminuído para 50, 40 ou até menos do que isso. A capacidade nominal, no seu caso de 60Ah é válido para baterias novas, com tempo essa capacidade cai gradativamente.

      Abraços e boa sorte!

      *Achou útil ou que pode ser útil para outras pessoas? Por favor, compartilhe! Obrigado! 🙂

  81. Som alto e carro baixo
    15/janeiro/2016 at 9:27 am

    Eu tenho 2 subs bravox de 15 4 cornetas bixo papão e 2 TS nas portas porque os meu subs e as cornetas parou de funcionar e as TS das portas estão funcionando

    • Olá Lucas!

      É difícil dar uma resposta sem ver de perto, mas pelo seu relato, a impressão é que os subs e as cornetas estejam “alimentados” por um módulo, enquanto os tweeter’s pelo CD/Head-unit, e, ter havido algum problema com o módulo, o que fez com que não mandasse som para os subs e cornetas.

      Faça uma revisão/checagem no seu som por completo, ou leve para uma assistência especializada.

      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata – somparacarros.net

      *Se isto te ajudou ou acha que ajudaria outras pessoas, por favor compartilhe! Obrigado 🙂

  82. Pessoal bom dia!

    Quero montar um som no meu hb20 2016. Ele vem com uma bateria de 45 amperes.

    Quero montar um sistema de som no rádio original dele.

    Segue os itens:

    Caixa trio: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-717900922-caixa-super-trio-selenium-jbl-tornado-1100w-st400d250xmod-_JM#eshop_AGFPARTS

    Kit 2 vias: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-686537398-kit-2-vias-de-6-polegadas-jbl-selenium-62v4a-140w-rms-4-ohms-_JM

    Par de triaxial para traseira: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-698502738-kit-auto-falante-jbl-selenium-flex-6-pol-triaxial-100w-rms-_JM

    Lembrando que na caixa trio ja vem um módulo amplificador Hurricane H1 650.4

    Vocês acham que isso está bom?
    A bateria vai aguentar ou preciso colocar uma bateria auxiliar?
    O som original do hb20 vai empurrar toda a potencia dos equipamentos?
    Preciso comprar um crossover?

    Aguardo retorno.
    Abraço!

    • Olá Luiz!

      Se vc costuma ouvir muito som com o carro desligado, recomendo uma bateria superior, de 60 ou mais. Dependendo, é bom também ter uma reserva, se não quiser ficar na mão. Isso depende muito do seu uso.

      O CD/Head-unit normalmente só tocam os falantes pequenos, então, como outros maiores estarão alimentados com módulos dedicados, creio que não haverá problema quanto a isso.

      O crossover serve mais para vc filtrar e regular bem o som. A menos que o som não fique como esperado, e que só com uma regulagem fina resolveria, pode se pensar em um, mas muitas vezes o próprio CD/Head-unit e módulos já vêem com bastante regulagem que dispensam um crossover.

      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata – somparacarros.net

  83. tenho um modulo roadstar 2400w e uma caixa com 2 falantes de 12, eu mesme liguei o som e caixa ao aparelho de som, o som esta saindo perfeito, sera que mesmo o som estando perfeito posso ter ligado ao cabo RCA errado ?

  84. Bom dia

    Tenho um fone de 12 pioneer de 300 rms um medio de 8 snake de 300 rms, uma corneta de 100rms e uma twiter…Gostaria de saber quais os modulos coloco para meu som tocar perfeitamente.

    • Olá Rayony!

      Desculpe mas, conforme sempre falo aqui, é difícil recomedar um módulo ou falante porque existem muitos modelos, precisaria verificar cada detalhe do conjunto antes (que são muitos) e até porque no fim tudo é um gosto muito pessoal. Não trabalho com isso (revenda de som automotivo) para ter em mente modelos e mais modelos, seja de módulo ou falantes para poder recomendar, sou aficionado por som, especialmente de qualidade e por isso gosto de ajudar com informações mais técnicas para que as pessoas possam extrair o máximo do seu som, com qualidade e segurança. Fique à vontade para fazer qualquer outro tipo de pergunta. Abraços e boa sorte!
      Ah, se alguém puder fazer essa recomendação todos ficamos gratos 🙂

      Artigos que podem te ajudar:
      http://somparacarros.net/modulo-de-som-conheca-e-entenda
      http://somparacarros.net/potencia-dos-alto-falantes
      http://somparacarros.net/impedancia-saiba-tudo-sobre

      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata – somparacarros.net

  85. Muito top

    Tenho 2 tornados 15″ 5000 de 2500 rms 4 ohms cada e quero montar esse som no fox
    Posso colocar um taramps 6500 pra tocar eles? E de quantos ohms e saída ?
    Tenho tbm 4 drivers selenium d405 8 ohms cada posso colocar o módulo taramps 1200×4 ? E de quantos ohms e saída ?
    Qual bateria e fonte devo usar?
    Devo colocar mais algo?
    Ah poderia me indicar tbm um modelo de caixa e tamanhos
    Tenho disponível 92 largura, 50 prof parte de baixo, 36 prof parte de cima e 50 altura
    Por favor me ajude?

    • Olá Diogo!

      Em todos os projetos de som, é muito importante que vc “case” as impedâncias e adequem as potências para obter o máximo de rendimento sem comprometer a segurança (superaquecimento ou até mesmo a queima).
      Se vc quer montar um som pesado, recomendo que opte por uma bateria maior possível que caiba no seu carro. Melhor ainda, se puder adicionar uma extra para segurança. Mas no uso comum não acho necessário.
      Qto ao tamanho das caixas, siga as recomendações do fabricante, especialmente quanto à litragem e duto (caso opte por ele). Alguns ajustes podem não fazer tanta diferença, mas se diminuir muito com certeza vai comprometer o som (potência e qualidade).

      Se vc tem muitas dúvidas, recomendo que leia este e outros tópicos do blog:
      http://somparacarros.net/category/instalacao/

      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata – somparacarros.net

      *Se isto te ajudou ou acha que ajudaria outras pessoas, por favor compartilhe! Obrigado 🙂

  86. Bom dia. Gostaria de saber qual modulo pra tocar o médio grave com 2 falantes eros mg de 300 rms + 4 drives selenium d250 trio e 2 twiter hinor??

    • Olá Alan!

      Desculpe mas, conforme sempre falo aqui, é difícil recomedar um módulo ou falante porque existem muitos modelos, precisaria verificar cada detalhe do conjunto antes (que são muitos) e até porque no fim tudo é um gosto muito pessoal. Não trabalho com isso (revenda de som automotivo) para ter em mente modelos e mais modelos, seja de módulo ou falantes para poder recomendar, sou aficionado por som, especialmente de qualidade e por isso gosto de ajudar com informações mais técnicas para que as pessoas possam extrair o máximo do seu som, com qualidade e segurança. Fique à vontade para fazer qualquer outro tipo de pergunta. Abraços e boa sorte!
      Ah, se alguém puder fazer essa recomendação todos ficamos gratos 🙂

      Artigos que podem te ajudar:
      http://somparacarros.net/modulo-de-som-conheca-e-entenda
      http://somparacarros.net/som-de-qualidade-como-montar
      http://somparacarros.net/potencia-dos-alto-falantes

      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata – somparacarros.net

  87. eu queria saber qual potencia de driver e twitter usar em um subwoofer de 12 .com 800w rms
    para não ficar com muita voz doque pancada você pode responder pra mim ?

  88. boa tarde,eu tenho um moduló amplificador taramps ts 1200 1200w rms 4 canais e 2 ohms ,e queria saber se eu posso botar 2 Super Tweeter Selenium Jbl St400 Trio 150w Rms 8 Ohms Som ,nesse modulo que tenho ???

  89. Clayton borges de carvalho
    13/fevereiro/2016 at 5:36 am

    Bom dia tenho dois alto falantes pionner 400w rms cada um qual è a potencia adequada para eles obrigado.

  90. Bom dia,

    há uma semana comprei uma caixa dutada com um subwoofer de 12″, usei alguns dias e ontem percebi um pequeno vazamento de ar por cima do subwoofer. Levei no cara que me vendeu e estavam faltando dois parafusos. Esse tempo que ultilizei o subwoofer com vazamento pode ter sido prejudicial à sua durabilidade?

    Obrigado

    • Olá Tiago!

      Não vejo motivos para se preocupar com danos ao Sub pelo simples vazamento do ar. Isso normalmente prejudica apenas o som. Qualquer vazamento pode prejudicar muito o som, mas não compromete o sub (a menos que vc use sem a caixa ou sem pressão nenhuma).
      Se o problema do som foi resolvido, creio que esteja tudo ok!

      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata – somparacarros.net

      *Se isto foi útil ou acha que seria útil para outras pessoas, por favor compartilhe! Obrigado 🙂

  91. oi to montando um som e quero saber qual o modulo ideal para meus medios que sao 3 magnun de 250 w rms cada com 8 hom

    • Olá Luiz!

