Som de Qualidade – Dicas de como montar um Reviewed by Momizat on . A montagem de um Som Automotivo de Qualidade pode ser um pouco mais complexa do que parece à primeira vista, dependendo do nível dessa qualidade que você deseja A montagem de um Som Automotivo de Qualidade pode ser um pouco mais complexa do que parece à primeira vista, dependendo do nível dessa qualidade que você deseja Rating: 0
Você está aqui:Home » Destaque » Som de Qualidade – Dicas de como montar um

Som de Qualidade – Dicas de como montar um

A montagem de um Som Automotivo de Qualidade pode ser um pouco mais complexa do que parece à primeira vista, dependendo do nível dessa qualidade que você deseja, claro. Os especialistas no assunto afirmam que um bom som automotivo é aquele que dá a sensação de um “show ao vivo”. Para alcançar este efeito, muitos recorrem ao excesso de potência, deixando em segundo plano a acústica, a equalização, correção do tempo, a pureza do som entre outros aspectos importantes. Este é, certamente, um dos maiores erros ou enganos cometidos por quem tem pouca experiência ou conhecimento no assunto.

Então, como eu monto um Som de Qualidade?

som de qualidadeUm Som de Qualidade deve levar em consideração algumas etapas como segue. A primeira delas é o tratamento acústico do veículo, para evitar a perda de ondas sonoras. O tratamento é feito com materiais como vidro duplo, espumas e mantas, assim como em um estúdio de gravação. Estes materiais são aplicados principalmente em portas, porta-malas e teto.

Em segundo lugar, algo que é de suma importância, obviamente é saber escolher um bom conjunto de som, que inclui o Head Unit (CD ou DVD player por ex.) e os Modulos. Um som de qualidade é, além de outras características, aquele que não distorce em altos volumes, ou em outras palavras, aquele que consegue manter o nível de qualidade (comumente em baixos volumes) também em volumes altos, algo que equipamentos baratos ou de qualidade mediana não consegue fazer. Se o dispositivo (Head Unit ou Processador) permitir ajustar o tempo da música, para que o som emitido pelas caixas chegue ao mesmo tempo a determinado ponto melhor ainda.

E finalmente para completar, está em escolher um bom kit de “reprodutores sonoros” que chamamos de Alto Falantes. Os melhores reprodutores são aqueles que respondem bem, sem distorções determinadas faixas de frequências, portanto, os melhores são os Kits Componentes formados normalmente por um Woofer (mid-range/mid-bass), um Tweeter e um Crossover/divisor de frequência. Isto garante que cada Alto Falante responda fielmente à cada faixa de frequência correspondente.

A parte grave do som deve ser “delegado” a um Subwoofer. Normalmente o som grave é onde há menos distorção desde que o Sub atenda prontamente à potência e à frequência correta enviada pelo modulo (normalmente mono). É por isso que é importante também o “casamento” das potências, para não faltar e ficar “xoxo” ou sobrar e distorcer, ou na pior das hipóteses, queimar. Embora um sub grande ocupe muito espaço, é bom lembrar que a qualidade e potência (spl) é diretamente proporcional ao seu tamanho (diâmetro). Portanto, se o espaço permitir, considere instalar um sub maior para que você possa ouvir um som no volume médio (digamos, não precisar deixar no máximo) e ainda assim conseguir gerar um SPL alto com som (grave) puro e consistente. Mas entenda que o tamanho do Sub por si só não é tudo, é apenas um dos detalhes de tantos outros que definem, no final, a sua qualidade, consistência e potência sonora.

A Instalação (montagem em si) e o Preço

Se você ainda não tem muita experiência com som automotivo, o mais recomendável é que a montagem ou instalação seja feita por um profissional, e diga-se, Bem Qualificado. Mas se você já tem um bom conhecimento e quer deixar o som exatamente do seu jeito e bem customizado, é possível fazer por conta própria também, já que isto não é um processo tão complicado, mas sim um trabalho que de certa forma envolve uma boa dose de “arte”, capricho e muito cuidado, seja no acabamento ou nas conexões.

