Cadastre-se!

Login

Senha perdida

Perdeu a sua senha? Tudo bem, acontece! Informe o seu e-mail e clique em "Reset" que você receberá instruções para criar uma nova senha.

Login

Cadastre-se!

Junte-se a esta comunidade! Cadastre-se e comece a participar, perguntando, respondendo, ajudando e sendo ajudado!

Potência dos Alto Falantes – Saiba porquê você deve ter cuidado com isso

Ajude, Compartilhe :)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Potência dos Alto Falantes (Subwoofers, Woofers etc)

Tenho notado que muita gente tem uma idéia equivocada ou distorcida sobre a Potência dos Alto Falantes, que inclui Subwoofer, Woofer, Tweeter, Driver e qualquer outro reprodutor sonoro, e por isso resolvi escrever este artigo. Se você quer fazer uma boa instalação, criar bons projetos, de qualidade, evitar problemas como a queima, ou simplesmente tem dúvidas e deseja saber um pouco mais sobre esse assunto, continue lendo!

>Se você deseja saber mais sobre Alto Falantes, veja este outro artigo.

O que afinal essa medida ou parâmetro indica ou significa?

Pra começar, é preciso saber que a medida de potência nesse caso não é exatamente a potência sonora em si, embora eles tenham uma relação quase sempre direta. Por exemplo, um Woofer que tem potência nominal de 100Wrms pode produzir uma potência sonora (SPL) maior do que um outro woofer que tenha potência nominal de 150Wrms, quando alimentados pela mesma fonte sonora (mesma base de comparação, exemplo, de 3Wrms). A capacidade de reproduzir som elevado está mais relacionado ao SPL, que também é conhecido como nível de Eficiência ou Sensibilidade.

Então quanto maior o SPL maior é a potência sonora final?
Não necessariamente. Uma vez que SPL é Eficiência (a melhor tradução neste caso) significa que se você “jogar” uma certa carga de potência (exemplo 10Wrms) ele será capaz de transformá-lo em som uma parte desta carga, um X porcento (exemplo 20%), porque o resto será dissipado (perdido) em outras formas, calor por exemplo. Portanto, é claro que quanto maior for o SPL maior será a Eficiência dele, mas se o Falante suporta apenas 100Wrms por exemplo, dificilmente irá superar em potência final sonora um outro que aguente até 500Wrms já que este último você pode “alimentar” até 500Wrms (e o primeiro, obviamente até 100Wrms apenas). Ficou claro?

Assim (creio que em partes para desmistificar a idéia muitas vezes equivocada) muitos dos grandes e renomados fabricantes de Alto Falantes especificam como “Potência máxima suportada”, “Potência suportada, antes de entrar em fusão”, “Potência permitida, antes da perca de garantia” ou algo desse tipo. Com isso é fácil entender que Potência em Alto Falante não é tanto o que será “produzida” (entede-se “transformada”), mas sim a carga máxima que pode ser aplicada, e está mais relacionada ao consumo de energia (Exemplo, se um falante tem potência especificada em 100Wrms, ele é capaz de suportar cargas de até 100Wrms, e portanto, de consumir até 100Wrms).

E quais os cuidados devo ter?

Uma vez ciente do que falamos acima é fácil saber quais os cuidados devemos ter com esse “número” e entender porquê muita gente acaba queimando os falantes (principalmente o Subs). A recomendação número 1 é muito simples: Não sobrecarregue-o. Em outras palavras, não “jogue” uma carga maior do que ele pode suportar.

Segunda recomendação muito importante é: atente-se ao valor da Impedância. De nada adianta “casar” a potência se não “casar” também a impedância. Impedância mal casada pode em situações mais críticas, queimar o falante/sub e/ou o Módulo, ou perder a eficiência do conjunto falante/módulo, o que significa desperdício (quem quer desperdiçar?).