      Com relação à potência, se são 3 woofers de 250Wrms cada, um módulo entre 600Wrms e 750Wrms creio que está ótimo. Já com relação à impedância, como são 3 de 8ohms a conta vai ficar meio quebrada, mas ligando tudo em paralelo vai resultar em 2,67ohms. Como é difícil encontrar um módulo com essa especificação, recomendo que opte por um que aceite até 2ohms ou use apenas 2 woofers em paralelo para resultar num conjunto de 4ohms e 500Wrms. Claro, nesse caso vc terá que optar por um módulo entre 400Wrms e 500Wrms, e 4ohms (aí a conta fecha perfeitamnte!).

      Já quanto ao modelo, desculpe mas, conforme sempre falo aqui, é difícil recomedar um módulo porque existem muitos modelos, precisaria verificar cada detalhe do conjunto antes (que são muitos) e até porque no fim tudo é um gosto muito pessoal. Não trabalho com isso (revenda de som automotivo) para ter em mente modelos e mais modelos, seja de módulo ou falantes para poder recomendar, sou aficionado por som, especialmente de qualidade e por isso gosto de ajudar com informações mais técnicas para que as pessoas possam extrair o máximo do seu som, com qualidade e segurança. Fique à vontade para fazer qualquer outro tipo de pergunta.
      Ah, se alguém puder fazer essa recomendação todos ficamos gratos 🙂

      Artigo que pode ser útil: http://somparacarros.net/som-de-qualidade-como-montar

      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata – somparacarros.net

  92. qual taramps pra tocar 12 6×9 duas cornetas e dois twiter?

  93. o taramps TI1800 de tres canais ele toca 12 6×9 duas cornetas e dois twiter?

  94. bom dia eu tenho um dvd pioneer porem ele liga norma mais os meus modulo nao acendem ne uma luz nem passa som para a caixa cornetas ja verifiquei os fusiveis esta tudo ok qoeu deve ser

    • Olá Edson!

      Muitos podem ser as causas disso, então é complicado falar oquê, ainda mais “de longe”.
      As primeiras providências é checar se todos os fios e cabos estão devidamente ligados, conectados/encaixados e se não há nenhum corte ou interrupção nisso. Em seguida, verifique também as configurações e ajustes, tanto do DVD/Head-unit e do módulo. Caso mesmo assim o problema persista, aí já recomendo que leve a um especialista para checar melhor (caso vc tenha essa dúvida) e/ou para checar o módulo que pode estar com algum problema mais sério.

      Enfim, desejo boa sorte, que tudo se resolva da melhor forma possível!
      Abraços!

      *Se isto te ajudou ou acha que ajudaria outras pessoas, por favor compartilhe! Obrigado 🙂

  95. boa tarde,

    eu tenho um som com dois eros 5.0 e coloquei 4 driver d 405 trio da selenium, bem você acha que eu deveria colocar médio grave ou os driver podem substituir os mesmos?

    valeu

    • Olá Karlos!

      Via de regra, eu prefiro um som mais balanceado e portanto recomendaria um médio ou médio grave. Mas é muito questão de opinião. Se vc acha que está bom, acho que tranquilo, nem precisa mexer.

      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata – somparacarros.net

  96. olá tenho um modulo da stetsom 400.4 mini tocando um pioneer 12 polegadas 400w, 2 pares de trixiais de 600w pioneer+dois tweeters. Seria possivel e conveniente adicionar mais 2 drivers( cornetas) pra esse módulo ?

    • Olá Rodrigo!

      Precisava ver certinho as potências em Wrms, pois acredito que há uma distorção de valores aí.
      É importante que a soma do conjunto de falantes seja entre 100% e 125% do total da potência do módulo para um ótimo rendimento. Tudo medido em Wrms. Lembrando também de “casar” sempre as impedâncias. Por isso, adicionando muitos falantes (woofers, tweeters etc) aleatoriamente não é uma prática muito boa porque altera todos os valores do conjunto.

      Recomendo que leia: http://somparacarros.net/som-de-qualidade-como-montar
      http://somparacarros.net/impedancia-saiba-tudo-sobre

      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata – somparacarros.net

      *Se isto te ajudou ou acha que ajudaria outras pessoas, por favor compartilhe! Obrigado 🙂

  97. ola bom dia ajuda eu ai kkk entao eu to com um jbl d 12 de 8.0 de 4.000,00 rms e mais 2 d 12 1.200 rms cada e 2 potencia uma d 5.000,00 rms e outra d 800 rms hd tarampis eu eu prescizo mais duke medidor d bateria um crossover e e sai um som legal e tenho 2 bateria uma de 130 ap e ota d160 ap e uma fonte ja nu jeito !!!

  98. Amigo tenho uma Caixa Trio Selada com 01 Alto Falante Subwoofer 12″ JBL Selenium Street Bass Roxo 12W1A 250W RMS impedância 4ohms Diâmetro bobina: 60mm + 01 Corneta 200w + 01 Super Tweeter Selenium St400 Trio 300w 150rms. Atualmente uso um B Buster 1200w, mas esta esquentando e desliga quando aumento o som depois de uns 20 minutos aquece o modulo entra em modo de proteção, queria uma opinião de qual modulo comprar e caso alguém tenha uma explicação sobre o fato. Os módulos da soundigital são bons?
    Vlw galera

    • Olá Cristiano!

      O que eu imagino é que a impedância do conjunto (Sub/tweeter) não está de acordo com o aceitado pelo módulo, isto é, abaixo, e por isso o módulo esquenta e entra em proteção para evitar queima. Recomendo que dê uma verificada nisso.

      Caso vc tenha dúvidas a respeito, por favor leia:
      http://somparacarros.net/impedancia-saiba-tudo-sobre

      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata – somparacarros.net

      *Se isto te ajudou ou acha que ajudaria outras pessoas, por favor compartilhe! Obrigado 🙂

  99. Ola gostaria de tirar uma duvida….
    Qual das duas alternativas é melhor:
    2 sub de 8″ ou 1 de 12″??
    qual dessas duas é mais potente?
    VLW

    • Olá Eliezer!

      Normalmente eu prefiro um maior do que 2 pequenos. Fisicamente, acho que é capaz de reproduzir melhor os graves, distorce menos e tem um alcance melhor. Mas isso depende de vários fatores, como fabricante, tipo de material utilizado etc etc, por isso não dá pra falar que é uma regra. Recomendo que procure saber mais a fundo sobre cada um desses subs, opiniões sobre eles, e melhor ainda, se puder testar. Se ainda ficar dúvida, minha recomendação é que opte por 1 maior.

      Ah, a potência muitas vezes não serve muito de parâmetro (veja: http://somparacarros.net/potencia-dos-alto-falantes). Se vc deseja maior SPL, normalmente, como falei, os maiores mandam melhores.

      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata – somparacarros.net

  100. Ola , tenho dois alto falntes um de 150w outro de 300w , qual modulo seria bom pra eles ?

    • Olá Gabriel!

      Desculpe mas, conforme sempre falo aqui, é difícil recomedar um módulo ou falante porque existem muitos modelos, precisaria verificar cada detalhe do conjunto antes (que são muitos) e até porque no fim tudo é um gosto muito pessoal. Não trabalho com isso (revenda de som automotivo) para ter em mente modelos e mais modelos, seja de módulo ou falantes para poder recomendar, sou aficionado por som, especialmente de qualidade e por isso gosto de ajudar com informações mais técnicas para que as pessoas possam extrair o máximo do seu som, com qualidade e segurança. Fique à vontade para fazer qualquer outro tipo de pergunta.
      Ah, se alguém puder fazer essa recomendação todos ficamos gratos 🙂

      Este artigo pode ser útil:
      http://somparacarros.net/som-de-qualidade-como-montar

      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata – somparacarros.net

  101. qual modulo bom pra puxa 2 auto falante de 15 eros de 1500 rms ? qual modulo bom e a potencia ?

    • Olá Renato!

      Desculpe mas, conforme sempre falo aqui, é difícil recomedar um módulo ou falante porque existem muitos modelos, precisaria verificar cada detalhe do conjunto antes (que são muitos) e até porque no fim tudo é um gosto muito pessoal. Não trabalho com isso (revenda de som automotivo) para ter em mente modelos e mais modelos, seja de módulo ou falantes para poder recomendar, sou aficionado por som, especialmente de qualidade e por isso gosto de ajudar com informações mais técnicas para que as pessoas possam extrair o máximo do seu som, com qualidade e segurança. Fique à vontade para fazer qualquer outro tipo de pergunta.
      Ah, se alguém puder fazer essa recomendação todos ficamos gratos 🙂

      Estes artigos podem te ajudar a enteder um pouco mais:
      http://somparacarros.net/modulo-de-som-conheca-e-entenda
      http://somparacarros.net/som-de-qualidade-como-montar

      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata – somparacarros.net

  102. tenho uma caixa de som com um sub dois auto falantes 69 com duas tuite i uma corneta gostaria de saber se o modulo TS400 aguenta esse tipo de som pois o modulo 20-80 não aguentou queimou! aguardo resposta obrigado.

  103. Olá,
    gostaria de saber qual melhor medio grave pra acompanhar um sub bravox endurance 2k 800rms, melhor seria um snake 10″ ESX 410 400rms ou Magnum Extreme Sound Suspensão Tecido 10″ 500rms ? Ou me indicam outro?