O preço para tudo isso também varia bastante. De acordo com os especialistas no assunto, cerca de R$ 5 mil são suficientes para montar um ótimo som. Contudo, por experiência própria, penso que dá pra fazer um som muito bacana por muito menos optando pelo tratamento acústico apenas das portas frontais por ex. e sabendo escolher bem os equipamentos, com ótimos custos-benefícios. Vale sempre levar em conta uma boa dose de bom senso, como em tudo!

Espero que eu tenha conseguido ajudar ou pelo menos clarear um pouco a idéia de você que deseja montar um som de qualidade. Mas tendo dúvidas, poste comentários abaixo ou entre no menu “Faça sua Pergunta”. O que eu puder responder, farei com muito prazer!

Gostou do artigo? Curta e Compartilhe nas redes sociais! Com essa Atitude simples você pode Ajudar alguém! Obrigado!

Está logado no Facebook? Aproveite e diga-nos o que achou deste artigo, comente!

Se possível, deixe marcado a opção "Publicar no facebook".
Se preferir, use o Formulário Próprio localizado mais abaixo.

comentários (6)

  • saulo

    Muito bacana! gostei das dicas

    Responder
  • Mario Pinheiro

    Pesquisando descobri que a fórmula que determina se instalo um sub em caixa dutada ou selada é: fs÷qts= ebp. Se o valor ebp for menor que 50 usar caixa selada, se for maior que 50 usar caixa dutada. Mas como encontrar esse valor qts?

    Responder
  • HelioMiyata

    Olá Mario!

    Essa é uma questão muito técnica e sinceramente não sei responder. Se tivesse mais tempo gostaria de “fuçar” mais na net para poder responder mas hoje o tempo é coisa súper complicado pra mim.

    O que gostaria de dizer é que normalmente os próprios fabricantes já fazem suas recomendações, tais como “este sub é otimizado para caixas seladas” ou mostram projetos de caixas para “seladas” e “dutadas”. São as informações mais confiáveis que creio existir, afinal são dados do próprio fabricante (quem entende mais sobre os seus produtos fabricados) e feito por técnicos bem qualificados (pelo menos isso é o que se pode imaginar).

    Além disso, a qualidade do som é algo muito subjutivo portanto não é uma matemática exata, às vezes os testes e bom senso podem trazer resultados surpreendentes!

    Aconselho a postar esta dúvida em http://somparacarros.respondam.me pois lá creio que as chances de terem melhores respostas são maiores.

    Abraços e boa sorte!

    Responder
  • Marcos

    Tenho um par de alto falantes 6×9 xion 450w 225 RMS’ um par de alto falante 6 pol de 70 RMS, para as portas e um DVD multileiser rock com 4 saídas de 45 w sem saída para sub, oq mais falta para um som de qualide, com grave. Qual amplificador e caixa para o porta malas? Obrigado!

    Responder
    • HelioMiyata

      Olá Marcos!

      Agradeço pelo seu comentário, mas por se tratar de uma pergunta eu re-postei lá na nova “plataforma” de perguntas e respostas do somparacarros.net, assim podemos manter o foco dos dois sites, melhorar a organização das perguntas e possibilitar respostas melhores e mais rápidas.

      Para ver, acesse: http://somparacarros.respondam.me/question/dicas-para-montar-um-som-de-qualidade

      Entrando lá, aproveite para já fazer o seu cadastro para futuras outras dúvidas e ajudar os outros com seus comentários/respostas.

      Ah, assim que puder postarei a minha resposta/opinião também (desculpe mas meu tempo realmente está corrido)!

      Abraços e boa sorte!

      somparacarros.net

      Responder

Deixe um comentário

© 2014 somparacarros.net - Todos os Direitos Reservados

Voltar para o topo