Cadastre-se!

Login

Senha perdida

Perdeu a sua senha? Tudo bem, acontece! Informe o seu e-mail e clique em "Reset" que você receberá instruções para criar uma nova senha.

Login

Cadastre-se!

Junte-se a esta comunidade! Cadastre-se e comece a participar, perguntando, respondendo, ajudando e sendo ajudado!

Subwoofer – O que é e como ele Transforma o seu Som Automotivo -Parte1

Ajude, Compartilhe :)
  • 16
  •  
  •  
  •  
  •  

Se você gosta de um Som bem legal, aprecia os Graves, aquele Som “encorpado” ou pesado, enfim, um som Completo (em toda a extensão da Frequência) um item fundamental é o Subwoofer.

Se você deseja saber mais sobre Alto Falante, veja este artigo.

O que é Subwoofer e porquê ele é tão Importante?

Subwoofer Pioneer

Subwoofer na verdade é também Alto Falante, mas “especialista” em reproduzir sons de baixa frequência, ou seja, os sons Graves, que geralmente dão mais pêso e reforço. Sem ele, muita faixa do som (entende-se por faixa da Frequência do Som) fica oculta, isto é, você simplesmente não ouve. Um bom “masterizador” de som/audio (creio que a maioria, evidente) equaliza o som para que ele fique bem equilibrado em todas as faixas (a menos que ele queira dar peso maior numa faixa do que na outra), mas todo esse trabalho fica perdido se o ouvinte não possui “recursos ou tecnologias” suficientes ou apropriados para isso. Agora é fácil entender o papel de um Sub e da sua Importância não é mesmo?

Eu também “sobrevivi” muito tempo sem um deles, e pensava que era só para aqueles que adoram som muito alto, mas a função não está só em potencializar, mas também em elevar em muito a Qualidade pois com ele você pode ouvir detalhes de um som que normalmente sem ele você não ouviria. Portanto, se você ainda não tem, recomendo fortemente a adquirir um em breve e incorporar ao seu som porque tenho certeza que valerá o investimento.

E como Escolher um Subwoofer?

Como características principais de um Sub, podemos citar o Tamanho (Diâmetro e Profundidade), Potência, Diâmetro do Ímã e da Bobina, quantidade de Bobina, Impedância, Resposta de Frequência, Sensibilidade/Eficiência ou SPL, Excursão Máxima e tecnologia de construção.

Agora vamos aos detalhes de cada item. Mas antes gostaria de deixar claro que muitas considerações são teóricas e nem sempre são traduzidos 100% na prática, até porque os Alto Falantes, especialmente os Subwoofers variam demais sua resposta (reprodução) de acordo com o “alojamento” dele, isto é, a Caixa ou qualquer outro compartimento como porta-mala ou espaços vazios de um carro – no caso dos falantes, geralmente a própria porta se torna a caixa dela – e também não menos importante, o tipo, o diâmetro e a extensão do Duto ou qualquer respiro que essa caixa possuir.

Diâmetro e Profundidade. Considero um diâmetro bom os de 10″ e 12″ porque oferecem melhores custos-benefícios considerando preço, capacidade (potência e reprodução de sub-graves) e tamanho (espaço que ele ocupa). Mas existem desde 6″ (muito raro mas há pelo menos um fabricante renomado que faz um sub nessa medida) até 18″ ou mais. Para encontrar um Sub que seja ideal para você (neste quesito, o tamanho), leve sempre em conta fatores como espaço que você (o seu carro) possui ou quer destinar a ele (os maiores são melhores com certeza mas devido ao espaço ocupado pode acabar sendo um tormento) e onde você pretende instalar (no tampão ou caixa separada) – e para um funcionamento perfeito, claro que você deve considerar também o volume e o formato/estrutura da caixa recomendada. Vale lembrar também, só complementando, que apesar de você poder fazer a sua caixa da forma preferida, certos Subs são mais recomendados em caixas seladas, enquanto outros em caixas dutadas.

Potência. Considere sempre aquela especificada em Wrms pois é a potência Real, de “trabalho” constante. Outras medidas podem ser apenas de Pico e não representa a potência de uso contínuo. Para começar, um de 200Wrms a 300Wrms já está ótimo, em termos de qualidade não vai ficar devendo nada. Mas é claro, se você gosta mesmo de muita potência, parta para um maior. Sobre o “casamento” das potências com o Modulo, os melhores fabricantes recomendam que a potência do Sub seja entre 100% e 333% da potência do Modulo, sendo o ideal de 125%. Ex. se o Modulo é de 100Wrms, é recomendado que use um Sub entre 100Wrms e 333Wrms, sendo o ideal, de 125Wrms. Nunca é recomendado usar um que tenha potência inferior, podendo levar ao superaquecimento e em caso extremo à queima.

Entenda que potência nem sempre é sinônimo de som alto (na verdade quem determina isso é mais o SPL) e sim da capacidade que tem de suportar a corrente elétrica (e por consequência a potência) e isso logicamente está diretamente relacionada à capacidade da bobina em suportar altas temperaturas e da eficácia do resfriamento da mesma. Assim, se reparar, grandes fabricantes especificam esses valores em “potência suportada” que traduz melhor o sentido dessa especificação.

Diâmetro do Ímã e da Bobina. Essas são medidas que nem sempre se traduzem na prática, mas pelo menos teoricamente, quanto maior for o diâmetro do ímã (e seu peso, na verdade o tamanho dele) e da bobina maior é a eficiência ou capacidade de gerar potência sonora (SPL). Assim, exceto para os mais aficionados, são fatores que nem precisa levar tanto em conta já que os próprios fabricantes mensuram para melhor rendimento do sub (custo-benefício).

Na Segunda parte, vamos ver as demais características relevantes de um Subwoofer.

Tem Dúvidas? Faça perguntas!

Gostou do artigo? Curta e Compartilhe nas redes sociais! Com essa Atitude simples você pode Ajudar alguém! Obrigado!

Achou útil? Curta, marque +1 :)

Sobre o Autor

Desejo fazer deste site/blog uma grande comunidade com informações ricas e muito úteis para os amantes de som, sobretudo de qualidade.

Comments ( 5 )

  1. […] o artigo sobre Subwoofer também! Um bom Alto Falante de grave pode transformar completamente o seu […]

  2. […] Se você não leu a Primeira parte, recomendo que leia aqui. […]

  3. […] Quer aprender a escolher o Subwoofer ideal para o seu Som, leia este artigo. […]

  4. Artigo bastante esclarecedor!

  5. […] Se quiser, veja aqui um artigo específico sobre as diferenças entre Alto Falantes para carro quanto às suas características e como escolher o melhor para você. Outro artigo que pode ser interessante é sobre o Subwoofer – como ele transforma o som do seu carro. […]

Leave a reply

Você pode usar as seguintes tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>