    • Olá Henrico!

      Desculpe mas, conforme sempre falo aqui, é difícil recomedar um módulo ou falante porque existem muitos modelos, precisaria verificar cada detalhe do conjunto antes (que são muitos) e até porque no fim tudo é um gosto muito pessoal. Não trabalho com isso (revenda de som automotivo) para ter em mente modelos e mais modelos, seja de módulo ou falantes para poder recomendar, sou aficionado por som, especialmente de qualidade e por isso gosto de ajudar com informações mais técnicas para que as pessoas possam extrair o máximo do seu som, com qualidade e segurança. Recomendo que refaça sua pergunta em http://somparacarros.respondam.me
      Ah, se alguém puder fazer essa recomendação todos ficamos gratos 🙂

      Se deseja montar um som de qualidade, recomendo que leia:
      http://somparacarros.net/som-de-qualidade-como-montar
      http://somparacarros.net/alto-falante-para-grave-medio-e-agudo

      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata – somparacarros.net

  104. Boa Tarde a todos.

    É a minha primeira vez no site e tenho uma dúvida sobre qual módulo usar.

    Vou comprar um Trio Subwoofer Sturdy 150W + Super Tweeter STI Sturdy 120W + Driver Sturdy 100W.

    É uma caixa boa? Qual a potencia do módulo que preciso comprar para ter um som de ótima qualidade mesmo alto?

    Pesquisei mósulo e achei de 2600W e de 3200W. Pode ser inferior ou precisar ser desses mesmo?

  105. qual tocaria mais 2 de 12 tormento HVX de 600rms cada ou 1 target bass de 1500rms?

    • Olá Marcos!

      Sem conhecer esses subs de perto é difícil opinar, mas sugiro e provavelmente iria com 2 subs mesmo que a potência total do conjunto seja um pouco inferior à um sub único. Estou levando em conta que ambos os subs são de 12 pol.

      Qualquer dúvida, tente postar lá: http://somparacarros.respondam.me

      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata – somparacarros.net

  106. tenho um taramps HD-3000 ele ta tocando 2 de 12 de 600rms cada e ta ligado só na bateria do cofre de 60ah e nunca deu problema mais agora o taramps ta entrando em proteção msm com uma fonte de 50a oq pode ser?

  107. Ola, tenho um som com (2 SDS 2.7K) e (4 D405 da silenium) e um toca cd da pioneer mais nao tenho crossover , qual regulagens devo usar no toca CD?

    • Olá Matheus!

      Muitos ajustes feitos no crossover podem ser feitos no CD/Head-unit ou no módulo. Isso depende de cada CD e de cada módulo, mas o básico geralmente estão lá e é possível fazer com que o som fique muito bom. Eu por ex. nunca usei um crossover dedicado, apenas CDs e módulos de boa qualidade, com bons ajustes, e sempre tive um som muito bom, de qualidade, fazendo com que não sentissse falta de um crossover, pelo menos até agora 🙂

      Se vc tem dúvidas de como fazer os ajustes, recomendo que leia:
      http://somparacarros.net/cd-player-automotivo-1 (e os artigos subsequentes)
      http://somparacarros.net/modulo-de-som-conheca-e-entenda (e os artigos subsequentes)

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

      *Se isto te ajudou ou acha que ajudaria outras pessoas, por favor Recomende, Compartilhe! Obrigado 🙂

  108. Pergunta !!
    Ola , tenho um som com 2 subs da pionner de 1200 watts , e um kit 2 vias bravox diamond , tocando com uma booster power one 2400W
    Gostaria de saber , porque meu tweeters estao cortando quando aumento um pouco o som , nao aumento muito , com o som baixo eles estao cortando , sendo que a ligacao esta feita no mesmo canal dos Midbass , os tweeters estao com os crossover originais do kit ! ja fiz de tudo , regulagem , instalaçao ! nao sei mais oque fazer , se puder me ajudar !

    • Olá Bruno!

      Desculpe mas eu também não vejo um motivo específico para isto estar acontecendo. Talvez vc já tenha feito mas, a única recomendação é que verifique novamente toda a fiação/conexão, os ajustes do CD/Head-unit, do módulo e do crossover (se houver), se não há algum problema com eles (no condensador, por ex) e se o set/conjunto está de acordo com o especificado. Se o corte acontece com os 2 tweeter’s é provável que o problema seja antes dele, mas se acontece apenas com 1 o problema pode ser inclusive no tweeter.

      Caso o problema peresista, recomendo que leve a um especialista.

      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata – somparacarros.net

  109. Boa Tarde!
    Tenho 2 pares de 6×9 da pioneer de 100RMS cada uma e um modulo stetsom 480RMS…. Estou qrendo comprar 2 pares de 6×6 da pioneer de 50RMS cada uma, uma 12 de 400 RMS e de modulo um taramps de 800RMS…. O que devo fazer? Colocar as 6×6 e as 6×9 no taramps e a 12 no stetsom ou deixar elas no stetsom e comprar um modulo mais fraco pra 12?
    Obs: vou deixar as 6×9 só com a voz….
    obrigado

  110. Galera , queria saber oq é preciso para montar um som bom , tipo , a bateria , modulo , corneta , caixa , td no geral ,todos os acessorios , vlw

    • Olá Leo!

      Desculpe a demora em responder. Ando com pouquíssimo tempo!
      O que eu posso recomendar é que leia este artigo, talvez clareie um pouco:

      http://somparacarros.net/som-de-qualidade-como-montar

      Dê uma olhada geral em outros artigos do blog também, pode te ajudar um pouco mais.

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

      *Dedico boa parte do meu tempo para ajudar outras pessoas. Se isto te ajudou ou acha que ajudaria outras pessoas, por favor Recomende, Compartilhe! Obrigado 🙂

  111. ola eu tenho um par de auto falante h buster de 15″ 500W cada tem perigo eu usa um modulo booster de 2400w modelo do modulo é BA 4510D

    • Olá Rafael!

      Precisava saber quanto está dando de impedância no conjunto de falantes e quanto o módulo rende nessas condições.
      A princípio, se a base desses valores estão todos em Wrms, é uma ligação que eu não recomendo pois o módulo pode fornecer até 240% da potência máxima suportada pelos falantes. O recomendado é que seja de até 100%.

      Talvez esses artigos podem te esclarecer um pouco mais:
      http://somparacarros.net/potencia-dos-alto-falantes
      http://somparacarros.net/impedancia-saiba-tudo-sobre

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

      *Dedico boa parte do meu tempo para ajudar outras pessoas. Se isto te ajudou ou acha que ajudaria outras pessoas, por favor Recomende, Compartilhe! Obrigado 🙂

  112. eu vou montar uma caixa com bicho papao de 15 , uma corneta d trio d405 , e tenho uma duvida, pq uma corneta d trio toca muito , e gosto muito de grave , qual caixa eu deveria por para ter um grave mais seco ?

    • Olá Leornardo!

      Desculpe a demora na resposta. Ando com pouquíssimo tempo.
      Não sei se entendi a pergunta mas, se vc deseja uma pancada mais seca, talvez uma caixa selada seria melhor indicado. Pelo menos tenho notado isso em minhas experiências. Um woofer grande com cone seco ou suspensão mais seca também caracteriza por dar pancadas mais secas e fortes.
      Se vc quer montar um som de qualidade, principal assunto desse blog, recomendo que leia http://somparacarros.net/som-de-qualidade-como-montar

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

  113. Olá, estou montando meu primeiro som e não tenho muito dinheiro então estou comprando aos poucos, acabei de comprar um som da Pioneer bt288, e estou pensando em comprar um par de alto falantes selenium de 6 120W o par, penso em colocar mais pra frente de 6×9 ou um de par de 5 atrás, se eu quiser instalar um sub vai combinar com os alto falantes traxiais??

  114. tenho uma saveiro g3 to querendo montar um som , pensando aqui 4 eros hammer de 12 polegadas 1.500 rms ou 4 target bass da eros de 15 polegadas 1.500 rms ????

  115. preciso saber como ligo 8 6995 de 4 ohms cada um, em um modulo soudigital de 1000 uma saida so de 1 ohms

    • Olá Lucas!

      Desculpe a demora na resposta! Ando realmente com pouco tempo.
      Não vejo uma alternativa para trazer a impedância do conjunto para 1ohm, as alternativas seriam para 2ohms ou 0,5ohm (seguindo o raciocínio desse artigo http://somparacarros.net/bobina-dupla-e-simples).
      Talvez eu seja ruim de matemática rsrs! Se alguém souber de uma forma para chegar em 1ohm por favor fale nos como.

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

  116. tenho um par de 69 100w cada a 4ohms , quero ligar no taramps 400×4 consigo? qual seria melhor forma de ligar ?