Potencia dos Alto Falantes JBL

 

Potencia dos Alto Falantes Fosgate

E também não menos importante, atente-se à Unidade de Medida! “Potência PMPO”, “Potência de Pico”, “Potência Máxima” ou coisa parecida muitas vezes só servem para campanhas de marketing, dando-nos uma falsa impressão da potência real. A melhor forma de nomear esses tipos de potências é mesmo a “Potência Máxima” porque como já diz, é a máxima suportada em picos, que acontece em intervalos pequenos. Se você jogar uma carga constante/regular de Potência Máxima é pedir para queimar o falante. Potência real ou Nominal mesmo que deve-se levar em conta sempre que for comparar, montar um conjunto ou projeto, fazer uma instalação etc é a Potência especificada em Wrms (Watts RMS).

Bom, espero ter sido claro e te ajudado um pouco com este artigo. Espero também  que você não venha a ter nenhuma experiência negativa com o seu som, principalmente (mas não somente) relacionadas à Potência dos Alto Falantes, pelo contrário, consiga sempre extrair o máximo do seu som, com qualidade! Mas se tiver dúvidas, não hesite em postar comentários aqui em baixo. Você pode ainda ir para “somparacarros.respondam.me” e postar a sua pergunta lá!

Quer saber mais sobre Subwoofer? Clique aqui.

Gostou do artigo? Curta e Compartilhe nas redes sociais! Com essa Atitude simples você pode Ajudar outras pessoas! Obrigado!

Abraços e boa sorte!

HelioMiyata / somparacarros.net

Achou útil? Curta, marque +1 :)

Sobre o Autor

Desejo fazer deste site/blog uma grande comunidade com informações ricas e muito úteis para os amantes de som, sobretudo de qualidade.

Comments ( 6 )

  1. Me ajuda ai, tenho 02 auto NITRO 700RMS cada, bobina dupla 4+4oms, se eu ligar os 02 vou ter 1400wrms de potencia em paralelo 1 oms, se for em serie 8oms, se for serie+paralelo, 4oms. Problema que meu modulo é 01 canal de 3000wrms em 2oms. duvida qual melhor projeto? Exemplo 1 – Ligar 02 NITRO 1400wrms em 04oms na saida de 3000wrms 02oms, o que vai fazer o modulo trabalhar so com 1500wrms……….ou exemplo 02 – Ligar apenas 01 bobina de cada NITRO 4+4=2oms na saida 3000rms 02oms( Aqui fica a duvida, casando a impedancia dos auto e do modulo em 2oms, usando apenas uma bobina de cada auto quanto vai ser a potencia total dos 2 NITRO? 1400wrms igual como se tivesse usando as 2 bobinas, ou vai cair pra 700wrms(350w + 350w)? e nesse caso mesmo que a potencia dos auto continue a 1400wrms apenas com uma bobina, o modulo vai estar mandando 3000wrms o q seria 50% a mais q os NITRO suportam, o q pode acontecer?
    qual dos 2 exemplos seria mais indicado?

    • Olá Marcéu!

      Do meu ponto de vista a ligação mais adequada seria ligar as bobinas em série+paralelo para resultar em 4 ohms. Isto vai fazer com que o módulo trabalhe em 1500 Wrms, até onde vc relatou. Aí claro, teoricamente vai desperdiçar metade da potência total que o módulo pode mandar, mas ainda assim vc deveria ter cuidado para não queimar os falantes já que eles suportam até 1400 Wrms. Isso se tudo estiver de acordo com as normas técnicas. Como vc pode ver, sempre recomendo que a potência do módulo seja igual ou inferior à potência do falante ou conjunto deles para evitar superaquecimento ou queima, algo infelizmente até bastante comum quando não se toma os devidos cuidados. Assim, “mandar” 3000 Wrms para um conjunto de 1400 Wrms é algo que jamais recomendaria. Mas lembre-se que é apenas minha recomendação ok!

