Qual módulo você recomenda?

Report
Pergunta

Porque você deseja denunciar esta pergunta?

Report
Cancel
Ajude, Compartilhe :)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Pergunta feita pelo Guilherme,

Olá, estou com a seguinte duvida:

Quero montar um som no porta malas de um corsa sedam e imaginei a seguinte combinaçao:

1 Alto Falante 12 Sub Platoon 5000 500Wrms Tomahawk, o mesmo é bobina dupla e vem em duas versoes 2×2 ou 2x4ohms.

2 Alto Falantes 6 Soft 1500 150Wrms Woofer Tomahawk, tem em duas versoes 4 ou 8 ohms.

2 Super Tweeter Selenium St400 Trio 150wrms – Profissional 08 ohms.

Lembrando que não tenho estes equipamentos pois quero que case tudo com o devido módulo. Imaginei ligar o sub em um modulo mono (aceito indicaçao).

Agora a dúvida, não encontrei um modulo que casasse com os dois falantes de 6 e os dois tweeters, um em cada saida, oque vc me sugere? Desde já agradeço a atenção e conto com sua opinião.

Achou útil? Curta, marque +1 :)
em aberto 0
1 Resposta 462 views 0

Sobre o Autor

Desejo fazer deste site/blog uma grande comunidade com informações ricas e muito úteis para os amantes de som, sobretudo de qualidade.

Resposta ( 1 )

  1. Please briefly explain why you feel this answer should be reported .

    Report
    Cancel

    Olá Guilherme!

    Vejo que existem basicamente 3 possibilidades para o seu caso.

    1. Um módulo 4 canais, deixando 2 em bridged para o sub.
    2. Um módulo mono para o sub + um stereo (2 canais) para os woofers e tweeters.
    3. Um módulo mono + um 4 canais.
    (lembre-se que estes módulos “monos” podem ser stereo em bridged também, mas o conceito continua o mesmo)

    No caso 1, você teria de formar pares de 1 woofer (de 8ohms) + 1 tweeter em paralelo (que seria alimentado por 1 canal do módulo) e esse conjunto ficaria assim: 300Wrms 4ohms. Como o sub aceita até 500Wrms (menos que os conjuntos de woofers e tweeters – 600Wrms) o valor da potência do sub é o que deveria ser levado mais em conta. Assim, um módulo 4 x 250Wrms ou próximo disso ficaria bom. Neste caso, ele iria suprir o sub com 500Wrms (bridged) e os conjuntos com 250Wrms. Observe ainda que o módulo deve render 250Wrms em cada canal quando ligado a 4ohms e (geralmente) 500Wrms em bridged a 4ohms ou 8ohms dependendo do sub. Mas como é difícil conseguir módulo nessa configuração talvez as outras opções sejam mais interessantes.

    No caso 2, você pode escolher um módulo específico para o sub. Sabendo que você tem opções entre 1 a 8 ohms, dependendo do sub que escolher e da ligação que fizer, basta escolher um módulo que renda aproximadamente 500Wrms nessas impedâncias acima. Mas para melhor aproveitamento e eficiência, recomendo um que aceite impedâncias mais baixas.

    O segundo módulo stereo teria de ser um que renda aproximadamente 300Wrms a 4ohms, pois esta seria a configuração de cada conjunto como citado no caso 1.

    No caso 3, vale a mesma idéia para o sub. A diferença é que com um módulo 4 canais você pode ajustar de forma mais fina cada canal. Como quase não existe módulos para 8ohms (é mais usado para som profissional ou doméstico) recomendo que seja um 4 x 150Wrms a 4ohms. Então você optaria por um par de woofers 4ohms e os tweeters poderiam ser de 8ohms mesmo. O rendimento claro que vai cair (no agudo) mas acho sempre bom “manerar” neles pois é onde o som costuma distorcer mais, assim seria mais para dar um equilíbrio no conjunto como um todo.

    Caso tenha dúvidas ainda, por favor leia estes artigos que são muito pertinentes e podem te esclarecer bem.

    http://somparacarros.net/subwoofer-2/
    http://somparacarros.net/alto-falante/
    http://somparacarros.net/modulo-de-som-conheca-e-entenda/

    Abraços e boa sorte!

    HelioMiyata – somparacarros.net

    *Dedico boa parte do meu tempo para ajudar outras pessoas. Se isto te ajudou ou acha que ajudaria outras pessoas, por favor Recomende, Compartilhe! Obrigado 🙂

Ajude com uma resposta :)

Você pode usar as seguintes tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>