  117. caio pereira dos santos
    15/abril/2016 at 12:15 pm

    oi meu nome é caio , sera que alguem me ajuda ? eu tenho uma caixa no meu carro com 2 alto falante de 12 polegadas da marca audiphonic de 250 rms cada e o modulo que toca eles é um taramps t 500 de 500 rms . então o que acontece quando eu ergo o som no volume 30 do meu radio sendo que o maximo que eu posso ergue é 40 o meu modulo entra em proteção por que isso ,sera que o modulo ainda é fraco ou o que sera que ta acontecendo ,por que so corta o grave no volume alto abaixo de 30 não faz nada fica normal meus alto falante é sub modulo sub tudo instalado certinho nada errado o que pode ser ???????

    • Olá Caio!

      É comum um módulo entrar em proteção quando há excesso de corrente, ou seja, sobrecarga. E o motivo mais comum é quando se liga a um sub/falante ou conjunto deles cuja impedância é inferior à recomendada/aceita pelo módulo. Portanto, recomendo que verifique isso e cheque também todas as ligações/conexões se não está havendo algum curto, e se mesmo estando tudo ok o problema persistir, recomendo que leve a um especialista.

      Talvez esses artigos podem te esclarecer um pouco mais:
      http://somparacarros.net/impedancia-saiba-tudo-sobre
      http://somparacarros.net/bobina-dupla-e-simples

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

      *Dedico boa parte do meu tempo para ajudar outras pessoas. Se isto te ajudou ou acha que ajudaria outras pessoas, por favor Recomende, Compartilhe! Obrigado 🙂

  118. tenho 14 meia nove, uzava uma SD de 1000 d1 pra toca eles. mais agora vou coloca uma SD DE 1600 D1 , FICA MELHOR….

  119. Opa tenho um triozinho, um magnum de 250 wrms, uma corneta de 100 e um super tweter de tmb de 100wrms, e estou com um corzus 1002, consigo ligar esse meu modulo em tudo ou preciso de mais um modulo?

  120. Eu tenho um tornado de 1500 RMS quero um som pequeno com qualidade preciso do q para acompanhar a tornado

    • Olá Mauricio!

      Desculpe mas, conforme sempre falo aqui, é difícil recomedar um módulo porque existem muitos modelos, precisaria verificar cada detalhe do conjunto antes (que são muitos) e até porque isso é um gosto muito pessoal. Não trabalho com isso (revenda de som automotivo) para ter em mente um modelo para te indicar, sou aficionado por som, especialmente de qualidade e por isso gosto de ajudar com informações mais técnicas para que as pessoas possam extrair o máximo do seu som, com qualidade e segurança. Recomendo que refaça a sua pergunta em http://somparacarros.respondam.me

      Se vc pretende montar um som de qualidade, recomendo que dê uma olhada neste artigo:
      http://somparacarros.net/som-de-qualidade-como-montar

      Com relação a módulo, talvez este artigo te clareie um pouco:
      http://somparacarros.net/modulo-de-som-conheca-e-entenda (e os artigos subsequentes)

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

  121. Estou montando um som com 02 Subwoofer Pioneer Ts-w310 Cara Preta 1400w 12 Polegadas, um par de Tweteer Selenium St-200 70w Rms, 03 pares de Auto Falante 69 Pioneer Ts-a6995s 6×9 Pnt 5 Vias 600w.
    qual módulo eu precisaria comprar para tocar tudo? e em relação a fonte minha bateria é de 40 Amperes qual me recomendaria?

  122. quero montar um som com tornado de 15 dois medios graves de 8 de 300 qual serio modulo ideal pra tocar legal sem distorção

  123. Olha…queria saber se um módulo ts400x4 toca um sub 160wrms 1tweet e uma corneta…ou se já uma caixa trio e como devo instalar?

  124. Olá quero que tirem uma dúvida minha meu módulo Taramps DPS 1600 dá para tocar 2 Rex 800 RMS 4 drive

  125. Tenho rex 12 500rms 2 cornetas 250x
    TL 1500 3 CANAIS
    Toca meu som bacana ?

    • Olá Walef!

      Desculpe mas não posso opinar uma vez que não conheço esses equipamentos de perto.
      Se alguém souber, peço que ajude com uma resposta!

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

  126. qual a potencia ideal para tocar 2 drives d 405 ti 600w

    • Olá Ismael!

      Desculpe mas, conforme sempre falo aqui, é difícil recomedar um módulo porque existem muitos modelos, precisaria verificar cada detalhe do conjunto antes (que são muitos) e até porque no fim tudo é um gosto muito pessoal. Não trabalho com isso (revenda de som automotivo) para ter em mente um modelo para indicar, sou aficionado por som, especialmente de qualidade e por isso gosto de ajudar com informações mais técnicas para que as pessoas possam extrair o máximo do seu som, com qualidade e segurança. Recomendo que refaça a sua pergunta em http://somparacarros.respondam.me

      Talvez este http://somparacarros.net/modulo-de-som-conheca-e-entenda (e os artigos subsequentes) entre vários outros artigos do blog te clareie um pouco para vc comprar um módulo certo para sua necessidade.

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

      Ah, se alguém puder fazer essa recomendação todos ficamos gratos 🙂

  127. Qual potencia usar para tocar 1sub de 12 da pioneer 400rms e 2 pares de 6×9 pioneer 100rms cada?

    • Olá Rodrigo!

      Desculpe mas, conforme sempre falo aqui, é difícil recomedar um módulo porque existem muitos modelos, precisaria verificar cada detalhe do conjunto antes (que são muitos) e até porque no fim tudo é um gosto muito pessoal. Não trabalho com isso (revenda de som automotivo) para ter em mente um modelo para indicar, sou aficionado por som, especialmente de qualidade e por isso gosto de ajudar com informações mais técnicas para que as pessoas possam extrair o máximo do seu som, com qualidade e segurança. Recomendo que refaça a sua pergunta em http://somparacarros.respondam.me

      Mas respondendo de forma bem simples, a recomendação é que opte por um módulo mono de 400Wrms para o Sub e um 4 canais de 400Wrms (4×100) para os 4 6×9.

      Se vc tem dúvidas sobre o assunto, recomendo que comece lendo http://somparacarros.net/modulo-de-som-conheca-e-entenda (e os artigos subsequentes) e http://somparacarros.net/impedancia-saiba-tudo-sobre

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

      Ah, se alguém puder fazer essa recomendação todos ficamos gratos 🙂

  128. Estou instalando 4 cornetas D250x e 2 Tweeter ST200, gostaria de saber qual o melhor modulo Taramps pra tocar tudo isso. Muitos me recomendam o TS400x4 com 400 rms, e somando a potencia do meu sistema dá 600 rms. Seria melhor um de 600 rms ou ainda maior pra aproveitar ao máximo a potencia dos equipamentos. Porque de acordo com alguns vídeos que vi, é necessário somar a potencia dos equipamentos, e colocar um modulo a partir daí, porem os equipamentos atingem picos de maior potencia, ai seria mais aproveitável um modulo com o dobro da soma da potencia.
    O que é melhor???

    • Olá João Paulo!

      Pelo que vc informou, e considerando que as impedâncias casem certinho, a minha recomendação é que opte por um módulo de 400Wrms ou 600Wrms. Mas a formação de um conjunto pode necessitar de uma conta mais bem apurada. Por ex, se a impedância do conjunto ou parte do conjunto subir, ou subir muito, pode ser que precise de um módulo com potência superior para fazer render por completo. Isto porque normalmente os módulos rendem menos em impedâncias superiores.

      Se vc tem dúvidas sobre o assunto, recomendo que leia estes artigos. Pode ser que te ajude a entender um pouco mais.

      http://somparacarros.net/impedancia-saiba-tudo-sobre
      http://somparacarros.net/potencia-dos-alto-falantes
      http://somparacarros.net/modulo-de-som-conheca-e-entenda (e os artigos subsequentes)

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

      *Dedico boa parte do meu tempo para ajudar outras pessoas. Se isto te ajudou ou acha que ajudaria outras pessoas, por favor Recomende, Compartilhe! Obrigado 🙂

  129. estalei o som dois over sound de 1.000 duas cornetas coloquei um modulo t 400 pras cornetas os falantes estao funcionando perfeitamente porem as cornetas hora que eu aumento elas xia para e volta para e volta o que sera que é?

    • Olá Cassiano!

      Meio difícil de saber o que está acontecendo no seu caso.
      Duas possibilidades que poderiam ser vistas é, se vc não está jogando potência além do limite aceito pelo driver, e segundo, se o capacitor/condensador está adequado, isto é, de acordo com o recomendado pelo fabricante.

      No momento é só isso que eu posso dizer. Se isto não resolver e quiser passar mais detalhes, te responderei conforme minhas possibilidades.

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

      *Dedico boa parte do meu tempo para ajudar outras pessoas. Se isto te ajudou ou acha que ajudaria outras pessoas, por favor Recomende, Compartilhe! Obrigado 🙂

  130. Boa noite. Tenho dois falantes da bravox de 15 polegadas de 1100 rms do modelo rave,e o módulo soundgital de 2500 rms. Aumento e o módulo logo entra em proteção. Queria saber se é o módulo ideal mesmo e o porquê pode estar entrando em proteção?

    • Olá Wesley!