      Potência dos alto falantes é tudo o que ela suporta, não o que ela rende (embora seja diretamente proporcional). É complicado mas é um pouco diferente. E ligar 1 ou 2 bobinas, em série ou paralelo, nada na verdade vai alterar a potência NOMINAL do falante, apenas irá ajustar/adequar ao módulo que vc pretende ligar. Se ainda estiver confuso, dá uma lida novamente neste artigo e outros abaixo:

      http://somparacarros.net/impedancia-saiba-tudo-sobre
      http://somparacarros.net/bobina-dupla-e-simples

      Abraços e boa sorte!

      HelioMiyata – somparacarros.net

      *Dedico grande parte do meu tempo para ajudar outras pessoas. Se isto te ajudou ou acha que ajudaria outras pessoas, por favor Recomende, Compartilhe! Obrigado 🙂

      • Ajuda para deixar som com potencia X qualidade e com mais destaque na voz: Modulo Hunrricane 4.160 1000w 4 canais. Eu tenho 2 falantes de 6 polegas de 400w. 2 falantes de 8 polegadas trixial de 800w os 4 4 ohms. mais 1 falante de 8 polegadas 8 ohms de 600w quero como MID RANGER. MAIS 1 FALANTE DE 250W 8 OHMS E 1 SUB WOOFER DE 10 POLEGADAS 400W DA PIONNER. 1 SUPER TWEETER 300W + 1 DRIVER 60W + 2 MINI TWEETER 30W. QUAL SERIA MELHOR LIGAÇÃO PARA TER POTENCIA E QUALIDADE DE SOM COM DESTAQUE NA VOZ. Ouço mais som pesado rock ???? Considerando que modulo tem djuntor de 50 amper na bateria. mas ajuste no modulo high pass e high low. qual melhor. Agradeço desde já . Todas sugestões.

        • Olá João!

          Com tantos falantes que vc citou fica difícil fazer um “arranjo” para se obter a melhor qualidade que deseja.
          O que posso recomendar, no seu caso, que deseja um som mais para “voz”, um bom par de Woofer (mid-range ou mid-bass) grande quanto for possível (até o limite que cabe no seu carro, ou ao espaço que vc quer destinar ao som), aliado a um bom par de driver/cone. No mais, um sub médio para dar “sustentação” acho que fica muito bom. Ah, e se tiver filtros High-Pass, o ideal seria usar para os Drivers ou até mesmo para Woofers, mas talvez este seja melhor deixar em Flat mesmo. E os Low-pass para os subs, claro. E testar bastante até encontrar o som ideal pra vc.

          Se vc ainda não leu, recomendo que leia, entre vários artigos relacionados, este aqui:
          http://somparacarros.net/som-de-qualidade-como-montar

          Abraços e boa sorte!
          HelioMiyata

  2. Oi Helio! Eu tenho um módulo Banda Ice de 800wrms a 2 ohms e 400wrms 4ohms. Tenho a possibilidade de pegar um sub bobina dupla JBL GTO 1514D de 350 wrms 4+4 ohms.Se eu ligar o sub em paralelo, a impedância seria de 2 ohms e pegaria a potência do módulo de 800 wrms. Essa ligação é muito arriscada? E se eu ligar apenas uma bobina a 4 ohms, terei algum problema no sub, por estar utilizando apenas uma bobina? Obrigado

    • Olá Denis!

      Desculpe mesmo pela demora na resposta!
      Ligar as 2 bobinas no seu caso é algo que eu não recomendo mesmo porque há grande risco de sobrecarga no sub.
      Mesmo ligando apenas uma bobina (em 4 ohms) ainda assim sugiro cuidado pois a potência do módulo estaria superando a potência máxima contínua/nominal do sub.

      Quanto a ligar apenas 1 bobina não precisa ter receio algum (em perder potência, como muitos imaginam!), exceto que no seu caso, como falei em cima, o módulo estaria mandando potência superior a do sub. Este deve ser o cuidado. Bobina dupla existe exatamente para vc ter a flexibilidade de ligar, ou apenas 1, ou 2 em paralelo, ou 2 em série. É pra se adequar ao seu projeto de som.

      Abraços e boa sorte!
      HelioMiyata – somparacarros.net

Leave a reply

Você pode usar as seguintes tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>