      O motivo mais comum para um módulo entrar em proteção é quando ligado a impedância inferior ao recomendando/aceito pelo mesmo. Por ex. se a impedância mínima aceita pelo módulo é de 4ohms e vc ligar um sub de (ou conjunto de falantes que resultem em) 2ohms é bem provável que o módulo entre em proteção logo que vc aumentar o volume, como forma de, claro, proteger o módulo contra super-aquecimento e queima. Outro motivo, pode ser um curto-circuito que faz a impedância cair para próximo do zero, mas nesse caso o volume do som deveria cair muito, afinal a maioria do sinal sonoro estaria correndo pelo “curto” em vez de correr pela bobina do falante.

      Recomendo que verifique isso, e se tudo estiver ok, então recomendo que leve a um especialista.
      Se vc tem dúvidas sobre o assunto, estes artigos podem esclarecer um pouco:
      http://somparacarros.net/impedancia-saiba-tudo-sobre
      http://somparacarros.net/potencia-dos-alto-falantes
      http://somparacarros.net/bobina-dupla-e-simples
      http://somparacarros.net/modulo-de-som-conheca-e-entenda (e os artigos subsequentes)

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

      *Dedico boa parte do meu tempo para ajudar outras pessoas. Se isto te ajudou ou acha que ajudaria outras pessoas, por favor Recomende, Compartilhe! Obrigado 🙂

  131. Boa tarde , vc poderia me dizer quantos ampères tem u som com um módulo Power one 1200w um auto falante estreet emborachado de 12 4 cornetas e 2 Twitter ?

  132. Qual a fonte correta para usar no meu som de dois módulos um de 1200 e o outro de 1600 e a bateria do meu carro é de 90 amperes.

    • Olá Erivaldo!

      Creio que a melhor forma de saber quanto o seu conjunto de som consome é consultando os manuais dos módulos.
      Somando se todas as correntes possíveis, vc terá um parâmetro de qual seria uma fonte ideal para suprí-los.

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

      *Dedico boa parte do meu tempo para ajudar outras pessoas. Se isto te ajudou ou acha que ajudaria outras pessoas, por favor Recomende, Compartilhe! Obrigado 🙂

  133. Dois alto falantis de 250w rms servi pra usar como medio

  134. Minda umas dicas pra botar um som num celta grande mas q não precize mexer nos bancos trazeiro

    • Olá Luann!

      É difícil recomendar um som específico para um carro, uma vez que eu não trabalho com isso (revenda ou instalação de som), como eu sempre digo aqui, sou aficionado por som, especialmente de qualidade e por isso gosto de ajudar com informações mais técnicas para que as pessoas possam extrair o máximo do seu som, com qualidade e segurança.

      Se vc deseja montar um som de qualidade, conforme falei na sua outra pergunta, recomendo que dê uma olhada aqui:
      http://somparacarros.net/som-de-qualidade-como-montar

      Pelo menu acima, vc pode acessar outros artigos que podem te ajudar um pouco mais.

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

  135. Pergunta:
    Tenho 4 falantes de 100W RMS e 4 Ohms, cada um. Com qual tipo de módulo eu conseguiria aproveitar totalmente esses 400W RMS? Teoricamente um módulo de 800 W RMS e 2 Ohms, fornecerá 200 W RMS em casa saída, isso com 2 Ohms, mas como os falantes são 4 Ohms, então ele forneceria 100W RMS? Daria certo ou queimaria?

    • Olá Valseir!

      Seu raciocínio está certo, mas não dá pra dizer que é uma regra aplicável para todos os módulos, ou seja, que ao “subir” a impedância para o dobro, o rendimento será metade. Embora talvez 95% ou mais seja assim, recomendo que veja o manual do módulo para ter certeza disso. Alguns módulos comportam de forma diferente. Por exemplo, pode ser que um módulo que renda 100Wrms em 2ohms, renda 70Wrms em 4ohms (ao invés de 50Wrms). A única forma de saber e certificar-se disso é vendo o manual do módulo.

      Mas certamente, no seu caso, um módulo 4 canais que renda 100Wrms/canal em 4ohms seria o ideal para aproveitar plenamente a potência dos falantes. E não vejo risco nisso.

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

      *Dedico boa parte do meu tempo para ajudar outras pessoas. Se isto te ajudou ou acha que ajudaria outras pessoas, por favor Recomende, Compartilhe! Obrigado 🙂

  136. boa tarde ,

    eu fiz a instalação do meu som,tudo normal ,instalei o cd play , mandei o fio positivo e fio remote e os cabos RCA para o modulo,mas quando eu ligo o meu carro ,o modulo esta ligando tambem ,mas o som nao,mas quando desligo o carro o modulo continua ativado ,e para desativar ele,preciso ligar o som e desligar que ai ele desligar , algumas vezes sai com o carro e nao liguei o som!
    mas o mudulo ativou e nao percebi e acabou zerando a minha bateria ,queria saber oque porque que esta acontecendo isso,pensei em colocar o botao no positivo do som e do modulo para fazer um “liga e desligar” para saber se resolve, ou se foi algum erro de instalação.

    o modulo é um H-BUSTER
    SOM É UM PIONNER
    O CARRO É UM GOL QUADRADO.

    ASS. DANILO

    OBRIGADO AGUARDO UM DE AJUDA.

    • Olá Danilo!

      Bastante estranho o isso hem!
      Recomendo que:
      1. Verifique manualmente, encostando e soltando o fio/contato positivo (simulando o “power” positivo do som) se o módulo está ligando e desligando corretamente, sem falhas.
      2. Se tudo ok com o módulo, então faça o teste real com o som (CD/Head-unit) várias vezes.

      Se funcionar bem, pode ter sido problema de mau contato ou instalação. Se o módulo não ligar/desligar prontamente no teste 1, então o problema é com o módulo. Se tiver problema no teste 2 então o problema é como o CD/Head-unit.

      Se o problema for com os aparelhos, a única recomendação é que leve a um especialista. Se vc achar que o problema ainda é com a instalação, então recomendo que verifique todos os contatos e se estão ligados tudo certo mesmo.

      Vc pode improvisar um interruptor/botão para ligar e desligar o módulo e/ou CD manualmente, mas não sei se seria tão prático, talvez apenas no caso do CD seria uma opção para vc poder ouvir com o carro desligado. Mas atenção ao fazer isso pq se mal feito pode danificar o som e/ou os componentes do carro. Há risco de energizar de forma equivocada os componentes do carro.

      Qualquer dúvida, recomendo que dê uma olhada nesses artigos, podem ajudar um pouco.
      http://somparacarros.net/cd-player-automotivo-1 (e os artigos subsequentes)
      http://somparacarros.net/modulo-de-som-conheca-e-entenda (e os artigos subsequentes)

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

      *Dedico boa parte do meu tempo para ajudar outras pessoas. Se isto te ajudou ou acha que ajudaria outras pessoas, por favor Recomende, Compartilhe! Obrigado 🙂

  137. cone ceco e melhor do q 6*9 e cone ceco da bravox 56 rms ou 6*9 95 pioneer 600 rms

  138. 2 corneta d450 trio qual alto falante consegue a com pnha as duas 1500 rms cd consegue acompanha bem

  139. Pergunta Os polos negativo e positivo dos alto falante se tocaram e meu amplificador para de funcionar Pode ter queimado só a saída? ????

    • Olá Renivelton!

      Vc quiz dizer “parou” ou “pára” de funcionar?
      Quando há protetor, conhecido como “clip” normalmente ele protege contra descargas altas como curto-circuito entrando em proteção ou “clip” mas se não tiver esse tipo de recurso, embora muito comum hoje, pode sim danificar o módulo, especialmente se ligado em volume alto.

      Se não está mais ligando ou saindo som, mesmo checando tudo, infelizmente só resta levar a um especialista.

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

      *Dedico boa parte do meu tempo para ajudar outras pessoas. Se isto te ajudou ou acha que ajudaria outras pessoas, por favor Recomende, Compartilhe! Obrigado 🙂

  140. Bom dia

    Estou com o mudulo explosound xm 3600, o mesmo está funcionando normal, mas agora sempre que ligo o carro ele corta o som e nem entra em proteção, e quando desligo o carro volta sair o som normal alguém sabe informar o motivo?

    • Olá Rodrigo!

      É meio difícil de falar que problema está ocorrendo aí, mas pode estar relacionado ao “power/contato” do módulo ou a energização dos “acessórios” do carro. Sugiro que primeiro faça o teste manual com o módulo, se ele liga e desliga certinho com o “contato positivo / power”. Se testar por vezes e funcionar, então teste a energização dos “acessórios” ou “ACC” do contato da chave do carro. Se este também estiver funcionando tudo certo, só resta levar a um especialista. Se vc não entendeu a “linguagem” aqui, então a recomendação é que vá direto a um especialista também.

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

      *Dedico boa parte do meu tempo para ajudar outras pessoas. Se isto te ajudou ou acha que ajudaria outras pessoas, por favor Recomende, Compartilhe! Obrigado 🙂

  141. Tenho um mini modulo stetsom vs 400.4 400w rms 2ohms, 4 x 100w rms, nele já esta instaladas duas auto falantes 6×9 180w, mas agora eu quero colocar também um medio de 8″ 250 w rms 8 ohms, o modulo vai suportar?

    • Olá Myller!

      Quanto ao módulo suportar não está tão relacionado a que potência dos falantes vc vai ligar, mas sim na impedância dele ou conjunto deles. O problema aí pode ser em “casar” a impedância, misturar os falantes 6×9 com impedância que acredito ser de 4ohms com o woofer de 8ohms vai ser difícil “achar” uma impedância boa que possa aproveitar o máximo/melhor do módulo.

      Mas a grosso modo, talvez a melhor maneira seria ligar cada falante 6×9 e 8″ em cada canal do módulo, já que acredito ser um módulo de 4 canais. Só não vai poder aproveitar a totalidade da potência pois o rendimento vai cair bastante devido à impedância mais alta.

      Se vc tem dúvidas sobre o assunto, recomendo que leia estes artigos:

      http://somparacarros.net/impedancia-saiba-tudo-sobre
      http://somparacarros.net/potencia-dos-alto-falantes
      http://somparacarros.net/modulo-de-som-conheca-e-entenda (e os artigos subsequentes)

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

      *Dedico boa parte do meu tempo para ajudar outras pessoas. Se isto te ajudou ou acha que ajudaria outras pessoas, por favor Recomende, Compartilhe! Obrigado 🙂

  142. ricardo santos dias
    06/junho/2016 at 10:54 am

    bom dia estou com uma duvida qual modulo e a potência para tocar (2 pares de trixial de 200 w) e (1 par de twiter de 200 w) e (1 sub de 200 de 10 polegada)

  143. Comprei uma caixa dutada com 1 Sub bravox, 1 tweeter e 1 corneta. Já possuo 4 falantes nas portas do carro (baixa potencia). Junto com a caixa veio um módulo, mono 1 saída. Consigo ligar tudo neste módulo ? Levando em conta que as potências do módulo e dos falantes estão de acordo. Att.

  144. bom dia a todos!

    cara levei meu som para instalar ,mas com o carro desligado ele esta legalzinho mas ate ai tudo bem,mas ai quando ligo o carro fico ouvindo o som do motor todinho na caixa trio.

    instalei dois modulo
    um para o sub e outro para uma corneta e o tweeter ,ai quando eu tiro o cabo rca do modulo das corneta e tweteer o som dos ruidos do motor some

    qual sera o problema??

    • Olá Danilo!

      Pelo seu relato, creio que esteja havendo um problema de isolamento de rádio-frequência, ou RF. Isso é mais comum em cabos baratos e/ou mal feitos, mas pode acontecer também com CD/Head-unit e módulos também (quando o circuito lá dentro não é bem isolado). Ah, e pela antena (ou cabo da antena) do rádio também.

      Acho que a melhor coisa a fazer é o teste do “acerto e erro” (bom sei lá se é assim que se diz, não lembro!) mas enfim, ir testando um por um para descobrir onde está de fato o problema. Se for com o cabo, substituir por um de melhor qualidade (ou aquele que possui um filtro, raro mas parece que eu já vi um dia) talvez resolva, já se for no módulo ou Head-unit é mais complicado, precisaria ser um técnico em eletrônica e talvez, infelizmente, seria melhor trocar mesmo.

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

      *Dedico boa parte do meu tempo para ajudar outras pessoas. Se isto te ajudou ou acha que ajudaria outras pessoas, por favor Recomende, Compartilhe! Obrigado 🙂

  145. Estou montando um som com 2 bravox uxp, 2 corneta D305 e 2 tweeter St400 estou na dúvida em relação ao restante do médio, digo coloco 2 de 10′ ou 4 de 8′ ( a soma em rms sendo a mesma, existe alguma diferença em relação a qualidade do som)?????
    Obrigado

  146. Olá, eu tenho 2 alto falantes Pioneer um de 400rms e outro de 450rms, ” um módulo ts800 da taramp’s da pra tocar os dois alto falantes??” E pra tocar 3 cornetas e 2 Twitter qual o módulo devo usar ???

  147. para 2 sub de 8 polegada de 250w rms cada , que driver e tweeter usar?

  148. para 2 sub de 250w rms que drive e tweeter usar ???

  149. Francisco Cesar de M
    13/junho/2016 at 7:40 pm

    desejo montar 02 subwoofer eros de 1500 rms cada, posso usar um modulo amplificador de 6500 RMS, ou seja vai sobrar 1.750 RMS para cada subwoofer, o meu irmão disse que tem que sobrar ganho para ficar com grave melhor, é verdade?

  150. Pergunta:
    Olá,
    eu tenho uma caixa no porta malas toda completa, o amplificador está ligado somente para ela, imbutido dentro da caixa, conexões macho e fêmea para poder retirar a caixa do porta malas e tudo mais…

    nas portas tenho auto-falantes de 6 polegadas triaxiais da Pioneer e eles simplesmente somem com a ligação da caixa no porta-malas.
    Gostaria de saber o que posso fazer para melhorar o som desses auto-falantes na porta, elas não estão ligadas em nenhum módulo.

    e se eu fosse botar um módulo, ela não iria interferir na caixa do porta malas? pois os fios ligados a ele são puxados dos alto-falantes das portas.

    Obrigado!

  151. Ola tenho 6 pione bobina sinples a 4 ohs quero compra uma uma 2k5 stetsom agora q ta minha duvida devo conpra a 1ohs ou 2ohs e como ligar

  152. Saiu fumaça de meu toca cd…oque houve…abri e vi que e una peça no fundo assim que liga sai fumaça! Oque houve?

  153. Qual é melhor 1 de 21 rex 3000 rms ou 2 de 12 tormento hvx de 600 rms cada? qual tocaria melhor?

  154. Qual é melhor 2 de 12 tormento hvx de 600 RMS cada ou 1 rex de 21 de 3000 rms? Qual daria um grave melhor?

  155. Ggostaria de saber o que faz as batidas do som parar de bater, pq no meu som somente as batidas parou de bater mas continua com o volume normal e o módulo tbm continua aceso já troquei o fusil e continua igual o que devo fazer?

  156. O módulo Taramps Bass 400 tem fusível embutido ?

  157. como ligo 14 69 pionner 4 ohms em uma sd 2000 2 hms ?

  158. Boa tarde galera,
    Estou instalando um som no meu carro, queira saber quais os cabos de energia e RCA usar,. ( tamanho e expressura )
    Vou instalar um Roadstar Power One
    1 Sub pionner 400 rms
    1 corneta
    1 Twitter

  159. Eu tenho um buster 2400watts..queira saber para qe serve aquela telinha …ensima do crossover..dele..

  160. quando aumentei o som saiu uma fumaça da caixa labirinto mas a boca continuo tocando o q foi ?

    o modulo e de 3000 rms a boca e de 2200rms tornado

  161. Eu tenho 01 alto falante erros 15polegadas 1500rms, 01 médio snak 10 polegadas 400rms, 01 Twitter st450 jbl, 01 drive d405 jbl, 01 CD planar pionner, bateria de gel 100h e 01 controle de longa. Minha pergunta é: qual o crossover mais adequado para meu som?

  162. E ai blz eu queria saber c eu ligar corneta twiter e falante no mesmo módulo ele fica um som de Boa qualidade??

  163. Bom dia, eu comprei duas caixas de 15 de 1500w, qual a força q tenho q comprar ?

  164. Kleiton Wesley Ferre
    15/julho/2016 at 8:33 pm

    eu to com um modulo 3k3 stetsom fui ligar ele armou proteçao minha bateria e uma moura de 100ampes sera que e a bateria ?

    • Olá Kleiton!

      Acho pouco provável que a amperagem da bateira, que já é grande, esteja acionando a proteção no módulo. Penso que a causa mais provável é estar ligando em um sub ou conjunto de subs (ou falantes) cuja impedância esteja abaixo do recomendado pelo módulo. Por ex, se o módulo pede uma impedância mínima de 4 ohms e vc estiver ligando em 2 ohms.

      Se vc tem dúvidas a respeito de impedância, recomendo que dê uma lida neste artigo:
      http://somparacarros.net/impedancia-saiba-tudo-sobre/

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

      *Dedico boa parte do meu tempo para ajudar outras pessoas. Se isto te ajudou ou acha que ajudaria outras pessoas, por favor Recomende, Compartilhe! Obrigado 🙂

      • ola, vou comprar uma caixa Trio JBL Selenium Tornado 15SWT3000 15 Polegadas + 2 D250X + ST200, qual modulo devo comprar para um melhor aproveitamente?? Nescessito de bateria extra ou trocar de bateria??? Sou novato no mundo do som automotivo….

  165. ola eu tenho um modulo booster 3000w e gostaria de saber ate quais alto falantes eu posso usar com ele tipo 2 de 600rms sera que teria como?

  166. ola, vou comprar uma caixa Trio JBL Selenium Tornado 15SWT3000 15 Polegadas + 2 D250X + ST200, qual modulo devo comprar para um melhor aproveitamente?? Nescessito de bateria extra ou trocar de bateria??? Sou novato no mundo do som automotivo….

  167. O som do meu carro parou de funciona tudo lá a traz o som ficou só na porta e vedeu queimado lá atraz lá toca 6 trequisial 69 de 600 e um grave de 12 e uma rottar de 4.200 só que parou e ficou só nas portas o que devo fazer

  168. Ai quando LIGO funciona e desliga na hora e fica só na porta

  169. eu tenho um ts800 com quadro d405 tocando nele só que quando o volume ta baixo toca só duas e quando eu aumento o som as outras duas voltam a toca , alguem sabe ,e dizer o que pode ser isso

  170. Tenho dois alto falantes medios de 500 wrms qual melhor graves de 15″ devo usar

  171. Tenho 2 sub de 12 pioneer premier 800w e um modulo bboster 2400, porem nao esta com um grave bom e quando da uma batida o farol da uma piscada bem fraca, sera que e bateria ou preciso de um modulo melhor ? se caso a bateria qual amperagem ??

  172. uso os tornados de 2.500 rms de 18 quando toca mais forte um pouco, nao muito eles saem fumaça e fede queimado, mas porque isso ?

  173. Boa tarde!
    Gostaria de saber qual o modulo ideal que posso usar no médio do meu carro, 02 alto falante eros 8 polegadas 350w rms, 02 drive 405 100w rms e 02 twitter st 400 150w rms.

  174. Tenho uma caixa selada em meu carro, e o alto falante queimou ou estragou. Quanto fica mais ou menos para arrumar?

  175. Um modulo taranpis1500urms 3 canais, pucha um sub de 800urms e 4 altofalante 6×9 de 125urms cada? Tire a minha duvida por favor.

  176. Olá amigo. Vi suas repostas e parece ter um conhecimento legal em som automotivo! Quero uma opinião sua. Tenho 4 sub pionner 12 polegadas, 12 quadrixiais pionner 6×9 e 6 Twitter selenium. O som toca muito e a qualidade é ótima! Eu pensei em substituir meus 6×9, por auto falantes 8 polegadas para ganhar mais potência nas vozes! Gostaria de saber se eu perderia em qualidade em relação aos 6×9.

  177. Minha bateria é de 45Ah tenho um modulo de 1000rms e dois sub pioneer de 300 queria saber quanto posso escutar sem precisar ligar o carro?

  178. quais aparelhos ponho para tocar 6 trixial de 600. 5 tweteer selenium. e 6 corneta e 2 graves de 1400

  179. tenho modulo de 800 rms 4 canal de 200 ou 2 de 400 em bridge 1 altofalante ta em um canal de 400 e outro ta na outra saida 400 altofalante tem 350 rms twetter st 400 ta no de 200 rms como faço com a corneta posso bota ela junto com twetter na saida de 200 rms d250 ou coloca corneta twetter e alto falante tudo no bridge de 400 rms altofalante tem 350 rms twetter tem 150 rms corneta tem 200 rms eai o que e que eu faço

  180. Oi, cara tenho 2 rex 12pol de 800rms cada , qual módulo devo colocar ? Um b.buster de 2400w toca os dois de Boa ?

  181. Boa noite
    Eu tenho um bomber dub 200 rms é um módulo digital taramps t200
    Depois que coloquei outro DVD no carro o dvd desliga e liga toda vez que eu aumento e com o outro aparelho ele desarmava o módulo que eu acho que seria o certo

  182. QUERO FAZER UMA CX DE SOM PARA MEU CARRO,PEQUENA MAIS COM QUALIDADE E POTENCIA NO SOM, O QUE PRECISO USAR E O MODELO DE CX OBG.

  183. Ola, gostatia de istalar 8 pioneer 12″ 400rms na minha saveiro mas gostarua de saber mais ou menos qual modulo devo colocar ,qntas baterias,capacitores,usina qual a ampedancia dos falantes e modulo,sera q pode me ajudar?

  184. Gostaria de uma ajuda, quero istalar 8 pioneer 12″ 400rms queria saber qual modulo devo usar baterias,capacitor tudo se poderem me ajudar agradeco

  185. Tenho 1 sub de 12 pionner bobina dupla 400 e 1 par de 69 matador 400 rms o par, quero saber se fica bom com modulo power on 2400w

  186. quando eu ligo a corneta no modulo e o som da corneta nao sai bom é pq??

  187. Boa noite tenho uma caixa com 2 de 15 e comprei um modulo 1600 taramps só que o modulo só tem 1 canal posso ligar os 2 auto falantes no mesmo canal sem causar danos no modulo e nem nos autofalante

  188. tenho uma ciaxa trio Tornado 1100w, ST 400 e um D405 trio estou querendo colocar 2 médios agora e um crossover porém o tweeter e o drive estão ligados na mesma via, como posso estar fazendo os cortes certos se eles estão na mesma via ?

  189. bom dia. estou montando um projeto, tenho um palio attractive 2016 sem som, veja oq acha: kit 2 vias bravox cs60k, coxial bravox cx60bk, subwoofer pioneer ts-w310s4 ou ts-w310d4 (nao sei ainda, o q fica melhor?), modulo amplificador taramps ts800, e player mvh-88ub da pioneer, vc acha um projeto de boa qualidade? trocaria algo?

  190. Boa tarde Helio!
    Instalei 2 subs bravox premium, 200rms cada um, em um módulo MXR X 300.2, 2 canais de 300 w. rms cada. Também foi instalado 2 alto falantes 6×9 da Bravox, 160 w. rms cada, num pyramid 1800 de 4 canais. Encontram-se em bridge (2 canais para cada falante). Pois bem. Ocorre que, ao passar de um volume que vá deixar o som um pouco mais alto, os alto falantes 6×9 estão cortando os twitters, o que será que pode estar ocorrendo, problemas de bateria (mesmo com a caminhonete ligada)? Capacitor nos 6×9 pode solucionar o problema? O que devo fazer?

    • Olá Jean!

      Problema da bateria eu tenho quase certeza que não é, pois pra mim é meio ilógico isso, até porque os subs estão funcionando normamente não é?
      Receio que as potências e/ou impedâncias do conjunto não estejam de acordo. Isso pode ser muito perigoso, podendo superaquecer e levar até mesmo à queima. Recomendo que verifique isso. O capacitor serve como filtro de alta frequência (HPF), ou seja, filtrar baixas frequências, e por isso é normalmente usado em tweeters e drivers, mas não no conjunto coaxial como imagino ser o seu caso. Se vc colocar um capacitor pode “matar” os médios.

      Já se vc refere ao capacitor para suprir energia (embora não faça sentido) isso ajuda mais nas batidas graves e fortes que necessitam de alta corrente momentânea.

      Se vc tem dúvidas a respeito, recomendo que dê uma olhada nestes artigos (e demais artigos do blog):

      http://somparacarros.net/impedancia-saiba-tudo-sobre/
      http://somparacarros.net/potencia-dos-alto-falantes/

      Se ainda persistir dúvidas, por favor reposte sua pergunta lá:
      http://somparacarros.net/add_question/

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

  191. Pergunta:
    tenho dois auto falantes REX de 800w rms bobina dupla de 4+4 ohms
    devo usar modulo de quantos OHMS ? uns dizem que devo usar de 2 ohms e outro me aconselham comprar de 1 ohm. estou em duvida.

    • Olá Pablo!

      Não existe um módulo melhor, apenas aquele que “case” bem com esses 2 falantes. Se um módulo permite ligar em 1 ohm e é melhor aproveitado dessa forma, então que ligue assim, mas se ele não permite ligar em 1 ohm mas rende bem (o suficiente) em 2 ohms não vejo nenhum problema de usar um com esta especificação. O mais importante é vc escolher um que vc goste e que esteja dentro das especificações.

      Se ainda tiver dúvidas, peço para que poste uma nova pergunta em:
      http://somparacarros.net/add_question/

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

  192. alguen sabe como ligar dois uxp bobina dupla de 2ohms 500 wts em um taramps 1600 de un canal

  193. tenho um M.R BOOM BOBINA DUPLA 300 RMS E TENHO UM ALTO FALANTE DE 150 RMS BOBINA NORMAL AMBOS SÃO 12 POLEGADAS EU POSSO LIGAR OS DOIS NO MESMO MODULO TENHO UM TS 600 E UM TL 1800 ME AJUDE COM ISSO DESDE JA GRATO !!!

  194. vou montar um som automotivo com 4 subwoofer rex 12″ 800 rms, e mais 2 woofer magnum de 12″ 350 rms. pra empurrar os 4 rex uma stetsom 3k3, e os woofer uma taramps hd 800, tambem vou colocar uma fonte da taramps de 120 ah, e uma bateria de 150 ah, gostaria que alguem me ajudasse e desse a sua opniao

  195. queria uma dica de como montar um som pequeno que tenha qualidade ao mesmo tempo barato

    • Olá Paulo!

      Sempre costumo dizer que um som bacana e barato, com um ótimo custo-benefício é escolher um bom conjunto “Head-unit” (CD Player), Falantes e um Sub+módulo mono. Em outras palavras, começa por um bom CD player (Pioneer por ex.) e um bom conjunto de falantes, pode ser coaxial (JBL por ex.) e um conjunto Subwoofer + módulo mono, de cerca de 300 a 500 Wrms, de 10 a 12 polegadas. Fica um som muito bom, sem gastar muito e sem ocupar muito espaço no carro.

      Se vc quiser saber mais sobre como montar um som de qualidade, dá uma olhada neste e outros artigos do blog:

      http://somparacarros.net/som-de-qualidade-como-montar/

      Se ainda tiver dúvidas, por favor poste sua nova pergunta em:
      http://somparacarros.net/add_question/

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

  196. Tenho 2 fones de 1000 da eros e um modulo digital sound SD600.1digital(1canal) na caixa treme terra,a saida de ar sao 4 dutos na caixa,quando eu aumento som fica trelando o que pode ser?

  197. tenho um tornado 1100 e ta tocando ele é uma taramos 1.2kw 4ohms ta certo?

  198. Comprei 4 alto falantes triaxial da bomber de 6pol e mandei instalar no meu carro, porem, como o som do carro é original, não ficou com uma qualidade boa. qual som eu compro para poder equalizar melhor os alto falantes?

  199. Um Subwoofer JBL Selenium Tornado 18SWT4600 18 2300rms toca com um módulo banda 2500wms? E 2 driver eros 4160 160rms toca com banda 2.4 360rms?

  200. gostaria de saber se posso usar bateria de ate quantos amperes no meu ,taramps TL600 dois canais.

  201. O que fala mais? quatro caixas com um alto falante 500w ou duas caixas com dois auto falantes 1000w ?

  202. Boa noite, eu posso usar 2 alto falantes de 700 rms cada em um módulo booster de 3.000 rms ? Obg.

  203. Tenho 4 sub de 15 emborrachado qual o módulo que ficariam bom

  204. cara comprei um trio o cara me mostrou tocando e tudo instalei e as cornetas nao funcionam so xiam oque eu faco

  205. Boa noite meu amigo gostaria de tirar uma dúvida tenho dois falantes da bomber upgrade 12 ” 350w, gostaria de saber qual módulo seria ideal pra eles?. Talvez o explosound 3600 seria uma boa idéia mais pra frente queria colocar falantes mais fortes?

  206. Ola, eu to com uma duvida: tenho um soundigital sd1200evo (esse novo modelo so tem UMA entrada input e UMA saida output! , pois bem vou usar ele na saida sub do meu dvd automotivo! , so que meu DVD tem as saidas (Right,Left)! , como eu faço essa estalação? acredito que se eu ligar so o right ou o left irei perder sons das musicas?!?

  207. Meu som estava tocando normal, de repente o módulo desarmou e ficou duas luzes vermelhas acesas, desliguei o som depois liguei de novo e o módulo não funciona e não acende nenhuma luz, o que deve ter ocorrido?

  208. Qual a potência ideal para tocar 8 medios 250 rms 4 ohms cada

  209. VALE MAIS A PENA COMPRAR 2 WOOFER DE 200 RMS OU 1 DE 400RMS??

  210. Oi estou usando um Taramps DSP 1600 4 Ohms para tocar uma Tornado 1100, só que ele esta clipando muito e entra em proteção sempre que eum ultrapasso o volume 20, Alguem poderia mim indicar uma regulagem pra evitar ele desarmar?

  211. Boa tarde.. Gostaria de montar um trio com um tornado de 15″ 1500 rms 1 corneta e 1 twiter ambos profissionais 300 rms cada. Minha duvida é se vai fica bem distribuído o som.. Nao vai fica desparelho grave e voz??

  212. Tenho dois ultravox de 1k e meu modulo é um stetsom 3k3 e 2 homo, tou correndo algum risco? Quais?

  213. QUERO SABER SE UMA BATERIA AGUENTA TOCAR UM SUB TORNADO DE 1100 RMS COM UM MODULO 1K6 ES …OU SE PRESCISA COLOCAR UMA BATERIA AUXILIAR ..MAS LEMBRANDO Q EU SO USO O SOM COM O CARRO NA MAIORIA DAS VEZES EM MOVIMENTO…SERA Q VAI DAR PAU NA MINHA BATERIA ?

  214. tenho dois eros de 350 cada e um power thu pra tocar , como faço pra regular ?

  215. tenho um hurricane 640×4 .. como posso montar um caixa trio com esse modulo .. queria um woofer ou sub de 12” .. 1tweeter 1corneta e 1woofer de 8 ou de 6 polegadas..
    ve o que da pra fazer com esse modulo

    vlw obrigado

  216. Boa noite
    estou montando uma caixa de som volante para minha moto tenho 2 alto falante de 12 polegadas de 250w e 2 cornetas gostaria de colocar um modulo digital,mais qual a potência do modulo que devo usar e quantos canal? obrigado

  217. Opa, boa tarde gostaria de saber se o aparelho de som da Pioneer MVH-88UB que está com o valor bem em conta se adptará bem quanto a suas regulagens para uma caixa selada com um falante de 12 pionner champion 2 cornetas selenium d-250 e 2 twiters.Obrigado

  218. Ola!!
    Tenho um som e queria ligá-lo com uma fonte direta da energia, mas estou com dificuldades para saber qual fonte, pois não queria gastar muito. O que você me indicaria?
    Componentes:
    2 autofalante 12″ = 3.000 w – 4 Ohms
    4 corneta = 75 w – 8 Ohms
    2 twiter = 300w – 8 Ohms
    1 modulo = 2.400 w
    1 aparelho som = DEH-P6080UB MP3/WMA/USB/IPOD Pioneer

    Att.

  219. Ola eu tenhu uma caixa de 800 w da Rex e um moludo

  220. Ola eu tenhu uma caixa de 800 w da Rex e um moludo taramps ts-400×4 eu queria saber se da pra ligar essa caixa nesse moludo sem danos

  221. Comprei um Subwoofer novo da DD 800rms 8 pol, to tocando ele com modulo novo da taramps 800rms, e bateria 60A, mas na hora de ligar o som da um barulho de fio enroscando perto do ima, achei que era os fios batendo na caixa de som, mas deixei ele tocar fora e percebi que não era.

  222. Tenho 2 hammer 5.2k 4ohms e 1 stetsom 6k5 ES 1ohm. Gostaria de saber se vai tocar os falantes ou corre risco de queimar.
    Ou tem alguma maneira de casar as impedancia?

  223. tenho um modulo de 2000w da bomber da pra ligar 2 de 15 de 1100rms cada um.valeu

  224. desliguei meus 69, como ligo de novo? E um aparelho da pioneer… Me ajudem

  225. Gostaria de saber qual modulo ideal para ligar uma caixa trio e talvez os 2 pares de auto falantes que já possuo no carro.

    Player:
    pionner deh p7080bt que possui Potência de saída contínua 22W x 4 (50 Hz a 15.000 Hz, 5% de THD a 4 ohms, ambos os canais acionados).

    Já se encontra no carro:
    -Dois pares de auto falantes de 25w rms 4ohms.

    Caixa trio:
    -sub Pioneer Ts-w311 de 400w rms S4 4 Ohms ou D4 4 + 4 Ohms,
    -tweeter Selenium ST200 75w rms 8ohms
    -driver Selenium D250x 75w rms 8ohms.

    O sub eu pensei em tocar com o dobro da potencia com um modulo Taramps T800.1 Compact 1canal 800w Rms Mono T800 4ohm.

    Agora gostaria de saber qual modulo usar para ligar o driver e o tweeter e talvez os 2 pares de auto falantes originais, podendo também ligar eles diretamente no player do carro.

    Vou tocar tudo com a bateria do carro 75A + uma auxiliar de 60A, essa amperagem e suficiente?

  226. ola boa noite tenho 2 subwoofer hunicane 650 rms bubina dupla de 3 ohms cada
    meu modulo é um hunicane 1920 rms que toca em 2 e 4 ohms o que seria melhor?
    ele toca 4 canais de 480 rms a 2 ohms e 2 canais de 960 em bridged a 4 ohms qual melhor opçao

    • Olá Valter!

      Infelizmente não há um “casamento” muito bom entre os subs e o módulo pois o sub possui impedância de 3 ohms (ou 1,5 ou 6 conforme ligação) e o módulo pede 2 ou 4 ohms. Você pode ligar de diversas maneiras mas nunca terá uma boa eficiência por conta do que falei. Se for explicar tudo vai longe! Mas fica a sugestão de ligar de modo simples (um canal em 1 sub, apenas 1 bobina, resultando em 3 ohms) de forma que o rendimento ficará aquém, mas muito seguro, sem risco de danos ou queimas. Já se quiser arriscar para melhor rendimento, ligar as bobinas em paralelo, para resultar em 1,5 ohms. Mas lembre-se que haverá um risco iminente do módulo “clipar”, se tiver recurso para tal, ou mesmo sofrer danos como queima. Fica o alerta.

      Se você achou confuso tudo o que eu disse, dá uma olhada nesse artigo, entre outros desse blog:
      http://somparacarros.net/bobina-dupla-e-simples/

      Ah, e restando dúvidas, poste sua pergunta lá:
      http://somparacarros.net/add_question/

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

      *Dedico boa parte do meu tempo para ajudar outras pessoas. Se isto te ajudou ou acha que ajudaria outras pessoas, por favor Recomende, Compartilhe! Obrigado 🙂

Leave a reply

Você pode usar as seguintes tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>